O fim de todas as coisas

O fim de todas as coisas Katie Mack

Resenhas - O Fim de Todas as Coisas

JCnaWeb 02/11/2023

Excelente
Pra quem tem curiosidade no assunto, é genial.
A Katie consegue escrever de uma forma descontraída sobre assuntos super complicados.
Eu nem tinha acabado o livro e já tinha vontade de ler novamente.
Maravilhoso.

AleixoItalo 29/06/2023

Se viemos mesmo de uma grande explosão, então não passamos de fragmentos desse evento, destroços arremessados para longe, “prestes a apagar”. Refletir sobre o sentido da vida e como tudo vai terminar, é algo que permeia o pensamento humano desde a origem da nossa espécie. Em meio a centenas de lendas e mitos, a ciência oferece modelos empíricos que conseguem chegar mais perto de prever como isso ocorrerá, mas só perto...

Se você chegou até esse livro, provavelmente já leu outros do gênero e já sabe o que esperar. Seguindo a velha receita dos livros de divulgação científica, ‘O Fim de Todas as Coisas’ vai tentar apresentar desde seu início conceitos fundamentais da física e cosmologia, e levar o leitor por uma viagem pelo desenvolvimento até a destruição do universo. A narrativa lembra muito ‘A Realidade Oculta (Brian Greene)’, onde cada capítulo discute distintos modelos de universos paralelos, enquanto aqui são discutidos os atuais modelos explicativos do universo e que consequentemente preveem o seu fim.

Passando pelos conceitos das diversas físicas (clássica, de partículas, mecânica quântica, etc...) vamos viajando pelo cosmos, numa narrativa que oferece além de descrições maravilhosas do colapso do universo, ainda discute a própria evolução da física moderna em seus diversos campos, onde a autora explica os entraves que as teorias modernas encontram, e quais são as propostas e dificuldades de avançar nessa linha de conhecimento. Aqui eu destaco particularmente a abordagem sobre a matemática: apesar de não tentar explicar conceitos matemáticos e focar na descrição dos fenômenos, a autora consegue explicar de uma maneira clara como os modelos da física atuais são completamente dependentes de equações matemáticas e o que os resultados dessas equações podem significar um ultimato, seja para algum paradigma científico ou para o próprio universo.

Todos nós especulamos como tudo acabará, sejam nossas meras presenças ou tudo o que existe (a diferença é uma mera questão de ponto de vista temporal), e subjacente à isso tudo está uma vontade vibrante de descobrir coisas novas, pois mais assombroso que a própria destruição é o medo do desconhecido. Mesmo que nos seja vedado o entendimento do universo em sua totalidade, entender aos poucos os mecanismos que levam à processos maiores, já é um alento para não nos sentirmos sozinhos nessa vastidão.

Karina 18/01/2023

nossa efemeridade
Primeiro livro de não ficção sobre astrofísica que leio de uma física teórica mulher. Foi uma abordagem muito interessante de conceitos complexos. Katie Mack não só escreve brilhantemente bem como consegue passar todos os conteúdos que se propôs com simplicidade.

É um livro mais técnico do que tô acostumada, com explicações de conceitos que só tinha visto rapidamente em outros livros, mas a autora soube explicar absolutamente tudo com maestria. Que baita física teórica.

Amei o livro, amei tom da prosa e o humor espirituoso da Katie. Espero poder ler outras obras dela antes do fim de todas as coisas.

Max 07/01/2023

O fim...
Tunelamento quântico, Big Crush, Big Rip, Decaimento de vácuo absoluto, Inflação eterna, Hipótese ekpirótica, Mundos de branas, Cérebros de Boltzmann, Recorrências de Poincaré, são teorias que em parte ou em todo nos mostram as possibilidades de fim do universo. Algumas superam, de longe, uma experiência sob efeito de LSD, rsrs, minha filha de tanto ouvir minha empolgada explicação sobre todas essas coisas, pergunta sempre do que adianta sabermos para onde vamos se não estaremos mais lá?
Respondo de pronto: "O que importa, minha filha querida, é a viagem... a viagem até lá!"
Recomendo!

PFSLDO 31/08/2022

Completo
Muito completo para um livro "introdutório", destinado para um público leito. acredito que deveriam ter mais livros de divulgação científica com temáticas mais específicas como este.

Lulu 22/08/2022

Muito bom! A autora tem um estilo de escrita divertido e interessante e explica todos os conceitos básicos. O fim do mundo nunca foi tão divertido!

Felipe.Camargo 15/04/2022

43º Livro do ano: O fim de todas as coisas, Katie Mack
Como gosto bastante de astrofísica, fiquei curioso por ler esse livro após um post do Leandro Karnal sobre suas leituras durante o carnaval. No livro, a cosmóloga faz uma exposição das teorias que demonstram como o universo irá terminar e para nossa sorte, todos estaremos mortos quando isso acontecer! Apesar da autora ter um bom humor, minha humilde inteligência não foi capaz de compreender a abstração de algumas das teorias mais complexas da astrofísica. Para quem gosta do tema, pode ser uma leitura muito interessante!
Maria 01/02/2023minha estante
Tive o mesmo problema, mas com dificuldade eu compreendi no final! Rsrs

bardo 11/03/2022

A autora se propõe a uma tarefa nem um pouco fácil, falar sobre complexos conceitos cosmológicos e físicos mantendo o interesse do leitor sem porém tornar tudo muito simples e raso. Pode-se dizer que cumpre com maestria a tarefa; já nas primeiras linhas a autora estabelece uma camaradagem com o leitor, com diversos acenos a obras de SciFi, já nas epigrafes de cada capítulo. Apesar disso não é um livro de leitura tão fluída, a autora simplifica dentro do possível, mas trata o tema com a seriedade e complexidade que ele merece. Em um dado capítulo ela começa a conversar com o leitor em como seria muito mais legal poder detalhar aquele assunto por meio da matemática, nessa e em diversas outras passagens é possível perceber o imenso prazer da autora com o que faz e também em travar essa conversa bem humorada com o leitor. Como já mencionado um dos charmes do livro são as diversas referências SciFi, algumas com certeza vão arrancar um sorriso do leitor.