O guia para não namorar de Josh e Hazel

Christina Lauren

Resenhas - O guia para ̶n̶ã̶o̶ namorar de Josh e Hazel

Josy 15/11/2022

Apaixonada por Josh e Hazel
Tenho ressalvas em relação a livros escritos em dupla, para mim, invariavelmente um dos autores (as) ou coloca um momento anticlimático ou o livro perde a coesão em alguns pontos; e aqui não foi diferente: o romance é incrível e aconchegante, mas em cerca de 80% acontece uma quebra grande de ritmo e dois plots desnecessários pra construção dos personagens, ou no mínimo, mal utilizados, com pressa.

Mas também há pontos ótimos: O guia para não se apaixonar de Josh e Hazel, excluindo essas quebras de expectativa, é ótimo, envolvente, a Hazel é aquela manic pixie girl no bom sentido, doidinha, excêntrica mas com um ótimo coração; O Josh é o cara sério, calmo e gentil e mesmo sendo tão diferentes em tudo, é muito bonita a maneira como a amizade deles vai se transformando até se tornar insuportável pensar neles separados, realmente feitos um pro outro.

Detalhes adicionais também são interessantes: a cultura coreana da família do Josh e da Emily, o casamento da Emily e do Dave, a relação da Hazel com a mãe, que rendeu um dos momentos mais bonitos do livro, que é a conversa das duas sobre autenticidade e os encontros duplos às cegas: parece facilmente o roteiro de uma comédia romântica e é fácil imaginar a adaptação, seria uma gracinha.

Então, apesar de eu achar o final corrido e os dois últimos plots desnecessários e destoantes, é uma história realmente gostosa. Passa a vibe daquela tarde chuvosa com um chocolate quente: doce e confortável, ótimo pra quando tudo que a gente precisa é ler um romance levinho e sem traumas.
Alex 17/11/2022minha estante
Interessante. Acho que nunca li nada escrito em dupla.

Josy 17/11/2022minha estante
Então, você falou que tava com planos de ler King, te faço uma indicação: Talismã, do Stephen King com o Peter Straub, é mais aventura e menos terror propriamente dito, mas é uma história bem interessante

Alex 17/11/2022minha estante
Vou procurar. Fiquei curioso com esse negócio de escrever em dupla. Obrigado pela indicação.

Luana1316 02/06/2023

Fofura e safadeza na dose certa
Esse livro é tão safafofo! ??? Amei o enredo e os personagens, uma mistura de fofura ? com safadeza ? e o final é de deixar o coração quentinho. ? Hazel é autêntica e Josh um sonho! A leitura é leve e divertida. O amor nasce na convivência, nos detalhes do dia a dia. ???
apocalice 02/06/2023minha estante
Eu amo esse livro, o melhor dessas autoras!

Luana1316 02/06/2023minha estante
Foi meu primeiro contato com elas e já amo! ??

Larissa4372 22/03/2022

?Ser eu mesma é o bastante. Eu sou o bastante.?
Eu realmente amei muito essa história e vou com certeza ler novamente quando a saudade bater): Não dava nada, confesso que achei o final meio corrido, mas sério virei tão cadelinha deles dois que é impossível pra mim dizer que fiquei triste com alguma coisa que decorreu nesse livro kkkk

Sei que o foco não foi totalmente esse, mas sério, eu poderia ler uma história todinha da Hazel, desde ela criança até agora!! Amei muito essa mulher, eu amei mesmo!!! Ter deixado a essência dela do jeitinho que foi desde o início foi um dos maiores acertos da autora, muitas pessoas querem ver um baita desenvolvimento dos personagens mas eu achei lindo que a Hazel na história já era desenvolvida desde o começo, ela não precisava de ninguém pra ser quem ela sempre foi e o Josh foi aquela pessoa que chegou, não pra ser a ?outra metade? mas pra acrescentar!! Meu sonho, ter o que eles têm e ter só um terço da autenticidade da Hazel!!

?Aprendi algo muito importante naquele dia: minha mãe jamais tentaria mudar por causa de um homem, e eu também não o faria.?
Rafs 16/04/2022minha estante
vc me deu vontade de ler agr amg

Larissa4372 21/06/2022minha estante
leeeia!! sério é muito bom

dalencarbabi 17/03/2022

Tava tudo perfeito, até não estar mais!!
As notas de livros do Skoob se aproximam muito da realidade quanto à qualidade da história daquela obra, sob a perspectiva dos leitores, e mais uma vez eu não entendi por que um livro que parecia tão bom estava com uma nota tão baixa? até que tudo fez sentido.

Nos primeiros capítulos Josh e Hazel entregam tudo que um casal contemporâneo precisa entregar, foi uma delícia, a cada página eu montava os detalhes da resenha na minha cabeça, não imaginando dar menos que 5 estrelas para a obra, principalmente depois de ter saído de uma série de romances ruins, casais ruins, esse parecia ser minha salvação.

Só parecia mesmo!

