Quem traiu Anne Frank?

Quem traiu Anne Frank? Anne Frank
Rosemary Sullivan

Resenhas - Quem traiu Anne Frank?

Western 31/12/2022

Sem fôlego para descrever o que li
Sem dúvida, o melhor livro que li esse ano de 2022.

Para quem gosta de investigação é o livro perfeito.

O livre descreve a investigação do caso arquivado: quem traiu Anne Frank? E acredite, 80 anos depois o questionamento de todos os leitores do Diário de Anne Frank foi respondido.

Barbara.Armellini 23/11/2022

Ótimo livro
Achei super interessante ler, principalmente porque mostra a "continuação" da história. O que houve com determinadas pessoas, o que houve com a Holanda, enfim.
É um livro que detalha muito sobre a investigação e cada prova investigada pela equipe, métodos e pessoas que auxiliaram, então tem que gostar desse tipo de detalhe. Eu amo, então gostei bastante do livro.
Ele dá uma resposta, o que também é bem interessante, principalmente porque ela é bem embasada ao longo de várias partes do livro. Recomendo!

vivi 07/11/2022

fui diferente de tudo que eu esperava. sendo bem sincera, eu esperava um livro muito mais direto e focado na história do "delator". achei que o livro deu muitas voltas mas foi importante para o progresso da investigação. no final, gostei muito! apenas gostaria de saber mais sobre a vida do suposto delator antes da guerra. ??
vale muito a pena ler!! super recomendo!!

booksbystef 16/10/2022

Um grande trabalho de detetives.
Eu daria uma nota 5 só pelo trabalhão que deu para reunirem tantas provas. Foram várias viagens, emails, busca de documentos, etc. Isso é extraordinário, ver pessoas que se empenham a descobrir algo tão antigo. O livro não é só sobre quem delatou a família Frank, mas outros judeus também. Vários relatos, histórias que eu não sabia...o Holocausto, foi sem dúvidas, um dos maiores erros na humanidade (desumanidade).

Danielle.Bertagnolli 12/10/2022

Excelente!
Apesar de se tratar de um livro documental, a escrita é bastante convidativa.
A riqueza de detalhes e a preocupação em expor não apenas a história de Anne Frank, como também de todos os demais personagens, são pontos altos.

Giovana826 11/08/2022

Não pense que a resposta vem fácil
A minha principal preocupação pegando esse livro para ler foi dele ser o puro sensacionalismo p vender em cima do nome da Anne. Como eu tinha acabado de ler o diário (e visitar o esconderijo em Amsterdã) acho que eu estava um pouco fixada no assunto e não queria cair em uma possível armadilha. Mas, enfim, acabei dando uma chance! Como eu disse no título, nada é tão simples. O livro aborda uma investigação elaborada, mostrando ao leitor detalhe por detalhe de como as conclusões foram obtidas. Realmente, o mais fundo que eu acho que poderiam ter chegado nessa questão. Gostei da organização da escrita, parece que vc está ali acompanhando a investigação em tempo real (apesar desse efeito acabar deixando meio confusa
a linha temporal, ainda mais com tantos nomes e datas envolvidos). Com certeza valeu super a pena e apreciei q a autora não disse apenas os fatos da investigação mas tirou conclusões muito dignas em relação à rememoração da guerra em si. Vale a pena a leitura, mas saiba que realmente é uma investigação detalhada então pode ser um pouco maçante.

Sandy Leão 23/07/2022

Amei a ideia do livro e fiquei todo o tempo tentando desvendar o mistério, bem informativo e incrível!!

Juju 04/07/2022

Anne
Foi meio meh , acho q teria achado mais legal se tivesse lido uma matéria sobre isso ou sla , em alguns momentos me agradou bastante em outros eu pensei ? isso é tão chato e desnecessário ? não sobre a história em si sabe , mas sobre detalhes excessivos da autora e trivialidades que ela só resolveu colocar pra encher linguiça , descobri quem era o delator depois de muita mas muita enrolação , algo q poderia ser explicado com clareza e coesão sem demorar tanto .

É triste saber q é real e o mais doloroso pra mim foi q o delator era judeu assim como os frank :(

Fabiana.Salgado 20/06/2022

Intrigante e perfeito
O livro é bem denso, muitos nomes de pessoas e instituições que as vezes fica difícil de lembrar. Apesar de tanta informação, é possível entender muito bem os mecanismos dos nazistas para controlar os judeus, e como funcionava a guerra burocraticamente falando. Corrupção, ideologia, maldade ao extremo, a mente sem escrúpulos que podem existir no ser humano. Ao msm tempo o desespero dos judeus em salvar a própria vida e de sua família e a empatia de algumas pessoas em meio a uma realidade tão cruel. Impossível não se emocionar com essa leitura.

