Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares Zezito de Araújo

Resenhas - Quilombo dos Palmares: Negociações e Conflitos

ðð®ð® 07/04/2024

Quilombo Dos Palmares
Livro bom, prende muito, mas dei 4 estrelas pq n é o meu estilo de leitura, sabe? Ele é mais sobre conhecimento e eu prefiro ler livros de fantasia, romance etc. Porém, recomendo ?

Rafael1906 04/03/2024

Uma paixão pelo Quilombo.
Nesse livro, Zezito, que é acadêmico e militante assíduo nas demandas dos pobres, negros e pardos de Alagoas, nos narra apaixonadamente as vivências dos escravizados que fugiram para o Quilombo dos Palmares. O autor faz relevante reflexão acerca do modo de vida, trabalho, religiosidade e vida social de homens, mulheres e crianças negras, indígenas e brancos pobres. Também traz um apanhado histórico sobre as principais personagens na criação dos quilombos, a política que praticavam, as tantas guerras e invasões que faziam e sofreram.
É um texto cheio de historicidade, e como bem comparado, o Quilombo dos Palmares foi a Tróia Negra.

obcecada pelo harry 09/10/2023

Um livro extremamente rico.
Eu acho que se não fosse pelo programa ''ler mais Alagoas'' eu não iria chegar nesse livro tão cedo, o que é triste, porque as nossas obras nacionais e locais são quase sempre muito negligenciadas. Essa aqui em específico, na minha opinião merece ser conhecida e falada.
O autor é Zezito de Araújo, um Alagoano mestre em história pela UFAL e que realizou os estudos para tombamento da Serra da Barriga e foi muito importante para a identificação das comunidades Quilombolas Alagoanas. O texto cumpre o que se propõe a fazer, o autor consegue conversar com os jovens de ensino médio, seu público alvo, mas também com qualquer outra pessoa que tenha interesse no livro.
Aqui a gente lê uma história diferente, sobre o quão importantes os povos africanos foram para a formação do Estado de Alagoas e para a luta e liberdade dos povos escravizados, uma palavra para definir esse livro? Rico! O livro é rico em detalhes e nos conta como tudo aconteceu do lado dos povos africanos e seus descendentes na busca pela própria liberdade, mostra a coragem desses povos que em uma época de tanta opressão decidiram ir contra e lutar contra os colonizadores, preservando a própria cultura e princípios. A história também fala sobre importantes nomes, Zumbi dos Palmares, que segundo o próprio autor, foi uma voz dissonante, ele que não aceitou o tratado de paz entre a Coroa portuguesa e seu tio Ganga Zumba e resistiu até quase um ano depois da destruição dos Quilombos, se tornando um marco na história; Ganga Zumba, que foi excelente estadista e foi quem esteve mais tempo a frente dos destinos da sociedade palmarina e assinou importantes tratados de paz com a Coroa portuguesa; Aqualtune, conhecida como a fundadora do Quilombo dos Palmares, que foi um importante nome no matriarcado, que era uma característica dos mocambos, e que se tornou um espirito protetor e guia dos líderes quilombolas na luta pela liberdade; Dandara, que por muitos foi conhecida como companheira de Zumbi, que segundo Zezito de Araújo, incorporou e expressou o que foi ser mulher nos quase 100 anos de existencia do Quilombo dos Palmares.
Acho que ler esse livro foi uma experiencia necessária, como Alagoana eu estou simplesmente muito orgulhosa do autor pela sua grandiosidade e também do povo que participou da criação do meu Estado e fez a diferença mesmo naquela época, se eu pudesse agradece-los eu com certeza faria. Enfim, vá conhecer essa história imediatamente!!!

Larissa 05/08/2023

Expandiu minha mente sobre muita coisa, foi uma leitura bem útil, não foi nada pesado e nem arrastado

Felyttie 29/07/2023

?.°Quilombo dos Palmares
Perfeito, não tenho palavras para descrever a preciosidade das informações histórica desde livro. (Zezito você tem um lugar no meu coração)
É uma leitura fluída e rápida, terminei em menos de duas horas. Lerei novamente com certeza. Já escrevi que é incrível? Sim é incrível! conhecer o nosso passado (algo mínimo) é uma ação pequena de honrar um pouco a luta daqueles que não puderam deixar de sonhar.

Wtheus 09/05/2023

Quem ama história, vai ficar fascinado nesse livro, ele é maravilhoso, conta sobre uma história que aconteceu aqui no Brasil. A história te deixa fascinado em querer saber mais e mais, e não para por aí, você aprende bastante coisa, a cultura como é realizada, o jeito de pensar.
Simples incrível!!!.

Leticia711 12/04/2023

Quilombo dos Palmares
O livro da uma aprendizagem boa, foi MT bom ler ele aprendi várias coisas. É um livro mais sobre estudo, e por mais q n seja meu tipo de leitura, eu gostei

Lee_minsu7 14/03/2023

Quilombo dos Palmares negociação e conflito
Esse livro é perfeito para quem ama história, a forma como o livro é escrita auxilia na compreensão do leitor. Esse é um livro que conta sobre a história do Quilombo dos Palmares como já é citado no próprio título vai falar sobre as negociações para a liberdade do povo africano e sobre os conflitos que ocorreram em busca dessa liberdade. Só não dei 5 estrelas pois a fonte do título dos capítulos é uma fonte difícil de ler, e os capítulos são muito curtinhos, acho que o autor poderia se aprofundar mais nos assuntos, mas isso não faz com que o livro se torne menos interessante, o livro é muito bom e quem começar a ler vai amar a leitura.

Giselly.Silva 11/02/2023

LIBERDADE
Esse livro tem muito conteúdo, coisas que eu deveria ter aprendido na escola, mas que de alguma forma minha atenção não se voltou para a minha história, por que sim Quilombo dos palmares é uma parte da minha história, da minha Alagoas .
O livro tem partes relativamente repetitivas o que não é tão legal mas que não atrapalha a experiência do livro.
Aprendi muito com esse livro e estou apaixonada por história e esses livros tem me deixado muito animada . Então se você tiver oportunidade de ler esse livro eu indico que leia para que aprenda mais sobre uma parte tão importante da nossa história

vitAria1235 08/01/2023

Li pra um trabalho da escola, a história é real e bem pesada, recomendo a quem quiser ler pois tem um marco cultural muito grande e te ensina que o racismo é algo muito antigo, mostra muitas culturas, povos e alguns dos costumes que permanecem até hoje

Myllena 27/11/2022

Super necessário , todos deveriam ler !!!
" o estudo sobre Palmares traz a possibilidade de o entendimento da formação histórica do Brasil" .

Essa frase já diz tudo ...
É um livro super necessário , e nos faz entender a importância dos quilombos para a formação da cultura e história brasileira , e a importância da luta de Zumbi ( e outros ) pela liberdade.

"Alagoas terra da liberdade, terra de quilombolas".

Morganna 07/04/2022

É inovador e revolucionário SIM
Estava passando a limpo meu material do antigo semestre e reli uma resenha que fiz sobre essa obra maravilhosa e assim que peguei para reler as marcações... sem palavras para a coerência e importância desse livro!