A Última Livraria de Londres

A Última Livraria de Londres Madeline Martin

Resenhas - A última livraria de Londres

Elisabete 18/12/2023

"Ilumine o seu blecaute com um bom livro."
Escrevo essa resenha com lágrimas nos olhos. Esse livro me fez sentir muitas emoções, uma montanha russa. Difícil não se emocionar com os relatos da guerra, com tantas mortes, feridos e perdas dolorosas.
Pessoas que deram suas vidas para salvar outras, que se uniram para se manter vivas e continuar lutando.
Me identifiquei muito com a Grace. Tive uma história de vida parecida. Descobri o amor pela leitura na vida adulta.

Esse livro é baseado em uma história real.
Pessoas que encontraram conforto na leitura para amenizar a dor, o medo, superar a guerra e também as uniram.
?? A autora Madeline, possui uma escrita fluída, com uma ótima narrativa e um trabalho de pesquisa muito bem feito.

? A leitura é minha válvula de escape, meu refúgio e meu abrigo ???
Favorito ?? ??????????
Rogéria Martins 18/12/2023minha estante
Que resenha emocionante! ?
Parabéns pela escrita, Elisa. Ficou magnífica! ????

Elisabete 18/12/2023minha estante
Obrigada Rogéria! ?
Esse livro é maravilhoso e emocionante! ??

Vanessa.Castilhos 18/12/2023minha estante
Resenha linda e emocionante!! ???

Elisabete 18/12/2023minha estante
Obrigada Vanessa! ?

Alex 19/12/2023minha estante
Ótima, resenha, amo essa temática, vai para a lista.

Elisabete 19/12/2023minha estante
Obrigada Alex! Esse livro vale apena!

CPF1964 19/12/2023minha estante
Linda Resenha, Elisabete. ????

Obrigada Cassius! ?

Portilho 24/12/2023minha estante
???????? Linda resenha!!! Você escreve maravilhosamente bem.

Elisabete 24/12/2023minha estante
Obrigada Portilho! ?

Gabrielle.Quinlan 14/07/2023

Emocionante
Grace chega a Londres em busca de novas oportunidades e consegue um emprego na livraria do Sr. Evans, e dá vida ao lugar, trazendo organização e boas ideias.

Mas a guerra se aproxima e nesse momento difícil, ela vai descobrir como a leitura pode ser uma aliada, que traz conforto e até salva vidas em meio ao caos.

Depois de ter visto muitos filmes e lido poucos livros sobre Segunda Guerra Mundial, eu não conhecia metade dos aspectos da guerra abordados aqui. Foi muito interessante por ser um livro muito emocionante, onde conforme a guerra e a vida levam pessoas, eles se rearranjam em novas formatações de famílias, tem até um pouquinho de romance e muita informação, mas tudo trazido de forma leve e orgânica, com uma linguagem bem concisa, direta e coerente, tudo que se comenta é o ambiente da protagonista.

Foi uma leitura bem leve e gostosa que eu recomendo pra quem gosta do tema.
anna v. 14/07/2023minha estante
Fiquei com a mesma sensação de aprender novos aspectos sobre a Guerra mesmo depois de já ter lido tantos livros e visto tantos filmes sobre o período. Também adorei esta leitura.

Gabrielle.Quinlan 14/07/2023minha estante
Vc já leu "O segredo da livraria de Paris"? Outro livro ótimo que fala de um assunto diferente relacionado à guerra. Recomendo.

anna v. 14/07/2023minha estante
Não li! Vou colocar na fila. Obrigada pela indicação. ?

anna v. 17/07/2023minha estante
Fui procurar e achei "O segredo da livraria de Paris", que você recomenda, e além disso, "A livraria mágica de Paris", "A biblioteca de Paris", "A última livraria de Paris" e "A livreira de Paris"!!

Gabrielle.Quinlan 17/07/2023minha estante
São muitas livrarias e bibliotecas na guerra! Kkkk

Raíssa Marques 22/02/2023

"lá fora, você salva vidas. Aqui dentro, você salva almas."
É um livro de ficção histórica que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, com uma narrativa bem fluída e de leitura leve, apesar dos acontecimentos passarem durante a Guerra, a autora soube dar uma sensibilidade aos fatos. Grace perdeu muitas pessoas queridas ao longo da Guerra, uma dessas perdas deixou meu coração dilacerado, mas também ela ganhou muitos amigos por amor aos livros. A Grace é forte, determinada e cheia de vida. Esse livro é inspirador, emocionante e deixou um quentinho no meu coração.
Erica183 22/02/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Lê :) 22/02/2023minha estante
Quero mtooo ler esse livro

Joao.Paulo 22/02/2023minha estante
Me deu vontade de ler, vou adicionar na minha lista

Wania Cris 28/12/2022

Leitura encantadora!
Esqueci de resenhar na época em que li...

