O Fator Z

O Fator Z Giovanni Gualdoni...

Resenhas - O Fator Z

pordentrodaestoria 04/06/2023

?O Fator Z? dos italianos Giovanni Gualdoni (roteiro) e Marco Bianchini (arte), é a segunda HQ lançada pela Skript em parceria com a famosa editora italiana Sergio Bonelli Editore.

A obra foi publicada, originalmente, na Itália na série em quadrinhos Le Storie da Bonelli, que compila edições com histórias fechadas e dos mais variados gêneros.

Aliás, esta não é a primeira obra com a temática zumbi lançada na Europa e trazida para o Brasil. Em 2020, a Mythos publicou ?A Noite dos Mortos-Vivos?, quadrinho da editora Glénat com roteiro do francês Jean-Luc Istin e arte do italiano Elia Bonetti. Inclusive, já tem review aqui na página.

Mas diferente da obra da Mythos, ?O Fator Z? é uma história de zumbis, mas não sobre zumbis, e sim tem como foco da trama a busca desesperada de uma mãe pelo seu filho em meio a uma Nova York caótica dominada por mortos-vivos. Helena trabalha como assistente de direção em um pequeno canal de TV. Após os zumbis tomarem a cidade, ela precisará encontrar uma saída para resgatar seu filho Kevin.

Eu gostei desta obra, contudo acredito que ela irá agradar mais os fãs da temática de zumbi do que o público em geral. A história me parece ok e nada além disso. Senti falta de um pouco mais de desenvolvimento do seu final. Por fim, embora seja uma HQ de thriller de terror, não é nada que irá te causar algum tipo de desconforto.

Sobre a edição, o material foi trazido em formato capa dura com 116 páginas em preto e branco.

V_______ 31/05/2022

O Fator Z
Nesse fumetti, Giovanni Gualdoni e Marco Bianchini nos trazem um thriller de terror, com todos os elementos já consagrados desses mortos errantes, os zumbis.
Na Nova York dos dias atuais a praga zumbi se alastra, enquanto os preparativos para evacuação dos cidadãos se iniciam, Helen, uma jovem mãe fica presa, inconsciente só recobra os sentidos quando o prédio que trabalha está tomado por uma horda zumbi, o qual Helen terá de transpor para ir de encontro a seu filho.
As ilustrações de são belíssimas, extremamente cinematográficas, as expressões dos personagens também são um show a parte, o que só defende minha teoria de que os italianos são uns dos melhores ilustradores que há. A editora Script faz um trabalho primoroso e um acabamento de luxo nesse que é o segundo quadrinho da parceria com a Bonelli, se continuarem assim vou querer tudo dessa parceria. Esse aqui é um prato cheio para quem gosta de uma boa história de zumbis.