Vagabond - Volume 30

Vagabond - Volume 30 Takehiko Inoue

Resenhas - Vagabond - Volume 30

Henrique 02/05/2024

Vagabond Volume 30
Esse volume vai dos cap 261 ao 269 e continua com Musashi ferido refletindo sobre as escolhas que levaram ele até esse momento e se há outro caminho pra ele além do caminho da espada eu gostei dele tentando imaginar outros futuros em que ele poderia ser feliz e também o que era mais importante isso ou sei sonho de se tornar invencível sob o sol foi outro ótimo volume de reflexão agora que quero pra onde ele vai partir daqui.

Ester 24/11/2022

melhor traço
melhor história
melhor desenvolvimento
melhor narrativa
simplesmente perfeito, perfeito, perfeito.

Vertinho0 05/11/2021

Relaxamento
O momento de calmaria do Musashi permanece, mas ele tem que ter cuidado com o caminho da espada. As consequências foram enormes.

Vertinho0 28/09/2021

Nessa edição...
Kojiro e Tenki se metem em uma enroscada ao desafiar Fudou para um duelo, mas, quando tudo parecia perdido para os garotos, o velho Kanemaki Jisai entra na briga e acaba com Fudou. Após se recuperar do combate, Jisai passa a treinar os moradores da vila, mas, se recusa a treinar o garoto.

Heider 07/09/2021

Brilhante
Mesmo quando o caminho de Musashi de Vagabond diverge do caminho tomado no romance de Yoshikawa, Inoue consegue criar situações para representar no personagem o mesmo estado de espírito. Incrível.

Marieliton M. B. 30/06/2021

Um caminho para trilhar
Seguindo na sua indecisão de que caminho seguir, se o da espada ou o de uma vida mais tranquila junto com a Otsu, Musashi percebe aos poucos que dentro do seu íntimo a resposta pra essa decisão já foi encontrada.

Seguindo a calmaria do volume anterior, esse volume segue focando no conflito interno de Musashi pra escolher qual o próximo passo que ele dará na sua vida.

Mesmo já esperando que Musashi, por ser protagonista da história, vá continuar no caminho da espada, não vou mentir que torci um pouco pra que ele finalmente ficasse junto com a Otsu. 8)

Luan 01/05/2020

Questões mil
Há pouco tivemos o volume mais espiritual, dessa vez, temos o mais filosófico.
Largar ou não a espada? Ogawa decide abandonar o caminho após constatar, estupefato, a magnitude de Kojiro, num combate contra o surdo-mudo, no qual ele empunhara apenas uma vereta contra a laminada cortante do então instrutor Hosokawa. E, ao desistir de sua jornada, decide viver em prol de Kojiro, o auxiliando e sendo sua boca e ouvidos. Então, resolve que o jovem rapaz será seu substituto no clã. À princípio parece que a aceitação ou não está em aberta, dependendo de outros fatores.
Otsu, por sua vez, tem encontros sobrenaturais com Ueda, sim, ele mesmo, do clã Yoshioka. Confesso que essa ideia de Takehiko em migrar para o sobrenatural não me agrada e acredito desviar muito do que o gibi propôs desde o início. Apesar dos assuntos entre ambos serem abordados de maneira inusitada e cômica ? relacionados a Musashi e seu incerto futuro? não me agradou.
Parte considerável do volume é baseado nas interações de Koetsu e Takuan, sobre Kojiro e Musashi, respetivamente. Questões como, o que é a espada? Qual o caminho da espada? O que é belo? E muitas outras são levantadas nessa conversa prazerosa e cheia de ensinamentos.
Já Musashi, segue preso. Suas conversas com Kyoto Shoshidai, Itakura Katsushige, fazem com que o ronin comece a se questionar sobre muitas e que a ele seja proposto novos caminhos a seguir. Sua decisão, certamente, não tenha fora a mais inteligente. Esperar o que de alguém que decide lutar contra 70 homens de uma vez?
Takehiko Inoue segue brilhante. O ponto alto dessa HQ são as ilustrações.