Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse Caroline Bernard

Resenhas - Simone de Beauvoir

Kelly.Hatada 24/02/2024

Ai que vontade de percorrer Paris novamente, e fazer os caminhos de Simone! Tomar um café no Cafe de Flore, flanar pelo Jardim de Luxemburgo. O livro toca em vários assuntos que hoje seriam considerados extremamente polêmicos. Mas não tem como negar a grandeza de pensamento e a quebra de paradigmas que Simone representou e ainda representa. Por não ter exemplos femininos, se tornou o próprio exemplo para várias mulheres!

Silvia Schiefler 12/11/2023

Nesse livro romanceado conhecemos a trajetória de Simone de Beauvoir... sua luta contra o preconceito machista parisiense para se firmar como escritora... Por outro lado, sua vida ao lado de Satrè... a dependência emocional sofrida, que talvez nem ela identificasse como tal naquela época... Ele extremamente egoísta, apesar de enxergar seu talento imenso e indiscutível, colocava sempre em primeiro pleno seus próprios escritos, haja vista que não mandava publicar nem uma linda sem ela lesse, revisasse e, muitas vezes, reescrevesse. Depois de muita luta reconheceu a si mesma como talento feminino e sua carreira, enfim, deslanchou... Tudo isso no cenário da ocupação de Paris pelos alemães! Excelente livro pra quem quer conhecer um pouco de Madame Beauvoir.

Ligia 06/09/2023

Beauvoir, todo meu respeito !!
Uma leitura prazerosa, rápida e rica.
Iniciei a leitura um pouco após começar uma biografia sobre Simone.
Já conheci outro romance biográfico da autora, no caso, sobre Frida Kahlo. Sabia que vinha coisa boa.
E foi incrível conhecer um pouco sobre essa grande referência feminista, que viveu, de fato, tudo que pregou: a liberdade da mulher viver como ela quiser, seja na vida profissional, familiar ou sexual.
Sabia que Beauvoir havia sido uma grande mulher, hoje tenho certeza que ela foi uma gigante.
Terminei o livro com vontade de saber mais dela e de sua obra.
Não dei 5 estrelas porque seria uma obra que merecia mais detalhes, mais liga e que contasse o fim de todos os personagens.

Regine 04/06/2023

Excelente livro, excelente história
Não conhecia a Simone de Beauvouir, mas fiquei encontrada com esta história. Comecei a pesquisar mais e vou ler O segundo sexo, livro mais conhecido dela. Comecei a repensar uma seria de coisas após ler. Porém alerto que a história tem vários pontos polêmicos, principalmente em relação a sexualidade.

Natalia.Castanha 05/09/2022

Romances da Caroline Bernard?
Caroline Bernard romanceia a vida de mulheres fortes e importantes na história, esse romance é o segundo que leio da autora, o primeiro conheci pela Tag (Frida Kahlo), agora tive a oportunidade de ler sobre Simone de Beauvoir e gostei! Acho bacana acessar a Biografia de grandes mulheres através dessa escrita, nos leva a sentir a atmosfera e o mergulho na vida delas. Esperarei ansiosa por outros romances e gostaria que algum deles fosse sobre Clarice Lispector? quem sabe?!

Maroca @leiturasdamaroca 03/06/2022

Envolvente...
Esse é o segundo livro da Caroline Bernard que leio e ela tem conquistado meu coração.

Ao escrever seus romances ficcionais sobre mulheres que marcaram a história, temos a oportunidade de conhecer a grandiosidade delas e a sua importância.

Neste livro ela fala sobre Simone de Beauvoir que foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa.

O livro aborda o período do final da adolescência até vida adulta dela e já nos primeiros capítulos percebemos que Simone não quer e não irá seguir as regras impostas pela sociedade para as mulheres. Ela quer ir além...

Acompanhamos as ideias e convicções de Simone e a forma como elas foram construídas. Notamos o quanto ela foi única e influente naquela época e nos dias atuais também.

Presenciamos também o romance dela com Jean-Paul Sartre e a importância/influência que um teve para o outro.

O que esse livro tem de incrível é mostrar a coragem de uma mulher que rompeu barreiras, mesmo não sendo fácil. Simone Beauvoir me ensinou o quanto vale a pena acreditar em mim e nos meus sonhos.

Fernanda 11/05/2022

Resenha disponível no blog:

Simone de Beauvoir: a mulher de Montparnasse

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/05/resenha-simone-de-beauvoir-mulher-de.html

Gomor 04/05/2022

A autora é uma apaixonada por Simone de Beauvoir e o posfácio é dedicado a isso. O livro foi escrito durante a pandemia e nele ela descreve a vida e a obra da filosofa feminista, feminina que se deu a importância que tds as mulheres deveriam se dar. Somos.parte fundamental da sociedade e tenho fé que logo ocuparemos a posição que nos é devida, se é que já não o fazemos. Adorei o livro! Certeza que vou pesquisar mais e me tornar um exemplo para mim mesma.