Não Nasci Para Agradar

Não Nasci Para Agradar Michelle Quach

Resenhas - Não Nasci Para Agradar

melreads 12/12/2022

eliza quan, apenas.
terminei "não nasci para agradar" há uns dias e tava tentando fazer uma resenha legal pra esse livro. não consegui formular nada extraordinário, mas queria de verdade elogiar a história.

a luta da eliza e de outros discentes contra o machismo é inspiradora e fiquei muita vezes encantada.

não gostei muito do romance do livro. na realidade, achei meio desnecessário e nem ajudou em muito. mas mesmo assim o livro em si não me decepcionou.

vi algumas resenhas negativas a respeito do livro e críticas à eliza, o que acabou me desanimando, mas no fim eu realmente gostei da história.

espero que esse livro sirva de inspiração para outras meninas que também têm de enfrentar situações como a da protagonista.

Leticia 18/10/2022

A serena é pft!!
Não tava dando nada no início, tava lendo meio forçado mas em algum momento mais pro meio a coisa começou a fluir e ter que parar de ler pra fazer outras coisas virou um sacrifício.

Letizinha 20/01/2023

WOW!!
Esse livro é super divertido, o romance é leve, e muito divertido, no entanto, esse não é o ponto principal do livro.

Eliza Quan, uma estudante do ensino médio, é alguém brilhante, confiante e muito inteligente, uma mulher fantástica! Ela lutou por seus princípios até o fim, e mostrou a todos o que era, de fato, acreditar em alguma coisa; mesmo quando todos a criticavam, ela continuou a lutar pelos seus direitos.

Uma narrativa brilhante, muito encorajadora e divertida, recomendo a todos, principalmente às meninas, para que entendam o valor que cada um tem, algo muito além da aparência e fama. Uma obra inspiradora!

Boa leitura ???? ?? ?

Ley 28/07/2022

Me irritaram, mas a temática é maravilhosa
Antes de iniciar essa leitura senti um certo medo de me deparar com algo forçado, mas houveram tantos pontos que gostei quanto outros que surtiram o efeito contrário. O ponto de vista juvenil, com uma boa ambientação ajudam a melhorar os temas centrais do livro e desenvolver melhor o assunto.

Elisa, a protagonista, tem suas convicções e pretende segui-las a todo custo. Ela se garante em suas habilidades e crê que pode vencer se for boa no que faz. Ao se candidatar como editora chefe do clube de jornalismo da escola, ela sabe que vai conseguir a vaga e não se vê nenhum pouco ameaçada pelo garoto que se candidatou de última hora.

Algumas coisas não saem como Elisa gostaria, um resultado que ela conclui ser por culpa do patriarcado. É totalmente compreensível a visão da protagonista e tudo muito claro. Ela não está ali para agradar ninguém e sua conduta mostra bem isso. Ela também tem conhecimento de como, apesar de ter princípios bons e experiência no assunto, a sociedade pode ser machista para uma mulher como ela, esmagando seus sonhos por ela não aparentar ser como todos querem.

A situação é incoerente com o que a personagem acredita. Logo, Elisa tenta lutar para conseguir a vaga de acordo com seus requisitos, mostrando que o oponente não merece o posto apenas por ser um homem. Como nem tudo é tão simples, inevitavelmente os personagens se aproximam e isso não ocorre de imediato.

A aproximação também não era premeditada, mas acaba tendo um efeito diferente do que era esperado. Elisa conhece-o melhor, começando a ter uma certa afinidade com ele e vendo-o como alguém legal. Com certeza isso gera uma certa discussão interna na protagonista, mas é impressionante como ela é centrada.

Nem tudo o que ocorreu na leitura foi como eu gostaria. Algumas condutas tanto de Elisa como de Len, seu oponente, foram um tanto fora do que eu esperava, mas foram experiências que eles precisavam passar. O livro ajuda a ter uma visão de algo corriqueiro da sociedade em uma linguagem simples e objetiva, mesmo passando raiva aqui e ali.

O centro do livro são discussões sobre o feminismo e acontecimentos que desvalorizam uma mulher que não segue sendo o que é esperado. Também evidencia como algumas visões precisam ser moldadas e erros desfeitos. Acima de tudo, mostra como você é julgado e responsabilizado por quem é. Elisa inspira em vários momentos por persistir em suas convicções.

