Tetralogia A Amiga Genial

Tetralogia A Amiga Genial Elena Ferrante

Resenhas - Tetralogia Série Napolitana

AlineMMZ 07/05/2024

Terminei
Eu mesma não consigo acreditar. Terminei esta leitura que achei que não terminaria nunca.
Foi cansativo, quis desistir muitas vezes, encontrei alternativas para seguir, e tudo valeu a pena no final.
Achei as protagonistas chatíssimas, mas agora penso que é por serem demasiadamente humanas.
É uma leitura que incomoda em muitos sentidos, mas também é algo que você não consegue deixar para trás, esquecer. Se impõe, como a vida.
Talvez tenha exagerado na metáfora, talvez...
Bom, agora sim a vida segue com uma sensação de leveza por ter persistido e conseguido terminar essa leitura.
Vivam e leiam, um dia de cada vez, uma página de cada vez.

Martynelly0 09/04/2024

Série ?A amiga genial?
A série napolitana é uma tetralogia escrita pela autora italiana Elena Ferrante. A história se desenrola em Nápoles, Itália, abrangendo o período que vai da década de 1950 até os dias atuais, e acompanha a complexa e intensa amizade entre duas meninas, Elena Greco (a narradora) e Raffaella Cerullo, conhecida como Lila.

Os livros narram desde a infância até a vida adulta das duas amigas em um bairro pobre de Nápoles, explorando temas como amizade, maternidade, rivalidade, violência, família, amor, educação e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade italiana da época. Através das perspectivas de Elena, somos conduzidos pela trajetória das duas amigas, suas descobertas, ambições e desilusões, em meio a um contexto social marcado por mudanças políticas e culturais.

A escrita da autora é fascinante, pois, ao mesmo tempo que é marcada por uma construção textual muito precisa e bonita, mantém a fluidez da narrativa. As páginas avançam e o leitor sequer percebe. Além disso, é muito interessante ter uma narradora não confiável conduzindo o texto, já que a protagonista tem um péssimo julgamento sobre si mesma, o que desafia o leitor a questionar se o que ela relata é realmente preciso, ou se é influenciado por sua baixa estima.

A série oferece um retrato vívido da vida na Itália do pós-guerra e uma poderosa reflexão sobre as relações humanas, a identidade pessoal e os desafios de crescer em um ambiente adverso, e merece todo o sucesso de público e crítica alcançados.

Stella Paul 15/02/2024

Vale a pena demais
Extremamente feliz e comovida com essa história, apegada com os personagens, triste que acabou e feliz que fizeram uma série ?? recomendo muito!

Júlia 07/01/2024

EU AMO ESSA TETRALOGIA EU AMO ESSAS HISTORIA EU AMO ELENA FERRANTE. construiu meu caráter. queria morar na Italia

Amaranta1 02/01/2024

Elena Ferrante é maravilhosa em sua escrita! Ler a história de Lina e Lenu desde a infância até a velhice foi de tirar o fôlego! Embora a história tenha um recorte de tempo no passado, muitas questões são de fácil discussão nos dias atuais. A cumplicidade, a competição, o ciúme e o amor guiam as personagens durante toda a trama.

Isabela538 08/10/2023

A vida
Há alguns anos eu li os três primeiros livros da tetralogia e não li o último porque ainda não estava disponível no Brasil. Me vi bastante envolvida pela história e intrigada com a personagem Lila. Recentemente fiquei sabendo que a HBO lançou uma série baseada nos livros e lá fui eu assistir. Maratonei e assisti tudo em menos de uma semana. A série foi muito fiel aos livros (eu amei isso) e reacendeu o meu interesse pela história.
Como a série também parou na terceira temporada e faltou o quarto livro, resolvi ler "A história da menina perdida". Terminei agorinha e não sei dizer se gostei ou não. Refletir sobre a vida das duas amigas coincidiu com meu atual momento auto reflexivo. Venho pensando muito sobre a vida, sobre o envelhecer e o morrer, sobre as nossas escolhas ao longo do caminho, as possibilidades que são apresentadas, o sentido de fazer algo ou abster-se, a importância que atribuímos a cada elemento de nossa estrutura social corrente e as melhores formas de se aproveitar cada dia.
A história é cheia de altos e baixos, assim como a vida real, mas me senti triste pelo final das personagens, eu esperava mais. Lila sofreu muito ao longo da vida e tinha muito potencial.
Reparei muito na forma que Lenu retrata sua amiga. Aos seus olhos, Lina é a personificação da perfeição, do seu próprio ideal de inteligência. Por vezes isso a motiva a ser melhor, por vezes reforça a sua síndrome do impostor. Corre-se o risco de um viés muito pessoal, um exagero da parte de Lenu, motivado pela sua percepção, pelo encantamento e admiração por Lila, além da relação de amor/ ódio/ inveja boa e ruim entre elas.

