A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi

Resenhas - A Pintora de Henna

eduarda2470 08/12/2023

A pintora de henna
Confesso que no início fiquei com preguiça de ler, tinha que procurar significado de palavras no glossário, mas claro isso é nossa preguiça de conhecer e explorar novas culturas! Eu amei o livro e a história!

Francine15 06/12/2023

Maravilhoso!!!
Este livro é poético, cruel, lindo e duro. Acompanhar a trajetória de Lakshmi todas as suas dores e escolhas, é comovente. O quanto que uma escolha pessoal ressoa na vida das pessoas ao redor, me fez refletir. Conhecer um pouco mais da cultura Indiana é encantador. Ele foi favoritado com sucesso ?? e me deixou com vontade de continuar essa linda trilogia.

Niara 04/12/2023

Escrita leve com temáticas intensas e muitas camadas.
História muito bonita sobre família, liberdade e independência feminina numa sociedade tão pesada.

Natalia 04/12/2023

Que livro.
Nem tenho palavras para dizer o quanto eu amei esse livro. A trajetória da Laksmi, a irmã irritante e o que é o Malik, amei tanto esse garoto. Recomendo esse livro de olhos fechados.

Vitória L 22/11/2023

Primeiramente, gostaria de comentar o quanto foi revigorante ler uma história que não passa nos EUA. Sério já está muito maçante o negócio de Dólar, Empire State, estátua da liberdade e os caramba tudo.
Admito que parte disso é minha culpa por não diversificar mais minhas leituras. Então se vc estiver lendo isso, por favor me recomende o primeiro livro que lhe venha a mente quando o assunto é história fora dos países de "sempre".
*****
Bom, sobre o livro em si, foi uma leitura muito gostosa pq era super interessante acompanhar os costumes de um país que pouco conheço. Adorei ver as tradições, rituais, comidas que pareciam deliciosas (porém pelos vídeos da Internet a comida de rua da Índia parece uma rave de bactérias). Achei o final super conveniente e "fácil" por isso a nota não foi 5 estrelas.
Bombonatto 22/11/2023minha estante
Leia n
Leia "Nossa parte da noite", é ambientado nas fronteiras do Brasil com a argentina senão me engano e foi um dos primeiros livros fora dos EUA que eu li ?

Maritania.Dalposso 22/11/2023minha estante
Eu te recomendo "A Sombra do Vento", ambientado em Barcelona, 1945. É uma leitura maravilhosa!

Manu 08/12/2023minha estante
mulher se ainda não leu, leia os livros do Zafón. São impecáveis, a sombra do vento se passa na antiga Barcelona, é uma aula de como aproveitar a cidade kkkkk

Maria 21/11/2023

Envolvente e bem escrito!!
Não sei nem por onde começar a falar desse livro, porque gostei de muitos aspectos sobre ele. Não quero dar spoilers, então vou falar de forma sucinta. O livro é rico em detalhes e transporta você pra dentro da cena. Em muitos momentos eu me senti dentro da história, como uma mosquinha ali no cantinho. A forma que a autora aborda a cultura é muito interessante e não parece ser algo vazio (ao meu ver). Os personagens são muito interessantes, mas confesso que esperava mais desenvolvimento dos personagens do meio pro fim. No mais, achei muito bom :)

Jojo 21/11/2023

Prometeu NADA e entregou TUDO
Juro que comprei esse livro na bienal porque ele tava bem baratinho e tals, e também pela estética indiana porque eu amo essa cultura de época oriental hihihi

Mas definitivamente foi um livro que me deixou chocado do início ao fim, acompanhando a trajetória de Lakshmi junto com sua irmã Radha e vendo exatamente como as duas sofriam em mais de uma camada da vida. Acompanhamos Lakshmi, que fugiu de sua família e decidiu abandonar um marido insuportável para fazer a sua vida como uma pintora de Henna da alta classe, mas mesmo escondendo o seu passado ela ainda não é tratada como uma brâmane de sua classe por tocar nos pés de suas senhoras e também por estar longe de ter as mesmas riquezas que elas. Já de cara tem um ponto bem importante que percorre pelo livro, Lakshmi tem que trabalhar duro e dar tudo de si para poder conquistar o seu sonho de ter sua casa própria e se livrar do seu marido que ainda a persegue, tudo isso enquanto fica de cabeça baixa para as suas clientes e reconhece o seu lugar submissa a elas, parte do plot esse que foca bastante em cenas revoltantes que Lakshmi simplesmente não tem "poder" próprio e deve recorrer às outras pessoas influentes para conseguir o que precisa. A diferença das classes é assunto gritante ao percorrer do livro.

