O Segredo de Susan

O Segredo de Susan Maicon Moura

Resenhas - O Segredo de Susan

ruby11 16/05/2024

O livro é ótimo e é uma leitura bem rápida, a forma que foi escrita me envolveu muito, só achei o final meio ????? Entendi que esse era o objetivo, mas não me agradou muito, mesmo assim adorei o livro.

A Susan no final tava só o meme "Me perdi no que era real e no que eu inventei"

Anne 06/05/2024

CARAAA
CARA ENTREGOU TUDO MEU DEUS O PLOT TODA HORA IA ME SURPREENDENDO MAIS E É DESGRAÇA ATRÁS DE DESGRAÇA MANO

gigiilendo 04/05/2024

Bem imersivo, surpreendente em cada plot twist, uma leitura rapidinha (o livro tem apenas 140 páginas) mas que te faz duvidar e acreditar a cada momento. As criticas a sociedade e a forma como lidamos e reagimos a tragédias é on point também.

dedeni 10/05/2023

Resolvi ler esse livro por acaso, gosto de conhecer autores brasileiros e esse assim como outros me surpreendeu muito.
um livro com uma história que a princípio não promete nada e te entrega tudo.

minha maior surpresa na verdade é o fato desse livro não ser mais comentado e reconhecido.
uma história que a cada página vai ficando mais e mais interessante e nos deixando aflitos para saber o desfecho.
o autor Maicon Moura conseguiu o feito de em poucas páginas entregar uma história completa, com início, meio e fim, e muitos plots de bônus.

com uma narrativa tão fluida e uma forma tão interessante de escrever faz com que se leia e se termine o livro de uma vez só.

Cristiane 30/04/2023

O que foi isso?
Entendi que o objetivo do autor era deixar a gente totalmente confuso, mas não acho que eu goste de me sentir assim.
De qualquer forma, acho que a experiência é válida. O livro é curto e a escrita é bem fluida.

ellen 21/01/2023

não esperava nada e entregou TUDO!!!!!!!!

apenas leiam. você pode se surpreender demais com o segredo de susan?

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 10/03/2022

Você também tem segredos?
Uma vez mais, o autor Maicon Moura soube fazer um bom uso dos recursos narrativos à sua disposição, construindo uma história que não apenas gira em torno de um mistério interessante, mas que também nos coloca para refletir sobre alguns elementos que nos rodeiam.

Como podemos imaginar, pelo título, Susan é a protagonista desta obra. Aos 12 anos (ou 11, se quisermos ser mais exatos), a pequena Susan Ernesto foi sequestrada e passou os seus 12 anos seguintes em cativeiro.

Assim, a história se passa em dois momentos: os anos do sequestro e o presente. A obra inclusive começa no momento em que Susan chega à delegacia, após finalmente fugir do cativeiro.

O que chama a atenção, logo de cara, são as críticas que o autor vai inserindo de maneira natural, dando coesão e peso à história.

As críticas, porém, não são direcionadas a um único assunto e, se por um lado, isso faz com que o autor não se aprofunde em nenhuma das questões apontadas, por outro lado, isso dá ainda mais sentido à história como um todo.

De início, como eu disse, acompanhamos Susan voltando à sociedade e vivendo toda a fama que o cativeiro acabou gerando para ela, que se torna uma influencer conhecidíssima e disputadíssima.

Alternadamente, vemos flashes do sequestro muito bem inseridos ali, mesmo quando parecem ser apenas episódio aleatórios e soltos. Isso nos faz entender a história de Susan e nos aproxima da protagonista.

Mas o ponto alto da história é que Susan se perde em seu personagem e com a aparição de Marvin nós também acabamos por nos perder. Mas não de uma maneira ruim!

A verdade é que já vivemos perdidos: em um mundo feito de aparências — e das aparências que queremos mostrar — é difícil saber quem cada um é de verdade. E, ao mesmo tempo, é muito fácil acreditar em qualquer um e se deixar levar pelos discursos de quem tem coragem de se impor.

O final dessa narrativa mostra justamente isso: como as pessoas — nós inclusive — se deixam levar e como isso pode trazer muitas consequências. Como é preciso que tenhamos calma no momento de processar as informações que recebemos e, principalmente, de julgarmos os outros ou darmos voz a qualquer um.

site: https://blogdastatianices.com/2022/03/10/o-segredo-de-susan-maicon-moura/