Isabela-Bello 24/07/2023

Gostei, mas não amei
Quando procurei sobre A Amiga Genial, me deparei com o seguinte comentário: estou obcecada. Achei graça e fiquei curiosa para descobrir que obsessão era essa. E ficamos, de fato, obcecados pela história entre Lila e Lenu, esperando a cada virada de página uma descoberta preciosa sobre algo que não sabemos e ficamos aguardando a revelação. Esse foi meu sentimento durante a leitura. A escrita de Elena Ferrante é boa, envolvente, mas me cansei em diversas partes. Mantive a leitura na certeza de que algo importante seria revelado a qualquer momento. O final me decepcionou muito. Apesar da leitura fluida e prazerosa, não se tornou um dos meus livros preferidos, apesar de (agora eu) estar obcecada pelas amigas e pensando se tudo que foi descrito ali realmente aconteceu (tenho por mim que sim e por isso não sabemos quem a Elena Ferrante é e o final reforça pra mim a ideia de que a história não terminou de fato porque, por ser real, ainda está acontecendo, mas isso é só uma teoria que eu acredito). Eu recomendo a leitura desde que a pessoa esteja pronta para ler os quatro livros e, acredite, você vai ler bem rápido!

Beatriz 20/06/2023

Lindo
Leve e divertida, essa série é o que há de mais precioso em minha estante. Acompanhar essas amigas durante toda a vida é doloroso e ao mesmo tempo viciante, sinto por Lenu e Lina paixão é ciúme todo o tempo. As amo e as odeio em mesma medida, e acho que elas se amam e odeiam mutuamente na mesma medida, também. O que é isso? Essa relação de amizade tão curiosa e magnética?

day 04/02/2023

Perfeito !
Você é minha amiga genial,precisa se tornar a melhor de todos ,homens e mulheres .
Nos 4 livros
A amiga genial
História do novo sobrenome
História de quem foge e de quem fica
História da menina perdida
Nós acompanhamos a amizade de Helena Greco (lenucia) e Raffaella cerulo (lila)
Uma amizade que acompanhamos desde a infância até a velhice .
Muitas famílias de um bairro miserável em Nápoles , fazem parte da história, como os Carracci,Peluso,Cappuccio,Sarratore ? e outras .
Lenucia e lila são como irmãs , lenucia muito contida , preocupada sempre com os estudos , e lila muito impulsiva e criativa como ninguém .
Toda história é narrado por Helena , que se torna uma grande escritora e consegue vencer a miséria da infância .
Lila se torna uma mulher linda e que sempre consegue tudo que quer .
Muitas coisas acontecem ao longo de décadas de amizade , desentendimentos, perdão , desgraças é muito amor desmedido .
A escrita de Helena Ferrante não é fácil de absorver ? é dura,seca, incomoda , porém realista .
É o tipo de escrita que nos corta a carne .
Seguir a tetralogia, me fez a cada livro querer saber mais daquela história ?
E não me arrependo nem um minuto que passei lendo os 4 livros .
Helena Ferrante ? A maior escritora do nosso tempo .

Ana C 22/01/2023

História de uma amizade: dias quentes, congelantes e mornos.
A Série Napolitana é composta por quatro livros: A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de Quem Fica e História da Menina Perdida. É narrada por Elena Greco (Lenu) que conta a história de sua amizade com Rafaella Cerullo (Lila), desde a infância até a velhice.
O cenário é um bairro pobre e violento de Nápoles, Itália, no período pós Segunda Guerra e início da Guerra Fria. Os conflitos e as ideias do período marcam a história das personagens direta e indiretamente, sendo fatores importantes para o desenrolar do enredo.
Lenu e Lila têm uma amizade única e confusa desde o começo. Uma relação marcada pelas diferenças de personalidade, ambição, conflitos, brigas, separações, reconciliações, transições, mas, acima de tudo, doação de uma para a outra. Ouso dizer que a autora conseguiu retratar quase com perfeição os dilemas das amizades reais e duradouras, que atravessam as diferentes fases da vida.
A narração é muito intensa, profunda, visceral; é possível sentir realmente as personagens, compreendê-las, amá-las, odiá-las. As pessoas são reais, quase concretas, seus defeitos, pensamentos e relacionamentos são totalmente possíveis.
Além disso, o enredo todo conta a vida inteira das personagens, então é ótimo acompanhar o crescimento delas ao longo da série.
Foi uma jornada intensa acompanhar Lila e Lenu. Estou muito satisfeita e impressionada com a qualidade da escrita da Elena Ferrante. Recomendo para os amantes de histórias bem estruturadas, reais e que mexem com o interior. Os amantes de História também vão amar.

beatriz 20/01/2023

??
Eu amei o livro me senti absorvida pelo livro tem uma ótima escrita e foi bom ter acompanhado a história delas

Isabella1982 17/01/2023

Tetralogia Napolitana???
Estou lendo um outro livro da Ferrante, o que fez fervilhar a tetralogia em mim. A escrita dessa mulher é voraz e nos devora do começo ao fim. A tetralogia passa por todas as fases da vida das amigas Rafaella e Elena, elas se conhecem ainda na infância e desenvolvem uma relação de amizade. O relacionamento delas é cheio de idas e vindas, altos e baixos, e oscilações. Em alguns momentos a narrativa de Ferrante trás sensações incômodas, mas ao mesmo tempo tão humanas que nos aproxima ainda mais dos personagens e de nós mesmos.
A tetralogia me fez querer ler absolutamente tudo que essa mulher, misteriosa e instigante, escreveu.