Herevel: Berešît

Herevel: Berešît L. L. Wurlitzer

Resenhas - Herevel: Berešît

Jamerson.Alves 04/07/2023

Poder sem legitimidade não é nada
Excelente. Mantém o mesmo bom nível da primeira trilogia, Olam. Agora é esperar pela continuação.

"Impossível é uma palavra que usamos quando não queremos que outros tentem fazer certas coisas."
- Grão-mestre

"Impossível é uma coisa que fizemos para as pessoas quando não queremos que elas descubram o que de fato é possível."
- Cashaph

Ora, ora...

Geovana 23/06/2023

Suspeita para falar
Herevel é o início de uma nova trilogia de alta fantasia do Leandro. Podemos dizer que esse primeiro livro já começou com tudo.

Apesar de se passar no mesmo universo de outra trilogia escrita por ele (As crônicas de Olam), não é necessário ler antes para entender essa. Na verdade, essa nova trilogia acontece muitos séculos antes de Olam. E é tão maravilhoso quanto.

Não costumo ler tanta história de fantasia épica quanto gostaria, mas sempre abro um espaço para os livros do Leandro. Ele consegue misturar filosofia, cultura hebraica, política, fé com um mundo de dragões, guerreiros, demônios, reinos, de forma completa. Aqui nós conhecemos o Ben e a Karis, dois adolescentes, um aprendiz do Templo Cinzento e uma filha de comerciante. Eles se envolvem em uma missão que Ben recebe, algo que parece simples mas que iria ajudar muito seu país. A história cresce a partir daí. O livro é leve e pesado ao mesmo tempo, o relacionamento dele com Karis é muito legal de acompanhar, apesar de o livro ser um belo calhamaço, não dá pra sentir passar. É envolvente, a jornada do herói aqui não fica maçante, enfim, eu amei muito. A leitura me acompanhou do trem e no caos da faculdade por bastante tempo. Depois que terminei, fiquei com vontade de ler tudo de novo. Espero que não demore muito os próximos lançamentos. Esse aqui conquistou meu coração!

A história tem muito potencial de crescimento e estou curiosa para saber onde vai dar. Leria facilmente tudo que o Leandro escreve, virei fã de carteirinha já. Recomendo os livros para todo mundo que gosta de fantasia, bons personagens e um enredo bem construído.

Vanderni 23/05/2023

Excelente!
Iniciei a leitura sem expectativas. Pensei que seria só mais uma história de fantasia. O que me surpreendeu? Tudo. O universo, o herói, os personagens secundários, a trama bem amarrada. Eu amei! Estou ansiosa pela sequência!

Thiago 10/01/2023

Herevel
O desenvolvimento da história me surpreendeu, embora que desde o início o autor já traz alguns indícios de quem é o personagem principal (Eli) na história. Káris tem um papel fundamental, e fiquei curioso em relação ao seu futuro, o qual deve ser mostrado nos volumes seguintes. De maneira geral, achei bem amarrada a trama, e a construção dos personagens foi muito bem detalhada. Temáticas de racismo, bullying e xenofobia foram abordados intensamente no inicio, de forma que até fiquei incomodado por ter sentido algumas dessas coisas durante a infância e adolescência. O livro termina com o gostinho de PRECISO SABER O QUE VAI ACONTECER!!! Fiquei curioso demais para o desenvolvimento dos eventos seguintes. Não sei se já tem alguma ligação com a origem de Enosh, ou se foi muito antes disso tudo. A ordem cronológica dos acontecimentos em Olam me deixa confuso por esse ser um livro de "origem", mas nas cronicas de Olam há personagens milenares, que de repente, estão presentes nessa narrativa inicial, com outros nomes.

Elisama.Godinho 06/01/2023

Expectativas altas muito bem supridas
Eu amo esse universo que o Leandro criou.
O Livro é fantástico, tem diálogos profundos , eu recomendo.
aguardando ansiosamente a sequencia.

