Introdução à Bíblia e Pentateuco

Resenhas - Introdução à Bíblia e Pentateuco

Marcio 08/04/2022

Introdução à Bíblia
Introdução à Bíblia e pentateuco
Eu diria que é uma pré Introdução ao pentateuco. Um livro bem básico pra quem nunca pegou uma bíblia não mão antes.

Logo na introdução o autor informa que o livro é fruto de um curso gravado em áudio sobre o mesmo tema. Neste sentido, ao longo do livro tem-se a impressão de estar lendo uma transcrição - mal feita - de uma palestra. O livro possui diversos erros de concordância, gramática, repetições de ideias e frases que ocorrem praticamente no mesmo tópico, o que reforça a impressão de que se trata de um discurso falado, meramente transcrito em forma de livro.

O texto não tem um método de abordagem, simplesmente as informações são "jogadas" em uma ordem aleatória alternando discussões ora literárias, teológicas, históricas, sem uma estrutura mínima de apresentação. No final parece que o autor ficou cansado, e os últimos capítulos são simplesmente pequenas inserções entre citações literais gigantescas do texto Bíblico.

Uma pena pois o autor é um grande apologeta católico e o texto da forma que foi apresentado não condiz com a bagagem do autor.
Só recomendo pra quem realmente não possui nenhum conhecimento do texto sagrado, caso contrário, uma boa Bíblia com textos introdutórios e notas de rodapé superam em muito o conteúdo desse livro.