À luz do dia

À luz do dia Nina Spim

Resenhas - À luz do dia

Lua 18/04/2022

Ler está obra enquanto passo por uma situação parecida com a Dora mesmo sendo mais velha tornou a leitura ainda mais prazerosa. Fico muito grata por poder ver personagens representativos e com sentimentos tão reais. Te faz adentrar ainda mais na vivência delas.

Egli 04/09/2022

Calmo e cativante
Escolhi esse livro quando estava em uma ressaca literária e foi uma ótima escolha, pois é um livro leve e com a escrita fluída. Ao longo da história, me identifiquei mais com a Sofia, e assim como ela, também fui cativada pela Teodora, que parece ser uma personagem mais vibrante e "com muito mais vida". É interessante ver o desenvolvimento das personagens, e em como ambas estão no processo de se reencontrar novamente. Recomendo essa leitura!

Lous.Paulin 28/04/2022

Gostoso acompanhar elas se apaixonando e a descoberta da Teodora. Os problemas delas com os pais pegaram muito no meu ponto fraco
A madrasta da Sofia é a coisa mais fofa

Yasmin 20/04/2022

PERFEITO
a história eh simplismente perfeita, as personagens sao maravilhosas e me identifiquei c elas em muitos momentos, só achei o final um pouco corrido e muitas coisas ficaram soltas, mas fora isso, achei perfeito

lays.azevedo.94 14/07/2022

Emocionante...

Eu gostei muito do livro!
Por muita momentos me coloquei no lugar da Sofia e da Theodora, são personagens cativantes, acolhedores, que te faz simpatizante deles.

Eu gostei muito da história, de como ela construiu aos poucos a relação, a descoberta, as dificuldades.

É um livro que vai tocar muitas pessoas que passam por dilemas parecidos e muito importante pra que todos se sintam acolhidos.

Isabela 04/03/2022

fofura
entre indicações de livros com personagens LGBTQIA+ e muitas músicas da taylor swift, eu me apaixonei por ?à luz do dia?. que livro amorzinho, repleto de fofura e sensação de paz!

a história vai muito além de romance lésbico e adolescente. fala sobre maternidade e relacionamento tóxico, racismo, processo de se descobrir uma pessoa LGBTQIA+, entre outros assuntos importantes.

eu amei as personagens, o enredo e a experiência lendo essa história. incrível!

Clara3203 20/03/2022

Não tem um erro...???
???? Protagonismo (L)GBTQIA+, com personagem em negação quanto a sexualidade e muita realidade na hora de sair do armário. Além de uma das protagonistas ter uma mãe sáfica (casal secundária muito fofo)

? Diversidade. Tanto racial quanto social, que mostra a desigualdade de verdade (já que as protagonistas são de classes sociais diferentes)

? O teatro tá muito presente na história, o que eu amei, já que nunca havia lido nada nesse tema. Mostra muito a forma de expressão e a importância dessa arte na vida das pessoas.

? Taylor Swift marca presença em todos os capítulos praticamente, Sofia é viciada em ouvir música pra simplesmente tudo.

? Tem relacionamento abusivo no passado da protagonista, o que me deixa meio mal, mas não tem muito foco nisso, apesar de tratar das cicatrizes restantes.

? Fala de problemas com pai, com a mãe, dificuldades na escola/faculdade e indecisão sobre o futuro.

? + ? +?+ ???? = à luz do dia??

Lethycia Dias 28/08/2022

A melhor história de Nina Spim
Tive a oportunidade de ler "À luz do dia" antes que fosse publicado e agora, meses após o lançamento, li novamente. Posso dizer que essa é a melhor das histórias de Nina Spim, reunindo temas que já fazem parte de suas outras obras, como identidade e saúde mental, com temas novos, como a autodescoberta, a heterossexualidade compulsória e a maternidade tóxica - tudo isso com várias referências de cultura pop.
Aqui, acompanhamos ao mesmo tempo Teodora e Sofia: duas garotas diferentes em tudo, que se estranham quando se conhecem mas acabam desenvolvendo uma amizade inesperada e se apaixonando uma pela outra quando descobrem gostos em comum. Teodora é negra, de classe média baixa, tem um pai homofóbico e quer se tornar cantora; já Sofia é uma garota branca de classe média alta, solitária, vive com sua mãe e sua madrasta e se recupera de um relacionamento abusivo e de uma depressão. Pode parecer que as duas não combinam de forma alguma, mas quando elas se aproximam, é irrisistível shippar as duas.
Fiz uma leitura muito rápida, mas sem deixar de vivenciar todas as emoções que essa história proporciona - e são muitas! É um romance lindo que valoriza a amizade e aborda muito bem a não linearidade do processo de descoberta de pessoas LGBT. Esse tema, aliás, merece um destaque: Teodora se descobre lésbica e entende ter vivido em heterossexualidade compulsória quando namorou um garoto, mas se descobrir não é o suficiente para que ela passe a se sentir confortável como lésbica. Teodora não sente orgulho imediato, não sente coragem imediata de se assumir para o mundo e lidar com a rejeição e o preconceito que isso pode trazer. E essa é uma realidade muito comum para pessoas LGBT e nem sempre retratada na ficção. É um processo, e por isso, demora. Da mesma forma, os conflitos de Sofia também não são concluídos por completo no fim: ela também vive processos lentos de enfrentar as expectativas de sua mãe e de aprender a impor os próprios desejos. Nada disso pode se resolver de uma hora para a outra na vida de alguém, e da mesma forma, a história não termina com os problemas concluídos. A impressão que dá é de que ambas continuarão lutando, porque a vida continua. E a forma como Nina fez isso foi linda.

site: https://amzn.to/3RbCKNs

LAcia12 06/03/2022

Tuuudo!!
Se sentir amado e amar livremente é o que todo mundo deseja, mas para a a comunidade LGBTQIA+ amar livremente é temer por si e por quem se ama, ser livre é se expor a risco diários, mas ainda assim se esconder de si é a pior violência que pode existir. Ninguém deveria ser privado de sua liberdade e menos ainda da liberdade de amar e ser amado.
O pertencimento é o acolhimento mais genuíno.entre tantas temáticas reais esse livro nos faz sentir acolhidos e em paz com quem somos.