Eu quero acreditar que metade do livro foi escrito por uma autora (considerando que a obra foi produzida à duas mãos) e dos 65% em diante foi a gêmea maléfica que assumiu. Isso porque tudo ia às mil maravilhas até os malditos plots.

Não precisava enfiar um ex t0x1c0 ali, só o fato de ela não ter tanta confiança neles como um casal já preenchia bem esse drama no ponto alto, nada muito louco para não pesar.

Quando pensei que não poderia piorar, LÁ VEIO ELE, O ODIADO PLOT DE GRAVIDEZ. Juro para vocês, odeio tanto esse plot, mas tanto, que fiquei considerando furar meus próprios olhos, jogar fora meu Kindle, sei lá, algum ato de loucura. Esse livro testou os limites da minha sanidade.

É triste porque no começo tava tudo tão bom, tão leve, com muita química, as cenas quentes bem escritas, o jeito atrapalhado da Hazel era a coisa mais fofa do mundo e, mesmo com todo lixo acontecendo o Josh ganhou meu coração, só que infelizmente não dá para defender.

O final é corrido, mal construído, mal escrito. E o epílogo dessarreda. Me devolve as horas que gastei lendo essa porcaria, por gentileza!
Rafa Salandini 18/03/2022minha estante
Não acredito ? eu estava com tanta expectativa pra esse

dalencarbabi 18/03/2022minha estante
Bicha, tu n entende o tamanho da frustração que foi essa leitura, juro! Tava tão gostoso de ler, parecia tão perfeito, eu tava me divertindo horrores, dps dos 60% não dá. Ele vai ladeira abaixo, são 2 plots super desnecessários, mal construídos, mal desenvolvidos. Fiquei mt chateada.

Mayara 15/02/2022

O livro é legalzinho.
Me conquistou pela personalidade excêntrica da Hazel. Ela é um diamante raro.
O que não pegou pra mim foi o plot final de gravidez, acho sempre tão preguiçoso, quando é jogado no final e sem desenvolvimento.
Ah e tbm me incomodei sobre como algumas coisas mudavam de cenário do nada, mas fora isso uma leitura fluida e legalzinha.
hully edson 21/02/2022minha estante
meu deus amada coloca alerta de spoiler pqp

Mayara 21/02/2022minha estante
Mulher eu tinha marcado o alerta spoiler, não deve ter ficado. Desculpaaaaa

Nely 01/01/2022

Uma história muito boa. Mesmo que tenha alguns clichês como o romance entre melhores amigos, o desenrolar da história e diferente é muito envolvente.
Bela 05/01/2022minha estante
como você leu? em inglês?

Beatriz 20/06/2023minha estante
Concordo com tudo

Julia 15/06/2022

Sabe aquela comédia romântica que deixa seu coração explodindo de felicidade? Aqui temos um exemplo perfeito!!
“Tem uma nuvem de caos ao meu redor, mas é como se ele nem ligasse. Ele não precisa que eu mude ou finja ser outra pessoa. Ele é muito importante na minha vida. Ele é meu melhor amigo”

O guia para (não) namorar de Josh e Hazel é um dos romances mais fofos, divertidos e apaixonantes que já li! Josh e Hazel se conhecem na faculdade, (detalhe: na ocasião ela estava bêbada e vomitou nos sapatos dele) e acabam se encontrando anos depois, tornando - se melhores amigos.
No começo é difícil para Josh se acostumar com o jeitinho maluco de Hazel, mas a amizade deles evolui de um jeito tão lindo, que a cumplicidade se torna algo evidente entre os dois, eles se completam, apesar de serem totalmente diferentes, se comunicam daquela forma que só melhores amigos fazem, é o que eu mais gostei no livro, a construção da relação de amizade deles!
Josh é superprotetor com a Hazel, e a defende do preconceito das outras pessoas por causa de seu jeito extravagante, e sério, eu me apaixonei por ele! A Hazel é um a fofaaa!! é professora primária e mora num apartamento com um papagaio, uma coelha, e uma cachorra, todos com nomes hilários kkk
Posso dizer que ao longo do livro nasce algo lindo entre eles, e que vale muito a pena acompanhar essa história fofa, que vai te deixar com um sorriso no rosto por muito tempo..

Altamente recomendado para fãs de comédias românticas com melhores amigos!!
P.S.: Acabei de ganhar um novo crush literário kkkk
E: O que foi aquele epílogo??? chorei.. casal maravilhoso!!
DANILÃO1505 12/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alexander 29/05/2022

A melhor parte do livro é: ele todo.
Gente, a protagonista começa o livro contando que é pobre e preguiçosa, tem como não se identificar?

O par romântico dela Josh (nome verdadeiro: Jamin Im, sim ele coreano yasmigos ?) é aquele amigo sério que não te julga nem sente vergonha por vocês ser doida, sabe?

Desde o momento que a Hazel conhece o Josh é mico atrás de mico, desde vomito em sapatos até ele pegar ela mandando ver com o colega de quarto dele na faculdade.

