Sonho manifesto

Sonho manifesto Sidarta Ribeiro

Resenhas -

SuAlen.Pawelkiewic 17/07/2023

A humanidade está pronta para abrir mão dos privilégios?
A proposta do livro em si, é de extrema importância, trazendo reflexões sobre nossa ancestralidade, questões sociais, ações e consequências.

Sidarta aborda diversos temas, como o Covid-19, as sequelas da desigualdade social, povos originários, religião, meio ambiente, comportamentos sexuais, entre outros.

Tendo como contexto base a arte de sonhar, a idealização de um futuro mais promissor, socialmente e psicologicamente.

Apesar de ser um livro de linguagem acessível, não é um texto propriamente harmônico. Um discurso voltado para uma minoria, aquela minoria que de antemão já concorda com esses pensamentos, pessoas na qual Sidarta não precisa convencer.

Pessoas que precisam abrir mão de privilégios, da arrogância, dos preconceitos e perversidade, provavelmente nunca chegarão a ler esse livro ou acharão tudo uma bobagem, uma repetitiva fórmula do sucesso com ideias soltas na qual não se conectam.

Entendo que a proposta do autor é trazer uma luz de esperança no meio do caos, todavia vejo muita enrolação no decorrer da sua teoria, sem trazer realmente uma solução em si.

Tudo que foi abordado sobre a humanidade não é uma novidade, o domínio de certas classes sempre existiu e pelo rumo da atualidade está longe de acabar.

Numa sociedade extremamente preconceituosa, trazer a relação de pajés, xamãs, mestres da sabedoria popular, por mais interessantes e úteis não são bem vistas por essa grande parcela da população, justamente aquela parcela que precisa mudar pensamentos e principalmente ações.

Sonho Manifesto é recheado de ancestralidade e conhecimento, mas me pergunto: A humanidade está pronta para abrir mão de seus privilégios, se conectar com a natureza e ouvir os conselhos dos mestres da sabedoria?

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Wyllian Torres 04/08/2022

Um sopro de esperança consciente
Sidarta Ribeiro, além de um cientista sensacional, apresenta uma cosmovisão tão humanista e ao mesmo tempo com o pé no chão. Fora que quase tudo o que ele fala tem como referência varios saberes ancestrais, e é lindo como ele faz os links disso tudo enquanto respeita a idiossincrasia das coisas.

Nicole 27/01/2024

Utopia necessária
A leitura desse livro é fluida e muito interessante, trazendo informações sobre a cultura ancestral, lendas indígenas, histórias de capoeira, ensinamentos de grandes mestres, artistas, etc. Sidarta afirma que precisamos urgentemente mudar nossos hábitos de consumo, nossa consciência em relação aos recursos naturais. Precisamos ser mais cooperativos e usar os recursos que temos ao nosso favor. As ideias do autor e os exemplos que traz são muito interessantes, nos fazem de fato refletir. Porém, dificilmente serão colocadas em prática, pelo menos pela maior parte da população, ainda escrava do dinheiro. Por isso, o livro acaba se revelando bastante utópico. Só nos resta sonhar e fazer a nossa parte. Aos poucos, quem sabe, conseguimos algum resultado.

ClaudiaMF 03/08/2022

Sonhar é sempre bom
A proposta do livro é importante e urgente, e tem o mérito de ser uma leitura simples, fácil e em linguagem que pode atingir a muitas pessoas. Ponto para ele. Não podemos negar que o que o autor propõe é urgente e é também o sonho e a utopia necessários. Ok. No entanto... e sempre é assim com esse tipo de livro, são repetidas fórmulas de sucesso, com citações nem sempre explícitas, para defender ideias que, quem lê, já está de acordo. Ou seja, um discurso para uma bolha que não precisa ser convencida. Aqueles que precisam abrir mão de privilégios e deixar a violência, a arrogância e a perversidade de lado, certamente não lerão esse livro.

As propostas são essas, mas os métodos não são tratados. Como fazer para manifestar o sonho? Há livros melhores para ajudar a construir a mudança.

Edson.Bezerra 25/08/2022

Livro atual, que descreve de forma abrangente a encruzilhada em que nos encontramos enquanto especie humana como fator fundamental à sobrevivência das condições de vida no planeta.

Vinder 08/11/2022

Estava com grande expectativa para esse livro, mas acabei não gostando muito, pela forma clichê que é escrito. De qualquer forma, são assuntos de extrema importância.

Luisa 30/12/2022

ler e sonhar com o sidarta nesse livro pode parecer meio impossível, é imensa a esperança que ele tem nas pessoas para a transformação do caos que é o mundo. me admira muito ele conseguir narrar tantos horrores que vivemos e ainda insistir em tentar mudar, e é exatamente por isso que esse livro é especial: dá vontade de viver com esperança, de sentir a mesma força do coletivo que ele. foda demais, espero que continue ressoando por aqui.

