À luz do dia

À luz do dia Nina Spim

Resenhas - À luz do dia

Natalya2 05/01/2023

sensacional!!!
a leitura demorou a me prender mas depois que ocorreu consegui ler em poucas horas, a leitura é bastante fluída e eu amei cada momento. me identifiquei muito com a Dora que sofre de hetero compulsividade e tem pai homofóbico, também gostei bastante da Sofia e é impossível não amar a madrasta da Sofia, grifei quase todo o livro! uma leitura surpreendente e fofa

Egli 04/09/2022

Calmo e cativante
Escolhi esse livro quando estava em uma ressaca literária e foi uma ótima escolha, pois é um livro leve e com a escrita fluída. Ao longo da história, me identifiquei mais com a Sofia, e assim como ela, também fui cativada pela Teodora, que parece ser uma personagem mais vibrante e "com muito mais vida". É interessante ver o desenvolvimento das personagens, e em como ambas estão no processo de se reencontrar novamente. Recomendo essa leitura!

Lethycia Dias 28/08/2022

A melhor história de Nina Spim
Tive a oportunidade de ler "À luz do dia" antes que fosse publicado e agora, meses após o lançamento, li novamente. Posso dizer que essa é a melhor das histórias de Nina Spim, reunindo temas que já fazem parte de suas outras obras, como identidade e saúde mental, com temas novos, como a autodescoberta, a heterossexualidade compulsória e a maternidade tóxica - tudo isso com várias referências de cultura pop.
Aqui, acompanhamos ao mesmo tempo Teodora e Sofia: duas garotas diferentes em tudo, que se estranham quando se conhecem mas acabam desenvolvendo uma amizade inesperada e se apaixonando uma pela outra quando descobrem gostos em comum. Teodora é negra, de classe média baixa, tem um pai homofóbico e quer se tornar cantora; já Sofia é uma garota branca de classe média alta, solitária, vive com sua mãe e sua madrasta e se recupera de um relacionamento abusivo e de uma depressão. Pode parecer que as duas não combinam de forma alguma, mas quando elas se aproximam, é irrisistível shippar as duas.
Fiz uma leitura muito rápida, mas sem deixar de vivenciar todas as emoções que essa história proporciona - e são muitas! É um romance lindo que valoriza a amizade e aborda muito bem a não linearidade do processo de descoberta de pessoas LGBT. Esse tema, aliás, merece um destaque: Teodora se descobre lésbica e entende ter vivido em heterossexualidade compulsória quando namorou um garoto, mas se descobrir não é o suficiente para que ela passe a se sentir confortável como lésbica. Teodora não sente orgulho imediato, não sente coragem imediata de se assumir para o mundo e lidar com a rejeição e o preconceito que isso pode trazer. E essa é uma realidade muito comum para pessoas LGBT e nem sempre retratada na ficção. É um processo, e por isso, demora. Da mesma forma, os conflitos de Sofia também não são concluídos por completo no fim: ela também vive processos lentos de enfrentar as expectativas de sua mãe e de aprender a impor os próprios desejos. Nada disso pode se resolver de uma hora para a outra na vida de alguém, e da mesma forma, a história não termina com os problemas concluídos. A impressão que dá é de que ambas continuarão lutando, porque a vida continua. E a forma como Nina fez isso foi linda.

site: https://amzn.to/3RbCKNs

forchou_ 13/08/2022

Tenho muito kin na Dora
O livro demorou um pouco a me prender, mas quando fez isso, eu não queria parar kkkkkkkk
Uma das personagens principais, a Dora, é muito parecida comigo em algumas (muitas) coisas.
A Sofia fala MUITAS coisas que eu preciso levar pra minha vida, destaquei muitos trechos e a maioria deles foram falas da Sofia kkkkkk
Enfim, recomendo muito

lays.azevedo.94 14/07/2022

Emocionante...

Eu gostei muito do livro!
Por muita momentos me coloquei no lugar da Sofia e da Theodora, são personagens cativantes, acolhedores, que te faz simpatizante deles.

