Et que ne durent que les moments doux

Et que ne durent que les moments doux Virginie Grimaldi

Resenhas - As pequenas alegrias

1 | 2 | 3 | 4

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 22/05/2024

Um livro para ficar com o coração aquecido
Quando nasce a mãe? O que resta dela quando os filhos seguem suas vidas?

Esse é o mote de As Pequenas Alegrias. Duas mulheres: Lili, recém parida, com uma bebê prematura internada na neonatalogia do hospital, e Élise, perto de completar seus 50 anos, a filha mais velha mora em Londres e o caçula acaba de se mudar para Paris.

Enquanto Lili vive a angústia e todos os medos que envolvem a sobrevivência da filha e se aprenderá a viver a maternidade, Élise enfrenta o ninho vazio após décadas se dedicando aos filhos, precisa aprender a conviver com a solidão e ressignificar sua vida não vivendo em função dos filhos.

São duas versões do maternar: uma aprendendo a ser mãe, a outra reaprendendo a ser mulher.

Pessoal daqui que me conhece sabe que adoro um livro com sofrimento, mas esse não é assim. Aliás, essa autora não é assim.

É uma escrita linda, sensível e delicada sobre as emoções de diferentes situações em que podemos vivenciar. Ela escreve sobre o cotidiano de uma forma incrivelmente tocante.

Esse livro me fez rir, me emocionou, me deixou reflexiva, mas, principalmente, deixou meu coração quentinho e preenchido.

E para completar: tem um final lindo e surpreendente!

Virginie Grimaldi, sem dúvidas, entrou para meu rol de escritoras favoritas. Além deste, é autora de O Que Resta de Nós, simplesmente um dos meus livros favoritos da vida. Bom, esse virou favorito também! Recomendo!

Isacaeetano 18/05/2024

18/05/2024
Um dos meus preferidos do ano, até agora.
Confesso que demorei pta gostar, comecei a ler, parei, e só voltei semanas depois. Apesar de ser leve, engraçado e fácil de ler, no início para mim estava bem arrastado e não despertou tanto interesse.
Mas depois o interesse veio. Como eu disse, é leve, é lindo, é tocante, e no final quando o plot veio, uma lágrimas escorreu.

Giseli.Cristina 20/04/2024

As pequenas alegrias
Esse livro é sensivel de uma forma que eu não sei explicar.
A autora aborda fases diferentes da vida de Lili e Elyse, um tormento que com ele trás momentos unicos, pessoas inesquecíveis, descobertas pessoais, um mundo de possibilidades para a vida.
Acho que o pensar negativo ja é algo que nós seres humanos temos de imediatismo mediante a situações dificeis, mas quem disse que essas também não trazem momentos memoráveis de alegrias?
Indico, leiam e vejam o incrível de uma vida!

Tati Bertoldo 18/04/2024

As pequenas Alegrias
Que livro gostosinho. Vom partes muito intensas, tratando de temas muito importantes mas sem deixar de ser leve.

Bruna.Oleiniscki 27/03/2024

As pequenas alegrias
Esse livro é maravilhoso, ele é emocionante, ele é reflexivo e é tudo que eu precisava ler nesse momento. Mais um livro da Virginie favoritado, essa mulher tem um dom incrível para escrever?

deborattins 19/02/2024

Reconfortante
É o segundo livro que leio da autora e o sentimento é o mesmo: conforto. Nesse livro a autora trata do tema da maternidade em seus mais diversos aspectos de forma leve e profunda, com frases impactantes para refletir que não deixa para trás uma leitura fluida e gostosa de se embarcar

Karen.L.P 04/02/2024

Leitura cheia de emoções
As alegrias e dificuldades da maternidade. Uma trajetória cheia de vitórias e desafios. As mães unidas em prol de um mesmo objetivo. Gostei.

Mari 01/12/2023

Gostei muito
Um romance sensível, recheado de reflexões sobre a maternidade real, com suas angústias, dificuldades, frustrações. Consegui viver com essas mães suas angústias e alegrias. Durante a leitura imaginei que em algum momento as duas histórias fossem se conectar e a forma como isso aconteceu me surpreendeu. Gostei muito dessa leitura.

Vladia Castro 09/11/2023

As pequenas alegrias
Virginie Grimaldi. Um livro que fala de maternidade em fases diferentes. Uma mãe sofrendo as incertezas de uma filha prematura, em uma UTI neonatal. Outra mãe com os filhos já adultos e indo morar fora de casa. As ausências e o saber viver sem aquela companhia e se redescobrindo. Em qualquer uma das fases, Virginie mostra o amor pelo filho, o cuidado mesmo quando são crescidos, o medo da fragilidade quando são muito pequenos, a impotência de muitas vezes ter q somente esperar e rezar p que aquele amor de mãe supere tudo!!