Segue, alguns destaques:

"Os filhos dos homens sempre falham! Usam da maneira errada os dons que recebem."

"Conquistamos tudo isso e agora, isso se tornou a nossa prisão"

"Aquela vista quase infinita do alto da torre de cristal, por cima e além de todas as copas das arvores de Ganeden, causava nela uma sensação difícil de descrever. Um anseio de permanência, um desejo de que o passar do tempo não fosse tão cruel, mesmo para aqueles sobre quem o tempo passava tão devagar"

"Uma vez, um homem sábio disse que os objetos não tem poder algum em si mesmos, nós é que concedemos poder a eles."

“Não deixe a escuridão destruir o que há de bom em vc.”

“Pelo que lutamos afinal ?”

“Liberdade e glória são duas palavras que não cabem na mesma frase”

“Eu tenho família, senhor – Disse o Capitão de Olamir – E já não tenho mais idade para ter.
Quem pode saber o que o destino reserva para você.”

“O mundo que nós devíamos ajudar a construir, o faria perceber que existimos para isso, que eu não podemos fugir do nosso destino, e que só haverá paz e felicidade para nós se o cumprirmos, mesmo que dor e sofrimento sejam tijolos necessários para esta construção.”

“Esse mundo escuro e decaído, não foi feito para nós

“Apenas saber como fazer não é o suficiente, é preciso saber quando fazer e, principalmente, por que fazer”

“Ninguém que passa tanto tempo numa biblioteca pode ser indigno de confiança.”

“Espero que você seja forte o bastante para enfrentar todas as lutas que estarão no seu caminho, pois elas não serão fáceis – Cap. 3

“Uma vez um homem sábio disse que os objetos não tem poder algum em si mesmos, nós é que concedemos poder a eles.”

“Olhe-se no espelho do templo, Veja quem você realmente é. Eu sei que, as vezes, é difícil fazer isso. Vai ser difícil fazer agora. Mas é necessário. Temos imagens de nós mesmos que são bem distintas da realidade. Em algum momento, precisamos encarar quem de fato somos.” – Epílogo

“Agora você sabe que você é” – Epílogo

“Talvez , todos nós sejamos apenas ferramentas para o grão-mestre latash”. – Epílogo

“Mas não se pode mudar o que já foi feito” – Epílogo

“Depois de tudo o que vimos, acho que acreditar em alguma coisa não parece mais tão absurdo.” – Epílogo

Beresît = O começo de uma nova era

dan 03/07/2022

É sobre o início de uma grande descoberta... Quem somos nós?
Nessa nova trilogia do mesmo mundo de as Crônicas de Olam, por L. L. Wurlitzer. Podemos perceber mais uma grande obra do outor - para nos apegarmos com a história, personagens e aventuras! Neste primeiro volume, a vontade é de querer lê os próximos agora mesmo. ? As aventuras continua envolvente e de tirar o fôlego, nossos queridos personagens (Eli + Káris = Dupla perfeita) quem o diga! Prevejo mais uma personagem queridinha. ? Sobre a história principal: é intrigante, ainda mais com aquele final... Ansioso mais uma vez pelos próximos volumes. ?

italofsr 30/03/2022

O livro é ótimo, me fez relembra do quanto foi bom ler "As crônicas de olam". Que pena que só tem um volume. Achei um pouco arrastado do meio para o final, mas, a leitura dos bem fluida, a história nos envolve.

Deveria haver mais literatura de fantasia cristã.

Gabimf2 18/02/2022

Esperei com grande expectativa o lançamento de Herevel. Revisitar novamente Olam e conhecer novas histórias daquele mundo é muito bom! Também amei saber que Herevel é uma trilogia e vem mais por aí, mas vamos ao que interessa...