A verdadeira amizade só começa anos depois disso, e se desenvolve para uma romance daqueles me clichês entre amigos, a diferença é que a Christina torna cada momento do livro hilário.

Apesar da Hazel me irritar às vezes (ela é do tipo insistente que não respeita muito o espaço dos outros, e sinceramente fica meio inconveniente por causa disso) o josh consegue salvar o clima sempre, por isso a leitura foi bem leve e rendeu várias risadas.

O final é bem docinho e previsível, com o adicional de um plot twist meio desnecessário mas que deixou tudo mais, como posso dizer... doce, como um filme de sessão da tarde.
Daniele.Ricarte 29/05/2022minha estante
Eu amooo esse friends to lovers, tbm não gostei muito do plot twist, mas relevei por causa do epílogo que é extremamente fofo

andrimilly 10/10/2023

SHE IS SO CRAZY!!!! I LOVE HER
Vergonha alheia define esse livro, não tem um capítulo que não expresse o quanto a Hazel eh totalmente maluquinha e diferente das outras mulheres, pelo amor né? EM 2023??????

o casal tinha tudo pra ser bom, mas a forçação de barra estragou p mim, não liguei pro plot tão odiado presente aqui, sinceramente os dois podiam morrer q eu n ia ligar, livro chato.
lavinão 10/10/2023minha estante
KKKKKKKKK amei a resenha

Ali 30/07/2022minha estante
Eu também odeio esse tipo de plot, mas não me incomodou muito já que ela queria muito ser mãe.

Laura.Roberta 11/06/2022

Romance água com açúcar na medida certa. Uma comédia romântica que realmente me tirou risadas, então, só por isso, eu já recomendo. Os personagens são adoráveis e as dinâmicas foram fofíssimas. A narrativa com os dois pontos de vista me agradou bastante, fazendo um contraste muito divertido entre os dois personagens. A história é uma delícia e tão tranquila de ler que nem parece que o tempo tá passando. No começo estava meio receosa, porque não gosto muito de friends to lovers (apesar de ser praticamente tudo que eu tô lendo ultimamente), mas esse livro super compensou e me rendeu várias gargalhadas.
Ju.Nodame 13/06/2022minha estante
"não gosto muito de friends to lovers, apesar de ser tudo que tô lendo ultimamente"... Me descreveu kkkkkkk

Eloisa.Melo 13/02/2023

Um clichê super rápido de ler
Eu dei muitas risadas com essa história foi bem tranquilo de ler, também achei os personagens bem cativantes.
Lily53 13/02/2023minha estante
Mas pq 3 estrelas? O que tem de ruim?

isa... 20/07/2023

Nesse livro eu tenho basicamente as mesmas reclamações de "o amor e outras coisas", mts diálogos me deram vergonha alheia, a indecisão e falta de comunicação do Josh e da Hazel quase me matou e esse tipo de plot n funciona pra mim
Apesar disso esse livro me fez dar umas risadas e a leitura flui mt bem
Recomendo pra passar o tempo
isa... 20/07/2023minha estante
Esqueci de flr sobre a Hazel se rotular como inamorável e excêntrica dms
Isso me irritou em um nível, pq TODA SANTA HORA isso era citado

Funchalzok 21/02/2022

Pqp eu tô chorando
Agora são 2h da madrugada, eu tenho q acordar as 5h e mesmo assim eu tô lendo... eu nn sei nem oq dizer, eu tô chorando e é isso.

Josh e Hazel são absolutamente perfeitos. Esse livro tbm.
Apesar de nn ser meu tipo preferido (friends tô lovers, prefiro enimers) esse livro quebrou meu coração... Amo a escrita, já li vários outros livros das autoras e esse acho q é o meu preferido. Mesmo sendo uma fórmula meio batida (a mocinha é excêntrica apaixonada por animais e o mocinho sério q ama todas as excentricidades dela) a escrita, a construção dos personagens principaise secundários, tudo é extremamente sincronizado e ótimo. O final meio clichê ganhou meu coração e jogou as minhas expectativas de um relacionamento nas alturas, pq afinal tbm queremos alguém q ame todos os nossos detalhes, e o amor deles é tão... que dá vontade de guardar num pontinho e ficar vendo.
Os hots são perfeitos como sempre e eu realmente espero q eles tenham 17 filhos kakakkakakakak (brinks).
Praticamente todos os personagens secundários tbm são super fofos e ótimos, eu particularmente achei q foram bem construídos.
O desenvolvimento do casal foi bem lento e bem construído e enfim, perfeito.

"Eu acho que há algo sobre o cérebro de uma criança oito anos que ressoa comigo em um nível espiritual."

"Josh Bêbado Risonho é o meu favorito, mas Josh Bêbado Confiante é minha nova religião."
Pennywise 21/02/2022minha estante
eu tb tenho q acordar as 5 mds q depressão. sdd férias