Michelle391 31/10/2023

Delícia de leitura
Li que nem sentia os capítulos passarem. A escrita é muito fluída. A forma que a autora escreveu é muito dinâmica e agradável.

Conta duas histórias de uma mãe com sua filha recém nascida e prematura e de uma mãe cujos filhos já sairam de casa.

O final é surpreendente, eu não imaginava.

Conta muito da delícia que é ser mãe, das angústias em ambas situações, das emoções, das dores etc...

Amei muito essa leitura!

@mariresenhando 30/10/2023

Esse livro me tocou muito. Que história linda e comovente! A maneira que a autora escreve é muito delicada, me envilveu em cada palavra. Gostei muito

Adriana854 09/10/2023

Autora favorita
Meu primeiro contato com a Virginie Grimaldi aconteceu quando li "Tempo de Reacender Estrelas" e me apaixonei pela obra. Li "As Pequenas Grandes Alegrias" e não me decepcionei em nada. Livro lindo!

TÍTULO: As Pequenas Grandes Alegrias

AUTORA: Virginie Grimaldi

TRADUÇÃO: Julia da Rosa Simões

EDITORA: Gutemberg

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Como nasce uma mãe? E o que sobra para ela depois que os filhos saem de casa? A maternidade tem muitas facetas a serem exploradas, aspectos que afloram nossas melhores (e piores) emoções.

Com a proximidade do seu aniversário de 50 anos, Élise precisa aprender a lidar com a solidão. Sua filha mais velha vive em Londres, e o caçula acaba de se mudar para Paris. Como se não bastasse, sua única companhia para enfrentar o ninho vazio é um cachorro desajeitado e um tanto depressivo. Agora, ela deverá encontrar um novo sentido para sua vida e reaprender a não viver em função dos filhos.

Em situação oposta está Lili, que ainda não estava pronta para dar à luz uma menininha. Sua filha chegou antes da hora, trazendo consigo todas as angústias e temores que só uma mãe é capaz de sentir: Ela vai resistir? Como existirei sem minha filha? Ela viverá bem? Algum dia nossas vidas voltarão ao normal? Lili ainda busca entender como um ser tão minúsculo pode ocupar tamanho espaço na vida de alguém.

Duas histórias, duas versões diferentes da maternidade: a mulher que precisa aprender a ser mãe e a mãe que precisa reaprender a ser mulher.

As pequenas alegrias é um romance sensível sobre as ondas de emoções que inundam nossa vida, sobre os pequenos grandes momentos em que tudo ao nosso redor se transforma, sobre os encontros indeléveis que mudam nosso destino para sempre.

Thaís Furlan 01/10/2023

Delicado e aconchegante.
Fazia muito tempo que não lia um livro tão simples e, ao mesmo tempo, tão bom.

O livro reveza entre as narrativas de Élise e Lili. A primeira, na casa dos 50 anos, vivendo a descoberta da solidão após a saída dos filhos de casa. A segunda, uma mãe de filha prematura que luta pela vida no hospital.

Com elas, mergulhamos em angústias, preocupações e pequenas alegrias que fazem a vida valer a pena.

A narrativa é muito bem escrita, bem construída e as personagens bem aprofundadas. A leitura flui e prende, te aconchega, te acarinha. O final surpreende.
Só elogios. Amei!

Vou entrar em ressaca literária.

Ana Paula Carnevale 28/09/2023

Que linda reflexão sobre a maternidade
Pequenas alegrias de Virgine Grimaldi. A história de Elise, uma mãe com o ninho vazio se entrelaça com a de Lili, mamãe recém parida com o bebê na UTI neonatal. A beleza, a loucura, as incertezas, as alegrias, a culpa, a eternidade dos momentos a falta de tempo, as escolhas e todo o universo da maternidade contados de maneira que nos faz sorrir, chorar, nos reconhecer, nos reencontrar.
Ah, acredita que ainda consegue surpreender no final? Que final lindo!!!!!!! Até os agradecimentos são emocionantes. Daqueles manjares para se deleitar até o último pedaço." Depois de vividas, as pequenas alegrias nao desaparecem. Em algum lugar bem no fundo elas duram para sempre"

1 | 2 | 3 | 4