Marcela 07/03/2022

Acho que fazia muito tempo que eu não me conectava tanto com um livro estilo coming of age, que trazem personagens chegando a vida adulta. Mas no caso desse livro, tem TANTA coisa acontecendo a cada página que foi praticamente impossível.

Mesmo com uma premissa que pode dar a impressão de ser um romancinho clichê entre duas meninas (que eu particularmente amo, não me entendam mal), a narrativa trás uma história extremamente "pé no chão", digamos. Todos os personagens são muito sólidos assim como as experiências das duas protagonistas enquanto jovens LGBTQ e mais especificamente enquanto jovens lésbicas - muitas delas que aliás não são fáceis de se ler e muito menos de se viver. Por isso eu recomendo muito uma boa olhada na lista de gatilhos.

Mas, ainda falando de experiências da juventude LGBTQ, acho que uma das coisas que eu mais amei nesse livro foi exatamente a "vibe" de primeiro amor que ele tem. Tanto Dora quanto Sofia tem suas cargas individuais e relacionamentos passados, então não necessariamente são o primeiro amor uma da outra, mas a autora dedica um carinho especial a mostrar as duas garotas aprendendo a amar e a serem amadas mesmo com todos os problemas a seu redor, e isso definitivamente me deixou feliz demais com esse livro - o jeito como mostra que, apesar de tudo, ainda podemos sim não necessariamente ter um "final feliz" (apesar de elas terem sim, tá tudo bem), mas sim uma estrada e uma história felizes.

"Gosto como tudo sobre Sofia me dá segurança, como se, um dia, tudo fosse ficar bem. Como se eu tivesse a chance de mostrar quem sou sem
medo. Porque ela não tem"

À Luz do Dia é um coming of age sobre duas garotas praticamente opostas que aprendem uma ao lado da outra sobre coisas como amor, amizade e confiança - mas principalmente sobre coragem.

site: https://www.instagram.com/p/Ca0bNE3LiIj/

du19 13/03/2022

O romance fofo que eu precisava ?
Pra começar, a leitura é tão fluida e leve que voa. Eu li tão rápido que nem deu tempo de registrar meu histórico aqui. Ontem, à noite, estava em 50% e, hoje, já acabei.
É uma história fofa, agradável e divertida que aquece o coração daquele jeito bom. Trata dos assuntos mais tensos de forma responsável, honesta e na medida certa.
As personagens são muito reais, e é muito fácil se identificar com elas. A forma como elas crescem e aprendem uma com a outra é linda e adorável, sem falar que o slow burn e o surgimento do romance são a coisa mais fofa.
As relações familiares foram o que mais pegou pra mim, no sentido de gatilhos, apesar de não ser nada muito pesado. Ao mesmo tempo, consegui me ver na Sofia e na sua relação com a mãe, e na Teodora e na sua relação com o pai. Ambas as histórias são complexas e, provavelmente, também podem mexer muito com outras pessoas, mas o livro sempre traz um conforto e um carinho depois dos momentos tensos.
No fim, esse livro era tudo o que eu precisava há bastante tempo. Me tirou da ressaca literária e me deum um conforto absurdo durante todos os momentos de leitura. Por isso, só tenho a agradecer à autora e só posso tecer elogios, também, porque foi uma história maravilhosa do início ao fim.

Ray 17/03/2022

Gostei, mas com porém.
É uma história muito boa, gostei bastante de conhecer os personagens e o espaço, no entanto, senti a narrativa me perdendo no decorrer das páginas. A ambientação inicial me encantou, achei linda e super poética, logo pensei que o livro todo se passaria no teatro, e como coloquei essa expectativa, me frustrei.

O casal e a história são bem construídos, acho que o maior problema foi que >eu< pensei que elas ficariam juntas bem antes, mas, como um todo, aconteceu de maneira natural envolvendo muitas descobertas e autoconhecimento.

Vale a leitura, principalmente se está procurando um livro com diferentes perspectivas sobre a saída do armário e primeira paixão após isso.

Dois pontos que me incomodaram bastante: as descrições excessivas entre e nas falas/diálogos das personagens, e, também, a maneira como as pessoas negras foram descritas, em alguns momentos achei que a raça fora citada de forma exagerada e desnecessária.

Laiane.Santana 26/03/2022

muito gostoso de ler, bem responsável nas abordagens sobre lesbofobia, racismo e etc. importante demais e com referências de livros que amo, recomendo mt

Thais 02/05/2022

Apaixonante
Eu acho que eu nunca li um livro tão rápido na minha vida,desde do primeiro capítulo ele já me prendeu ,durante a leitura tive o mix de sentimentos ,raiva pela mãe da Sofia e do pai da Teodora,a sensação da descoberta da sua sexualidade e as consequências disso ,mas a história delas é muito fofa,me identifiquei muito com a sua Sofia por amar ler e por amar a Taylor Swift??