Madame Satã: Autobiografia

Madame Satã: Autobiografia João Francisco dos Santos

Resenhas - Madame Satã: Autobiografia

Luana 21/01/2024

Sentimento de destino traçado na marginalidade
Sinto que madame satã teve seu lado artístico assassinado pelos meio que viveu, é como se a vida desse dois caminhos e ele poderia brilhar e ser muito feliz num mas por um lado a época não permitiu e por outro era alguém com muitas mágoas e traumas (também com tanta injustiça e perseguição) e essa raiva interna só se expandida e explodia pra todo lado.
Fiquei tão triste com a cena em são Paulo, que apesar de o delegado não ter dado voz de prisão, foi quando ele realmente enterrou o coração de artista e não acreditava que merecia viver com honestidade, o sentimento de destino traçado na marginalidade fazendo ele desistir de tudo que sonhava.
Com tantas brigas e lutas ficava sem fôlego e cansada só de ler, por isso estampava tantos jornais precisavam chamar 3 viaturas pra conseguir cansar o homem, diversas vezes as brigas sendo grupos enormes contra ele sozinho.
27 anos no cárcere também da pra ver a transição do sistema prisional que ele vivenciou na própria pele.
Sobre os 7 filhos e filhas ele fala muito pouco, e como falou pouco, somado a quantidade de tempo que ficou preso não entendo quando ele diz que os "criou", sla a conta não fecha, talvez seja audácia minha mas penso que criou como a maioria dos pais, ou seja, a maior parte do tempo ausente, já que ele mesmo não cita os filhos muito. De qualquer forma é o primeiro contato que tenho com a história dele, talvez em algum outro livro/filme fale mais dessa paternidade.
Dito isso, vale a leitura por tantos aspectos e ainda é gostoso de ler uma história autobiografia trás mais intimidade para os leitores.

Anderson.Coelho 04/09/2023

Madame Satã
Literalmente comprei o livro pela capa.
Curiosamente não assisti o filme biográfico da madame Satã. Sei que existem dois, um com Milton Gonçalves e um com Lázaro Ramos. Ambos no papel de Madame Satã.
A figura de madame Satã , sempre me passou ou pelo menos me venderam como uma pessoa violenta e um marginal, gay, pela época de seu nascimento não existia outros gêneros.

Como era um livro de memórias queria ler e descobrir de fato quem ela era.

Sem spoiler do livro, mudei a minha perspectiva, pois encontrei ali um homem, cheio de traumas e que de certa forma precisou lutar a vida inteira atrás da sua paz. A confusão buscava por ele e ele não corria.
A história tem seus pontos de violência, mortes acidentais ou digamos mortes ocasionais. Mas li acima de tudo uma história bonita de superação e amor. Sim existe um amor no caos. Apesar da vida ?louca? ela adotou e criou 7 crianças, que ele pouco descreve no fim da história.

Um personagem com a cara do Brasil, com a cara do brasileiro real.

Curioso pelo filme para ver se respeitaram ou transformaram Satã em uma caricatura.
Gabriel.Almeida 27/04/2024minha estante
Já viu os filmes? O que achou?

Iara Caroline 17/05/2022

?Nunca na vida ninguém entrou numa briga do meu lado?
É incrível o caminho que a literatura nos leva. Pois ano passado eu li um livro maravilhoso chamado ?Tempo de Graça, Tempo de Dor?, onde eu conheci essa figura emblemática de Madame Lucifer, e descobri depois (com muitas conversas sobre) que se tratava de uma ?personagem? bem real aqui do nosso país, que na verdade atendia por Madame Satã. Pois agora li então a sua biografia, que melhor ainda, foi escrita pelo próprio.

Não há o que se falar além de que foi uma leitura muito boa. Viajar nessa história crua e real da vida de um homem, um homem brasileiro e queer. Que viveu bem antes de mim. Que viveu em uma Lapa que no fim passou a existir apenas na memória e na tentativa de manter essa memória. Um homem aliás, que sobreviveu. Porque é isso que ele relata. A história da marginalidade que é imposta, e não escolhida. A perda de quem a gente poderia ser, como ele era lá no fundo, um artista e uma pessoa de bem.

Gostei muito de conhecer a história de Madame Satã. A escrita pura como é, com os trejeitos do próprio de falas, fizeram a leitura espetacular. E pra ser justa mesmo, fiquei muito rendida a este fato. De que esse livro foi escrito por ele e de que pude sentir isso porque aquelas são as palavras dele e daquela época do Brasil. Muito bom.