Narrativa realista e, ainda assim, encantadora da época da segunda Guerra na Europa, especificamente em Londres. Fiquei apaixonada pela protagonista e pelas personagens secundárias. Escrita fluida e agradável. Recomendo a leitura até pra quem não gosta da temática.

A tradução de Simone Reisner derrapou em algumas escolhas de palavras impróprias para a época, mas nada que comprometa a experiência de leitura.
Claudia Canazart 29/12/2022minha estante
Também amei.

Wania Cris 29/12/2022minha estante
Que leitura gostosa, não é, Cláudia? Fui muito bem surpreendida com esse.

Gabi 13/06/2023

Livro indicado para quem ama romance de época e livros, melhor combo impossível. A escrita nos transporta para dentro da guerra, me senti no escuro junto com os personagens, chorei, me apaixonei, vivi junto com eles. Tive reflexões e insights que não imaginava, me senti como se estivesse lá. Impecável!
Livia.Hilario 13/06/2023minha estante
Mais um pra lista. Imagino q seja mais ou menos como o livro Uma união extraordinária - Alyssa Cole , que tem como pano de fundo guerra civil americana. Livro maravilhoso

Gabi 13/06/2023minha estante
Obrigada pela indicação, já vou colocar na minha listinha ?

Aline Michele 19/12/2023

Todas as formas de amor
A Última Livraria de Londres foi o primeiro livro que li da Madeline Martin e eu amei. Ela escreve de uma forma sutil e coloca emoção em todas as frases.

Eu já li muitos livros que se passam na Segunda Guerra Mundial e todos eles são tristes.

Pensar que tudo que li aconteceu me traz aquele frio na espinha sabe? De como o ser humano consegue ser tão cruel com seu semelhante.

Esse livro me surpreendeu porque eu esperava um romance, um triângulo amoroso quando comecei e não foi nada disso.

Teve romance? Teve. Teve uma história de amor? Sim, várias e vários tipos. E acho que isso foi o que eu mais gostei. Teve amor entre amigas que são mais que irmãs. Teve um amor de pai e filha, mesmo que eles não tenham nenhum vínculo de sangue. Teve amor romântico, daqueles que vale a pena esperar a guerra acabar para viver. Teve amor pelos animais, e eles merecem todo o amor do mundo e teve o amor pelos livros, que acredito que todo mundo aqui do Skoob entende.

Foi legal também ter uma visão de como foi a Guerra na Inglaterra. De como eles lidaram com as ameaças, os racionamentos, as bombas, destruições e perdas.

Se alguém procura um livro e não liga de derramar algumas lágrimas em um capítulo ou outro, leia esse aqui.

Elisabete, obrigada pelo convite e pela companhia na leitura. Faremos outras 😉.
Linda resenha! ?
Eu que agradeço Aline ?

Faremos sim ?

@bibliotecadadi 02/05/2023

Um livro que aquece a alma!
É até díficil falar de um livro que toca a gente profundamente.
Eu adoro ler romances históricos que se passam nesse período, ainda mais quando os livros também são um dos protagonistas da história.
Eu me envolvi com cada página dessa história, eu senti todo o amor, compaixão, coragem e esperança de cada pessoa, que mesmo em momentos difíceis tinham um tempo para estar ali mudando o mundo de alguém.
Os livros salvam vidas, de inúmeras maneiras, e vemos cada forma que ele fez nessa história emocionante, e que me fez amar ainda mais porque os livros também me salvaram num momento complicado da minha vida.
Esse livro é um hino à coragem, ao amor e claro à esperança, pois com um frase que próprio livro traz ?É através dos livros que podemos encontrar a maior esperança.?
E foi lindo de ver todo o despertar e amadurecimento da Grace.
Uma história que deve ser lida, apreciada e sentida com todo o coração.
Recomendo!
Annalisa 03/05/2023minha estante
Adicionei na minha lista de desejados! ??

@bibliotecadadi 03/05/2023minha estante
Fico muito feliz Annalisa?. Espero que ame tb!