Natacha.Furlan 04/06/2022

Emocionante
Chorei lendo esse livro. Quem o escreveu soube colocar peso e emoção nas palavras. Acredito que é um livro perfeito para se ler depois de ter lido o diário de Anne. Muito esclarecedor, além de trazer fatos históricos.

amanda3913 01/06/2022

Impossível julgar o suposto traidor
É muito difícil comentar sobre um livro que fala sobre uma história real, ainda mais sobre esse assunto, mas, infelizmente, eu acabei pulando da parte que eu estava lendo pro final porque achei umas coisas "desnecessárias" e não consegui focar na leitura. De qualquer forma, foi uma investigação importantíssima, não me vejo julgando o traidor e ficou bem esclarecido do porquê o Otto não quis revelar o seu nome.

psinathaliahenriques 24/05/2022

E quem sabe?
O livro acaba dando uma suposição através das suas pesquisa. Foram anos pesquisando, mas acredito que jamais teremos realmente uma certeza.

Pam 01/05/2022

Muito bom, mas poderia ter sido melhor organizado.
Acredito que assim como praticamente todo leitor, me emocionei muito lendo O Diário de Anne Frank e fiquei surpresa de ver que tinha um livro com uma "resposta definitiva" pro mistério de quem entregou a família pros nazistas. E para os que assim como eu, ficaram céticos: ele dá sim uma resposta excelente. Claro que nunca poderemos ter 100% de certeza, mas o livro explorou muitas possibilidades e conseguiu comprovar bem a sua hipótese. Eu comprei a ideia dos pesquisadores.

Os pesquisadores exploram todas as possibilidades e teorias, e eles, a fim de validarem seu trabalho, nos explicam tudo (e apresentam todas as referências). Isso muitas vezes torna a leitura cansativa, por isso mesmo sendo um livro relativamente curto, não dá pra devorar: ele é bem denso, além de ser pesado emocionalmente (por motivos óbvios). Como várias vezes somos apresentados a teorias sem fundamento ou que eventualmente se mostram falsas, isso torna a leitura frustrante, mas isso faz parte de projeto desse tipo, então é algo que precisamos nos acostumar conforme vamos lendo.

Em alguns momentos eu senti que os autores poderiam ter retirado algumas informações desnecessárias. Eles falam muitas coisas de como era viver sob o regime nazista na Holanda e apesar de ser um tópico interessante, não convém pra obra. Eu não sei se era um apelo para deixar o livro mais "comovente", mas se tratando da história da Anne Frank, precisa dessa apelação? Acho que não, então fica parecendo que só queriam encher linguiça. Por ser uma leitura muito densa, ficar várias e várias páginas lendo coisas que não acrescentam nada na pesquisa torna a leitura ainda mais densa.

"Quem traiu Anne Frank?" é um livro bom e provavelmente indispensável pra quem se interessa por história da Segunda Guerra Mundial e/ou da Anne Frank, mas leiam sabendo que não vai ser uma leitura fácil. Valeu a pena e eu não me arrependo, mas acho que faltou um trabalhinho de edição pra lapidar melhor esse texto. E fica aqui uma última lição que o livro deixa: lembrem-se da família Frank e de todos que foram mortos como eles. E principalmente: lembrem-se de quem REALMENTE os matou: os nazistas. Eles são os verdadeiros monstros dessa história e foram os responsáveis por cada uma das mortes que ocorreram no Holocausto.
Anna Luísa Braz 01/05/2022minha estante
Qual a hipótese dada por eles? Fiquei curiosa!

Pam 01/05/2022minha estante
(aviso de spoiler pra quem não quer saber) a hipótese é de que foi um homem chamado arnold van der bergh! ele na vdd descobriu o endereço de vários judeus escondidos (inclusive do anexo q a anne ficou) e entregou pros nazistas pra tentar proteger a família dele (pq ele era, se não me engano, neto de judeus - ele conseguiu documentos de cidadão alemão, mas tinha medo mesmo assim). o próprio otto (pai da anne) tentou acobertar qnd descobriu a identidade (tudo indica q ele descobriu) pq ele nao queria q as pessoas passassem a culpar um judeu pela morte da anne, ja q muita gente ja desmerecia o diário e o holocausto.

Anna Luísa Braz 01/05/2022minha estante
Que legal da parte do Otto, né? Obrigada por me explicar, Pam ??

Pam 01/05/2022minha estante
nossa, sim! foi uma das atitudes mais nobres que eu já vi, ele foi muito altruísta. por nada! ?

Roberta 08/12/2022minha estante
Eu também comprei a pesquisa, uma vez que Otto não quis comentar diretamente sobre o delator; só uma justificativa como essa se encaixaria nessa recusa dele. Foi bom ter lido a história sob esse aspecto.