E quando as coisas parecem que começaram a melhorar, pioram de vez com a chegada da irmã dela Radha, cuja existência ela nem sabia desde que deixou seu antigo vilarejo a muito tempo. Radha é uma criança que já vem "injustiçada" por assim dizer, no começo do livro vemos que ela é tratada como a "Menina do Mau Agouro", já que sua irmã deixou a sua casa e largou seu marido e logo depois ambos seus pais haviam falecido. Então assim como Lakshmi de certa forma, ela também estava a margem da sociedade e cabe a sua irmã, agora como cuidadora responsável, a levar ela para atender as suas clientes durante a sua rotina e educa-la para inseri-la no novo mundo. Eventualmente, percebemos que a exigência e restrições de Lakshmi junto ao sua dedicação incansável ao seu trabalho, fazem com que ela acabe negligenciando o carinho que Radha também precisava.

É um livro complicado, pois ele é bem extenso então a minha opinião é que você leia ele com calma e com cuidado (também pode tratar de assuntos sérios para algumas pessoas mas nada de gatilhos pesados) mesmo que você se pergunte porque está tendo que ler sobre a sociedade indiana da época, a divisao de clases e o pós independência dos ingleses, eu recomendo que você leia porque ele é um livro que cobre muitos elementos sociais e são justamente eles que dão o gosto para a história. É um livro sensível, pois conforme a trama vai evoluindo ele chega de fato a mexer com as suas emoções, além de, como dito anteriormente, abordar e criticar muitos assuntos sociais aleatórios mas que conseguem se juntar de uma maneira tão harmoniosa que trazem o drama necessário para a história.

Novamente, uma OBRA PRIMA, sem palavra pra isso aqui.

An.gel 17/11/2023

Uma viagem pela cultura indiana
Um livro difícil de ler, não por ser ruim, mas por trazer temas sensíveis, cenas de partir o coração.
Uma história sofrida de superação, de recomeço, de abandono, de negligência... um drama familiar fortíssimo, com mulheres igualmente fortes.
Gostei bastante da leitura

Justbii 15/11/2023

A Pintora de Henna foi uma grande surpresa pra mim, além de ser uma mudança de cultura de só ler livros ambientados naquele classico EUA e Inglaterra, o que eu realmente estava necessitada, a experiência de leitura foi melhor do que eu esperava, uma história fluída, muito boa de ser lida com um enredo que não deixou pontas soltas e que entregou tudo o que propôs. Em alguns momentos a Lakshmi me estressou, e em outros tantos a Radha fez isso também muito bem, mas o final foi como deveria ser.
Para quem se interessa na cultura indiana e quer conhecer um pouco mais, é uma ótima maneira de começar.

Samantha 06/11/2023

Leitura fácil
Leitura fácil e fluida, mesmo com palavras e frases no idioma local. Choque cultural se imaginar na história.

Patriccia12 05/11/2023

Índia, Jaipur, decada de 50, pós independencia. Uma moça, junto com a India, buscando sua independencia, sua liberdade. Mas, a realidade é bastante dura, mais facil se libertar de um pais que dos valores de sua cultura que separa o povo em castas, distinguindos socialmente, não há mistura... Nesse cenario, a protagonista luta para conquistar seu espaço. Mas, os deuses tinham outros planos. Surge um um ex marido, uma irmã, traições, mentiras... e o entendimento que sempre é tempo de começar.
Livro escrito com varias expressões indiana, confeço que ler no kindle facilitou bastante porque num click ia para a tradução e no outro voltava para o texto, o que me deixou mais próxima da cultura dele e a compreensão simbolica que eles atribuem a varios gestos e ritos do dia a dia.
Livro muito bom, dificil nao se envolver emocionalmente com Laksmi, Radha e Malik, kanta, as Marani.

Bruna.Caroline 01/11/2023

Maravilhoso
Que história linda!!! A leitura flui maravilhosamente e as reviravoltas vão nos prendendo, sem contar no grande aprendizado sobre a história da Índia! Leiam!

MVAM 01/11/2023

Com certeza não é o estilo de livro que eu estou acostumada a ler, mas me prendeu do início ao fim. Me surpreendi bastante com o enredo, posso dizer com certeza que é um livro que eu recomendo para aqueles que gostam de um gênero com crítica social.