Regina 30/10/2022

5 estrelas
Que livro lindo! Em meio à dor da 2a Guerra Mundial, uma jovem descobre o amor pelos livros, a importância da amizade e o sentido de viver uma vida para ajudar ao próximo. Que protagonista brilhante! Sua postura me cativou desde o início. Pude acompanhar seu crescimento como pessoa, como amiga, como cidadã, como leitora... Que bons exemplos trouxe! Em meio ao caos da guerra, a livraria do Sr. Evans foi um oásis em meio ao deserto das aflições e tristezas. Amei o desenrolar da história, as amizades que foram se tornando cada vez mais fortes, os livros tendo o destaque merecido na vida da comunidade e de modo particular a cada um que se permitiu descobrir a magia dos livros. Simplesmente amei!!!
Kleilson.Torquatto 30/10/2022minha estante
Adicionando a lista agora.
Adoro livros com essa temática de guerra e romance.

Regina 30/10/2022minha estante
Com certeza você vai gostar muito!

Larissa.Giorgetti 11/02/2024

O que consigo pensar sobre esse livro é que ele é singelo, tão fofo e leve, chega a ser lúdico. Estranho conciliar essas palavras junto com o tema segunda guerra mas é assim mesmo esse livro. Não espere um livro dolorido, sofrido como geralmente são os livros desse tema, tem seus momentos triste com certeza, perdemos personagens muito queridos e isso dói, mas se vc está acostumado a ler livros que se passam na segunda guerra assim como eu, vai achar esse um acalento. É da segunda guerra, se passa entre 1939/1945 porém tem romance, amizade e trás um quentinho muito bom ao coração apesar dos pesares e das perdas. Amei ?
Carolina2809 18/03/2024minha estante
Sua resenha me fez entender melhor o que achei do livro, tinha achado ele simples, não tão profundo pra o tema que aborda, mas isso não é necessariamente negativo.

Larissa.Giorgetti 21/03/2024minha estante
Pois é, foi o primeiro livro "leve," digamos assim, que eu li nesse tema, achei diferente e tbm achei que valeu a leitura

Juli 26/07/2022

Livro que aquece o coração
Aos amantes de um bom livro e de histórias relacionadas à guerra, recomendo a leitura. Trata-se de uma mistura de romance e guerra, com um toque de tristeza devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. É um livro inspirado na história real das pouquíssimas livrarias que restaram aos bombardeios da guerra. A autora Madeline Martín trouxe, em uma leitura fluida, o poder dos livros, da compaixão e do amor ao próximo. As personagens cativam e aquecem nossos corações. Ficamos aflitos, mas ao mesmo tempo esperançosos para que haja um final feliz. Gostei muito da leitura e acho válida para aqueles que buscam por um livro que vai despertar diversas emoções.
Núbia Cortinhas 31/07/2022minha estante
Gostei da resenha, parabéns! Li um, numa temática parecida, Quando Os Livros Foram À Guerra, vai narrar a saga de como os livros foram parar nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, muito bom também.

Thiago.Silva 13/04/2023

Leitura agradável
Uma boa leitura. Embora se passe na segunda guerra,a leitura não é pesada. Algumas partes achei até bobinhas rsss. A história se passa na Londres bombardeada na segunda guerra mundial,e na história de uma empregada de uma livraria,que no começo só está ali para ganhar uma carta de recomendação para um outro emprego,mas que com o tempo vai descobrir sua paixão pelos livros.
Isabela623 15/04/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

Lucas990 07/02/2023

As palavras realmente têm poder e Madeline Martin sabe disso, com poucas palavras ela é capaz de emocionar com delicadeza ou com pesar, construindo uma narrativa bem sentimental através dos personagens e do contexto histórico em que o livro se passa.
A Última Livraria de Londres foi uma surpresa muito positiva. Obrigado minha amiga Jade pelo presente ?
Jade 07/02/2023minha estante
De nada meu amigo Lucas! Fico feliz que tenha gostado! ?

Janise Martins 12/08/2022

A Última Livraria de Londres

Não gosto muito de livro com tema da Segunda Guerra, mas esse me chamou. E confesso que até os 40% iniciais nada de relevante acontece, mas depois disso… Amei ler, amei.❤️

Gostei da escrita da autora, a leitura flui muito bem. Os personagens são “montados” aos poucos. A protagonista é um caso especial, o modo como ela cresce na história e toma nosso coração.

Tudo se passa no caos da Segunda Guerra na Inglaterra. A autora transmite a dor, sofrimento e luta dos ingleses. Meu coração foi estraçalhado, mas senti conforto também, pela forma como os livros foram importantes, como a protagonista transformou as histórias em escape, salvamento, consolo, esperança, carinho, união e muito mais. Ela tirou forças para si e transmitiu a outros, tudo isso sem se dar conta.

Uma história linda. Triste, mas linda. Prepare o coração e leia, eu recomendo.

