Heresia

Heresia Betty Milan

Resenhas - Heresia

Letiz 06/05/2023

Tão honroso quanto se faz possivel!
Queria ler desde o ano passado, mas nunca sentia como se fosse o momento propicio a ele.
Iniciei na quinta-feira e terminei sábado ao anoitecer. Curto mas incrivelmente grandioso.
Acompanhar Lúcia narrar a morte de sua mãe é doloroso e delicado, ser apresentada a historia de Vincent Humbert (2003) foi... me faltam palavras.

Yavanna 30/03/2023

Brutalmente honesto
Esse livro me pegou muito, fala sobre uma filha contanto o quanto é dificil cuidar de uma mãe com alzheimer e faz reflexões sobre eutanásia e o tabu sobre a morte... Eu fiquei bem impactada em várias passagens, pq a autora foi extremamente sincera com seus sentimentos. Ela estava realmente cansada.
Eu indicaria que lessem, porém, que a terapia esteja em dia, pq é algo muito sensível.

Marto 15/07/2022

Escrita corajosa
Livro com frases e pensamentos impactantes do começo ao fim, traz a reflexão muitos pontos atuais e importantes. Algumas verdades ditas de forma bem crua

Zeca 16/06/2022

Excelente livro. Situação a que todos passaremos, descrita com palavras diretas, referências. Muito bem escrito

@jaquepoesia 19/04/2022

• Heresia: tudo menos ser amortal
• Betty Milan
• @grupoeditorialrecord
▪︎ 109 páginas - Ano: 2022
☆ VIB: Em breve nas livrarias!

Através do relato angustiante de Lúcia sobre o precário estado de saúde sua mãe quase centenária, esse romance propõem ao leitor(a) uma difícil mas muito necessária reflexão sobre o quanto prolongar a vida de pessoas tão debilitadas e frágeis pode ser cruel.
A personagem Lúcia chega a desejar a morte da própria mãe para poupa-la de tanto sofrimento e humilhação e questiona o tempo todo o qual indigna pode ser a vida prolongada em tais circunstâncias.

💬 Esse foi um livro que mexeu muito comigo, registrei através do destaque "Betty Milan" meu estado diante da tão questionadora leitura. Como disse nos stories não tinha uma opinião sobre a eutanásia até ler o excelente trabalho da psicanalista. Através deste livro e de todos os fatos reais nele citados por meio da narrativa ficcional, me emocionei e me questionei. Este é um livro que com certeza irá desconstruir dogmas e será por muitos tidos como uma heresia.

O romance é dedicado á Vincent Humbert e sua mãe Marie Humbert, os quais lutaram juntos para que Vincent tivesse o merecido descanso.
O caso de Vincent ficou muito famoso após levantar a questão sobre a liberação da eutanásia em casos como o dele, que após um acidente ficou tetraplégico, cego e mudo se tornando totalmente dependente de cuidadores.
Com a ajuda do jornalista Christophe Verselle, Vincent escreveu um livro de 188 páginas chamado "Peço-vos o direito de morrer" (Je vous demande le droit de mourir) que teve inclusive adaptação para o cinema.

voandocomlivros 16/03/2022

"Heresia" é um romance extremamente corajoso e contemplativo. Com uma composição surpreendente de temas sensíveis, a autora brasileira Betty Milan nos convida, através da história de Lúcia e sua mãe centenária, a refletir sobre o fim da vida e a crueldade em seu prologamento indefinido. Por isso o subtítulo do livro: tudo menos ser amortal.

Diferente do imortal que presenciamos muito em histórias de fantasia. O amortal é um ser humano que sempre escapa da morte graças à evolução da medicina. Mas será que ser amortal é ruim? Betty Milan levanta esse tema e aponta de maneira respeitosa todos os prós e contras.

❤ O amor, sentimento que nos move e sem o qual não existimos, está presente em todo o livro. Eu adorei acompanhar os cuidados de Lúcia com sua mãe, que já sofre as mazelas de uma velhice extrema. O relacionamento das duas é colocado de uma forma bem real e verdadeira, mostrando o quão importante é pensar sobre assuntos que para a maioria de nós ainda é um tabu.

Lúcia é gente como a gente. 🗣 Recomendo muito que conheçam essa história nada romantizada e convidadativa ao diálogo com outras pessoas e com você mesmo.

✍🏻 Escritora e psicanalista, Betty Milan, formou-se em medicina pela USP e especializou-se em psicanálise na França com Jacques Lacan. Alguns outros títulos da autora que foram publicados aqui no Brasil, também circulam pela França, Argentina e China.

Preciso dizer que o Grupo Editorial Record acertou muito em colocar "Heresia" como VIB - Very Important Book (Livro Muito Importante). Eu já tinha muita vontade de conhecer a escrita da autora. Todas as minhas expectativas foram alcançadas e agora quero ler as outras obras também.🥰

Ps:. Fiz a leitura do livro pela prova antecipada ainda não revisada. Por esse motivo não trouxe trechos para vocês. Em breve o livro será lançado para o público geral.

⚠ Gatilhos para suicídio!

site: https://www.voandocomlivros.com/post/heresia-resenha