O livro é rápido para ser lido, tendo muita representatividade asiática e temas importantes debatidos. O romance juvenil fica em segundo plano, mas é fofo e traz apreensão por não sabermos o que acontecerá. Se você curtir todos esses elementos que destaquei na obra, tenho certeza que irá gostar da leitura.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/07/resenha-nao-nasci-para-agradar.html

Yasmim 29/01/2023

Não nasci para agradar
Oq dizer deste livro?... Eu simplesmente amei essa história e achei o desenvolvimento tanto dos personagens quanto dos acontecimentos incríveis! Eliza Quan é a nossa protagonista que luta pelo feminismo em sua escola (e um pouco além), defendendo seus ideais e princípios fortemente até que se vê apaixonada pelo seu rival, a personificação do patriarcado, como diz ela. A cada capítulo a leitura se torna mais interessante e intensa. Com certeza um ótimo livro pra quem gosta de romances adolescentes, e tbm pra quem n é mt fã desse gênero.

hiliandra.faggion 28/05/2022

Este é um livro que eu não sabia o que esperar. Foi muito gostoso de ler. Existe muita divergência de idéias quando se fala do assunto que é tratado no livro. Existe muita informação errada que circula por aí... Foi bom ver que as dúvidas acontecem com todos. Achei um livro bem sensível afinal.

dlet 26/12/2022

pra ser sincera eu esperava beemm mais, o livro é bom mas eu tava em ressaca literária e a leitura não fluiu nem um pouco, foi bem arrastada na vdd ? o livro fala muuuito sobre feminismo e eu achei o romance meio fraco, mas mesmo assim foi bom !!

fiquei muito orgulhosa do len por ter confessado e da eliza por ter virado a editora chefe

Ana Ju 02/08/2023

Gostei muito
É um livro bem gostoso de ler, tem umas questões bem importantes, gostei muito do Len e da implicância que os dois têm um com o outro, principalmente por parte da Eliza. Vale muito a pena a leitura e faz a gente repensar algumas atitudes.

Lili 18/10/2022

Não nasci para agradar
Eu não achei que poderia gostar tanto desse livro, o livro traz muita representatividade feminina e eu gostei bastante,nunca li nada parecido.

navi 05/02/2023

A protagonista não nasceu para agradar mas consegue ser bem mais agradável que muitas personagens por aí. É um livro que fala sobre assuntos importantes como machismo e xenofobia, não me prendeu e algumas partes me deram sono mas até que foi uma leitura bacana, o casal é fofo e o personagem masculino é bem legal.

Bruna 07/07/2022

Esse livro me surpreendeu! A parte mais interessante nessa experiência de leitura foi acompanhar a história de Eliza ao mesmo tempo em que eu relembrava episódios da minha própria vida e situações que vivo até hoje por causa do machismo e do patriarcado. Em algumas partes, me lembrou vagamente o filme Meninas Malvadas. Acho que é possível fazer alguns comparativos entre as duas histórias.

Além disso, é legal ver como a autora traz os traços culturais das suas descendências (e de algumas outras também) para a vivência dos personagens. Deixou a história mais complexa e significativa também.

Laura1416 14/03/2023

Não nasci para agradar
Um livro leve e delicado, como deveria ser, falar sobre lutas sociais para jovens é sempre complicado e ele consegue isso de maneira eficaz. Embora não aprofunde tanto, já é suficiente pra criar a curiosidade na mente dos leitores, ele cria a necessidade de pesquisar e pensar mais a respeito.

A história em si é muito fofa, mostra que nem sempre devemos ser tão taciturnos ou criar imagens erradas das pessoa apenas por não gostarmos delas e é importante notar que ajuda é sempre ajuda, independentemente de onde venha.

Também é importante ressaltar os ataques recebidos por Eliza ao longo do tempo, é triste saber que para que a opinião pública fosse ?revertida? coisas tão grandiosas tiveram que acontecer, diz muitos sobre a nossa sociedade.

Achei a Eliza fantástica, sua evolução é notável em vários aspectos, tudo que aconteceu foi muito positivo para ela como pessoa. E o romance achei muito lindinho, existe conexão, apoio e muita química.

Daredevil<3 10/02/2023

Não nasci para agradar
Eu não achei que ia gostar tanto desse livro, mas me julguem, pq eu gostei! Ele é uma mistura de filme de sessão da tarde com o filme moxie.
Além disso, o livro tem uma escrita fluída e uma história, pelo menos pra mim, instigante.
Letícia 12/02/2023minha estante
Tbm me lembrei muito de moxie, o livro todo sério