Comecei o livro esperando uma relação com a primeira trilogia do autor, mas não há muito além de que se passa no mesmo mundo, mas em épocas diferentes. Foi interessante entender como Olamir se transformou no que era na época de Ben. No entanto, esta história é sobre Eli, um garoto que nasceu no mesmo dia do príncipe de Olam, mas era um ferreiro que foi se tornar um latash do templo cinzento e descobriu que tinha uma missão importante a fazer. Graças a El, ele teve boa companhia para ajudá-lo, uma filha de mercador de Sinin. Juntos eles enfrentam aventuras inimagináveis, enfrentando dragões e demônios, para cumprir o que fora proposto ao garoto e descobrir que a missão é maior do que imaginávamos.

Adri 05/02/2022

Uma aventura incrível que muito promete.
O primeiro livro da trilogia Herevel como imaginava me surpreendeu, repleta de fortes emoções, aventuras e surpresas de tirar o fôlego, pra quem já mergulhou no universo de Olam nos três primeiros livros das Crônicas desse universo fantástico ficará sem dúvida encantado com essa leitura, conhecer o passado e os personagens da construção de Olamir e de herevel que o autor de forma tão brilhante revela nesse primeiro livro sobre a famosa espada de El prende a atenção de tal forma a nos desligar de nosso próprio mundo e nos encontrar dentro da história com tantas lições incríveis ali descritas, o que torna a leitura ainda melhor, pois em um ou outro ponto da nossa própria jornada aqui na terra real também temos nossos dilemas, nossos encontros e reencontros com a fé, com aquela sensação de que de fato há muitas partes incompreensíveis,mas ao mesmo tempo há algo maior que um dia se encaixará perfeitamente na grande trama de nossas vidas. Herevel é esse olhar para o passado, presente e futuro se entrelaçando lindamente numa terra que já podemos chamar de nossa: Olam!!

juliafinamore 05/02/2022

no princípio?
wurlitzer não decepciona. depois da trilogia fantástica de olam, o autor nos leva para o passado daquele mundo incrível, cheio de enigmas e reviravoltas.

em herevel: beresît vamos acompanhar eli, o filho de um simples ferreiro que de alguma forma foi parar no templo cinzento aos sete anos de idade. o interessante nesse livro é que podemos ver o garoto crescer e desenvolver-se como aprendiz de latash, ver a fidelidade dele ao templo se fortalecer até o dia em que tudo muda de rumo. o garoto, aos 14 anos, se vê em uma aventura perigosa que poderá mudar o rumo de olamir para sempre. ao mesmo tempo, ele lida com a inquietação de ter nascido no mesmo dia que o nagîd, filho do melek (rei) e escolhido para tomar posse herevel, será que isso é apenas uma coincidência?

além de eli, somos apresentados a outros personagens incrivelmente construídos pelo autor. como, por exemplo, káris. a garota é filha de mercadores de sinim e acaba envolvida na missão de eli, vemos uma forte amizade se desenvolvendo ao longo do livro. mais uma vez, wurlitzer consegue criar uma personagem feminina forte e cheia de nuances. ela foi um grande destaque no livro. e eu espero que nos próximos livros personagens como elôm, sêmuel e os kedoshins ganhem mais destaque e que muitas dúvidas a respeito deles sejam esclarecidas.

enfim, é um livro fantástico, leandro tem uma habilidade nata para escrever fantasias épicas, e eu destaco mais uma vez o quanto foi genial ele ter utilizado a cultura hebraica como pano de fundo. por fim, quem ainda não adentrou nesse universo, recomendo que iniciem pela trilogia das crônicas de olam.

e eu mal posso esperar pelo volume 2 de herevel!

Rafael Furlan 30/01/2022

uma história envolvente.
que saudade estava de voltar ao universo fantástico de Olam. o primeiro livro das crônicas de Herevel fala sobre Eli, um filho de um simples ferreiro que, mais tarde, descobrirá ser o responsável por uma grande missão, onde precisará enfrentar grandes desafios pelo caminho.

Beresît fala sobre fidelidade e amizade. com dragões e batalhas entre o bem e o mal, é uma daquelas boas fantasias que nos enchem o imaginário.