Eu gostei muito da história, de como ela construiu aos poucos a relação, a descoberta, as dificuldades.

É um livro que vai tocar muitas pessoas que passam por dilemas parecidos e muito importante pra que todos se sintam acolhidos.

Thais 02/05/2022

Apaixonante
Eu acho que eu nunca li um livro tão rápido na minha vida,desde do primeiro capítulo ele já me prendeu ,durante a leitura tive o mix de sentimentos ,raiva pela mãe da Sofia e do pai da Teodora,a sensação da descoberta da sua sexualidade e as consequências disso ,mas a história delas é muito fofa,me identifiquei muito com a sua Sofia por amar ler e por amar a Taylor Swift??

Lous.Paulin 28/04/2022

Gostoso acompanhar elas se apaixonando e a descoberta da Teodora. Os problemas delas com os pais pegaram muito no meu ponto fraco
A madrasta da Sofia é a coisa mais fofa

Yasmin 20/04/2022

PERFEITO
a história eh simplismente perfeita, as personagens sao maravilhosas e me identifiquei c elas em muitos momentos, só achei o final um pouco corrido e muitas coisas ficaram soltas, mas fora isso, achei perfeito

Lua 18/04/2022

Ler está obra enquanto passo por uma situação parecida com a Dora mesmo sendo mais velha tornou a leitura ainda mais prazerosa. Fico muito grata por poder ver personagens representativos e com sentimentos tão reais. Te faz adentrar ainda mais na vivência delas.

OhIsa 31/03/2022

Esse livro é ótimo, tem temas interessantes e relevantes, o desenvolvimento é gostoso e a escrita muito bem desenvolvida. É um livro que te faz pensar sobre as relações que temos com pessoas das nossas vidas. Entretanto, o final é corrido e deixa inúmeras pontas soltas, cheguei até a me perguntar se teria uma continuação, afinal não explica muita coisa que fica em aberto. Ainda assim, é uma boa leitura.

Laiane.Santana 26/03/2022

muito gostoso de ler, bem responsável nas abordagens sobre lesbofobia, racismo e etc. importante demais e com referências de livros que amo, recomendo mt

Clara3203 20/03/2022

Não tem um erro...???
???? Protagonismo (L)GBTQIA+, com personagem em negação quanto a sexualidade e muita realidade na hora de sair do armário. Além de uma das protagonistas ter uma mãe sáfica (casal secundária muito fofo)

? Diversidade. Tanto racial quanto social, que mostra a desigualdade de verdade (já que as protagonistas são de classes sociais diferentes)

? O teatro tá muito presente na história, o que eu amei, já que nunca havia lido nada nesse tema. Mostra muito a forma de expressão e a importância dessa arte na vida das pessoas.

? Taylor Swift marca presença em todos os capítulos praticamente, Sofia é viciada em ouvir música pra simplesmente tudo.

? Tem relacionamento abusivo no passado da protagonista, o que me deixa meio mal, mas não tem muito foco nisso, apesar de tratar das cicatrizes restantes.

? Fala de problemas com pai, com a mãe, dificuldades na escola/faculdade e indecisão sobre o futuro.

? + ? +?+ ???? = à luz do dia??

Ray 17/03/2022

Gostei, mas com porém.
É uma história muito boa, gostei bastante de conhecer os personagens e o espaço, no entanto, senti a narrativa me perdendo no decorrer das páginas. A ambientação inicial me encantou, achei linda e super poética, logo pensei que o livro todo se passaria no teatro, e como coloquei essa expectativa, me frustrei.

O casal e a história são bem construídos, acho que o maior problema foi que >eu< pensei que elas ficariam juntas bem antes, mas, como um todo, aconteceu de maneira natural envolvendo muitas descobertas e autoconhecimento.

Vale a leitura, principalmente se está procurando um livro com diferentes perspectivas sobre a saída do armário e primeira paixão após isso.

Dois pontos que me incomodaram bastante: as descrições excessivas entre e nas falas/diálogos das personagens, e, também, a maneira como as pessoas negras foram descritas, em alguns momentos achei que a raça fora citada de forma exagerada e desnecessária.