E foi assim.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/08/a-ultima-livraria-de-londres.html
@sandraalmeidaeseuslivros 07/08/2023minha estante
Adorei sua resenha

LucAlio.CAmara 13/08/2022

A leitura salva almas
Grace e sua amiga Viv é acolhida em Londres pela Sra. Weatherford

Grace conseguiu um emprego na livraria do Sr. Evans graças a ajuda da Sra. Weatherford.

Achei interessante porque a livraria se chamava Primrose Hill Books, se não ficava em Primrose Hill... e a Sra. Weatherford falou para Grace o motivo que Evans havia conhecido sua falecida esposa em Primrose Hill, e encontraram-se os dois à mesma árvore e descobriram que estavam a ler o mesmo livro. ( Foi uma LC do destino rsrs)

George Anderson foi o segundo cliente de Grace ... A primeira foi a senhorinha assanhada rsrs... Gostei dela...

Ao ser o primeiro dia de Grace na loja achei ela bastante proativa. Pena que logo agora que tudo estava dando certo pra Ela e Viv sua amiga, vem o fato da guerra. Gostei bastante da amizade de Grace e Viv. Elas são bastante companheiras entre si.

Em meio a tensão da guerra, Grace estava bem esforçada, mesmo que ela estava começando nesse mundo literário, ela propôs a ajudar Evans a erguir a livraria da sua melhor forma.

Que legal o slogan que Grace escreveu no letreiro :
"Dê luz aos apagões com um bom livro."
Era uma das ideias que ela tinha tido em conversa com George.

Falando em George, ele deu o livro "O Conde de Monte Cristo", para Grace e ela levou um tempo para ler, na verdade ela me fez lembrar de uma ex-namorada que dei um livro pra ela e ela não tinha o hábito da leitura. Quero ler esse livro.

O que achei interessante foi que, por causa da guerra os homens foram convocados e outros foram voluntariamente para a guerra e os clientes que iam na livraria do Sr. Evans do qual Grace estava erguendo, eram de clientes mais velhos de senhoras, senhores e daqueles bem mais jovens que não foram convocados irem a guerra.

Adoro livros que citam outros livros e como o título é propício a livros, já foram citados dois, um já mencionei acima e outros clássicos vcs verão no decorrer da leitura.

Como voluntária Grace entrou para ARP e fazia vigilância junto do Sr. Stokes para orientar os moradores apagarem as luzes para evitarem serem alvos de bombardeios aéreos do exercício Nazis de Hitler.

Grace intercalava os horários com ARP para também fazer sessões de leituras na livraria para os moradores se distraírem e terem também um entretenimento como uma forma de escapa e até mesmo de alívio momentâneo da situação da guerrar.

Enfim, chega de spoilers. O conjunto da obra entrega bem o título do livro e seu gênero:
Drama/Histórico/Romance
A guerra em si é horrenda e sangrenta e achei a protagonista bastante corasoja, a se voluntariar para ARP. Ela ajudou bastante e fez o que pôde enquanto estava em Londres em tremenda guerra, onde as crianças tiveram que irem para o campo e Grace e outros moradores tiveram que enfrentar os Blackout, o racionamento e muitos horres sangrentos por causa dos bombardeios aéreos enviado pelo exército alemão de Hitler.

A leitura é bem de filme de drama mesmo, apesar disso achei bem fluida e os capítulos são curtos no máximo 40 min. Até a metade do livro não acontece nada de relevante, mas logo o livro vai melhorando e as coisas vão acontecendo e ficando melhor. O curioso que gostei de descobrir, foi o nome dado ao título. Vcs leitores vão descobrir o porquê. E, o final foi o que eu estava imaginando. Ficou perfeito.
DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lala 04/08/2023

Maravilhoso
Parece que estava em Londres durante a segunda Grande Guerra tamanha a descrição dos bombardeios e como as coisas aconteceram. Apesar da história focar mais na livraria e no poder dos livros, a imersão continua sendo maravilhosa.
Grace não queria trabalhar numa livraria, mas na falta de opção, começou como assistente e com o tempo, foi se apaixonando pelo lugar. Para uma pessoa que não lia muito, descobriu nos livros não só mundos diferentes, mas também um grande amor pelas palavras.
O tanto que a história fala da representação do livro na nossa vida e como ele nos traz conforto é algo lindo. Um livro pode ser a salvação para os tempos mais sombrios, sejam eles quais forem.
Muito bom.
Luana0612 04/08/2023minha estante
Que resenha incrível! Expressa exatamente o meu sentimento quando li esse livro.
Acho que é impossível não se sentir grato por amar a leitura quando vemos histórias como essa, pq a só ela é capaz de mudar a forma como enxergamos o mundo sem precisar sair de casa