Ana Camps 16/03/2023

Boa leitura
O livro é bom de ler! Tem muitas referências bibliográficas e me trouxe muitos conhecimentos novos. Tem horas que achei um pouco cansativo, por estar muito tempo dizendo o óbvio. Mas aí lembrei que o óbvio para umas pessoas não é o mesmo para outras, e além disso, estamos em tempos que o óbvio precisa ser dito, muitas vezes.

Marco.Baptistini 24/09/2022

Busca pelo equilíbrio do planeta
Livro escrito em forma de manifesto, como o próprio título já diz, não é propriamente um texto coeso e organizado em uma estrutura de encadeamento de ideias, mas sim um texto com vários insights do autor sobre os mais variados temas, como meio ambiente, ancestralisade, drogas, comportamentos sexuais, povos originários, religião, afeto, ciência, e mais uma miríade de temas que se intercalam. De qualquer modo, o que permeia todo o texto é a defesa de mossa capacidade de seonhar e a defesa da ancestraidade na narrativa de um mundo mais equilibrado social, mentalmente e com preservação ambiental.

De

Igor.Banin 10/05/2023

Perfeito
Livro mais que necessário, de vastas dimensões e alcance. Obra para ser introduzida no ensino médio.

Flôr 22/10/2022

Necessário!!
Sonho Manifesto é uma "tratado antropológico" construído por um neurocientista brasileiro ?

Não vou resumi-lo...
Sinto, mas não me creio capaz.

A obra do Sidarta é tão repleta de referências cruzadas e validativas que se tentasse certamente esqueceria algo primordial.

Mas a retomada da nossa vida como um sonho de Vishnu, assim como, o "mito de Angulimala e Narsinga" foram primordiais pra sustentar meu clima de otimismo. Afinal o livro trás uma série de constatações difíceis de digerir.

Para mim, é um livro imerso no zietgeist!
Sendo filho do espírito do tempo, muito NECESSÁRIO.

Dolorido, de ver, ouvir, sentir e compreender!
Mas se lança sobre as sombras pra criar: luz ?

Se a vida imita a arte... Ainda temos jeito!
E muito trabalho pela frente ?

Yara 09/11/2022

Sonho manifesto
Primeiro livro que leio do Sidarta. Gostei muito da leveza com que ele narra fatos, traz referências e perspectivas. Linguagem acessível e bem elaborada.

Deborah.Genovese 06/09/2023

Real mas nada diferente
Gostei muito da leitura, foi algo muito racional e direto, com soluções funcionais pra problemas pessoais e da sociedade. Comecei a ler por um clube do livro que quero participar, mas acabou cabendo muito para a minha realidade, em 80%.

Indo aos 20% que não couberam em mim, foram partes que eu também gostei, mas não me sentia o público alvo. O autor prescreve muitas vezes sobre racismo e pobreza, mas não como uma forma de iluminar aqueles que não tem conhecimento, e sim de dar mais água à uma tempestade que avassala a vida de muitos, e eu não concordo tanto com isso. Para mim, se você quer melhorar uma sociedade, você deve juntar duas essências: iluminar quem não passa por alguns problemas, para nascer empatia nos que não foram criados com isso & aliviar a dor daqueles que a sentem, sem propagar mais negatividade. Infelizmente, ele não fez nem um, nem outro.

De qualquer forma, a disposição de capítulos em "passos" para se libertar em um mundo cruel e muitos dos dizeres dele foram incríveis, me ajudando passar por algumas coisas da vida e dando esclarecimentos sobre as razões de muitos dos traumas que todo ser humano têm ou tem possibilidade em ter.

day 14/08/2023

Necessário
"A vida [?], por ser esse dom tão indescritível, incontível, [?] não pode ser percebida de outra maneira senão com contentamento, alegria e uma resposta criativa para o sentido de uma dança cósmica. Se você fosse chamado para uma dança cósmica, você ia ficar cabisbaixo, ou [?] saltitante?"
Sou muito suspeita para comentar qualquer coisa escrita por Sidarta Ribeiro ?
Além de uma inteligência fenomenal,a empatia ,sabedoria e visão política dele é simplesmente perfeita.
Livro super necessário para ontem .

Gabi 05/05/2023

Esclarecedor e alarmante, mas com um toque de esperança. Sidarta nos traz um compilado de pensamentos das mais diversas vertentes para nos mostrar a realidade: algo tem que ser feito! Uma leitura fácil que, ao mesmo tempo que pode ser angustiante, também nos dá a certeza de que há caminhos possíveis.