Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Natacha com CH 29/12/2023

Uma paixão por Porto Alegre ??
O livro foi uma agradável surpresa. Confesso que adquiri porque amei a capa e fiquei curiosa com a sinopse. Que bela surpresa! Os personagens são todos muito envolventes e a paixão por Porto Alegre é algo muito poético e acolhedor. Recomendo demais!
leiturasdabiaprado 30/12/2023minha estante
Ainda não comecei o meu, vou colocar na lista dos próximos a serem lidos! ?

Gislaine 04/01/2024minha estante
Também gostei bastante! Leitura rápida e ao mesmo tempo generosa!

Clarissa130 17/12/2023

Tornou delicado diversos temas complexos
Essa se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano! ?O nome dela é Rodolfo? conta a história de Murilo no enfrentamento ao luto de um relacionamento cujo término ele não aceita. Na tentativa de economizar dinheiro para reaver seu relacionamento, Murilo se muda para um apartamento barato e lá encontra uma tartaruga. Passa então a enviar e-mails à dona do apartamento, Francesca, e na tentativa de acharem um novo lar pra tartaruga, que se chama Rodolfo, estabelecem um companheirismo crescente a cada mensagem, com partilha de segredos e autodescoberta. É um livro repleto de trechos filosóficos, que aborda relacionamentos (amorosos, familiares e de amizade), vulnerabilidades, questões de gênero e orientação sexual (de forma brilhante), bem como o luto de forma geral. É um livro que todos nós podemos nos identificar em alguns trechos. A escrita é muito fluida e a história me envolveu muito! Amei! Belíssimo!!!
Gi, 02/01/2024minha estante
Eu amei esse livro!!!

Raphael Santos 19/04/2022

Um livro comovente
Julia Dantas surpreende mais uma vez com sua escrita, uma excelente construção de personagens e cenas tão bem desenhadas que mostram todo o seu talento.

Um livro sobre vulnerabilidades, anseios sobre a vida e os conflitos, entre nós mesmos e mundo.

Como em Ruína y Leveza, a peregrinação é matéria transformadora do encontro entre pessoas e na ruptura de suas jornadas.

site: https://escritaselvagem.com.br/

Renata Vaz 14/06/2022

Uma grata surpresa
Entrei na livraria e esse livro me puxou pra ele, como se houvesse uma onda magnética entre nós. Amei os personagens que mostram o que há de mais bonito na construção das relações entre as pessoas. Ele não te promete nada (o livro), vai se desenrolando e quando tu percebe está completamente envolvida na história de Murilo, Francesca e a tartaruga Rodolfo. Amo o fato de ser ambientado na cidade de Porto Alegre (minha cidade). Uma lindeza de livro.

Irka Barrios 15/11/2022

Não sei, mas acho que só Julia Dantas seria capaz de fazer, num ano reativo e violento como 2022, com que eu me agarrasse a uma tartaruga e peregrinasse pelas ruas suarentas de Porto Alegre em busca de um lar.
Iniciei a leitura pensando, ótimo, é uma história de amor (e eu amo histórias de amor, embora as considere leves frente aos problemões atuais). Só que chega um momento em que a Julia aparece, e o que ela nos diz é arrebatador.
Julia Dantas reforça em mim a crença na beleza das coisas que nunca acontecerão, porque as promessas também são belas.
As histórias de Rodolfo, e de Murilo, e de Lídia, e de Camilo, de Francesca, são repletas de investidas e abandonos. Como é a vida, e seguimos. Em frente, presos aos limites da liberdade que nós mesmos impomos.

Helder 28/03/2023

A procura de caminhos
A namorada de Murilo resolveu dar um tempo e “se encontrar” em um retiro espiritual com algum guru em Goiás. Assim, sozinho, enquanto junta dinheiro para ir atrás de sua namorada, Murilo decide alugar um apartamento por uma temporada, porém ao entrar no apartamento alugado, encontra Rodolfo, uma pequena tartaruga que ficou ali junto com alguns móveis da antiga dona.
Inconformado com aquilo, ele envia um e-mail para Francesca, a dona do apartamento, que pede desculpas e lhe envia um endereço de um amigo que com certeza poderá ficar com Rodolfo até ela retornar de sua viagem e voltar para seu apartamento. Porém nada na vida é assim tão fácil e logo Murilo percebe que na real poucas pessoas têm disponibilidade para cuidar de uma tartaruga.
E entre diversos passeios por Porto Alegre, isso tudo é só o inicio de uma bela historia que nos mostra como diferentes pessoas vão entrando na nossa vida e trazendo pequenas mudanças que nem sabíamos que estávamos precisando.
A cada e-mail trocado com Francesca, Murilo recebe um novo endereço de algum amigo da moça para que tente levar a tartaruga e também alguma história de vida que Francesca viveu ou conheceu em suas viagens pelo mundo e que acabam ajudando Murilo em seu momento de crise existencial, já que sua namorada o deixou, ele se formou na faculdade , mas escolheu seguir trabalhando como porteiro e ainda precisa ajudar sua irmã que está tendo problemas com o marido.
No fim, aquilo que parecia uma simples estória vai tomando rumos muito maiores e vamos vendo que as pessoas tem muitos esqueletos em seus armários, e que nem sempre conseguem elimina-los sem ajuda.
Muitas vezes mentimos para nós mesmos tentando enterrar lembranças do passado que nos fazem muito mal.
Este é o primeiro livro de Julia Dantas que leio, mas me apaixonei pela narrativa e pelo texto forte e poético, que me fez marcar diversos trechos do livro.
Eu comecei a ler este livro com uma ideia fixa do que ia encontrar, mas fui surpreendido diversas vezes na leitura, pois a autora não nos prepara para aquilo que sua história vai nos trazer.
No fim, espero sinceramente que Murilo tenha encontrado algum alento. Na busca por encontrar um lar para p pequeno Rodolfo, talvez Murilo tenha encontrado seu lugar no mundo. Ou não, né?
Por fim, te convido a ajudar Rodolfo e a encontrar um lar. Te garanto que será uma ótima viagem

Lurdes 07/05/2023

Murilo se muda e descobre que o apartamento já tem uma moradora.

Não, não se trata de um Dorama em que um casal vai dividir o mesmo teto e se apaixonar.

Murilo acaba de se mudar para um apartamento alugado, após sua namorada Gabriela viajar para Goiás em uma espécie de retiro espiritual. Qual não é sua surpresa ao descobrir, em um cantinho do box do banheiro uma TARTARUGA.

Meio desconcertado ele verifica se o bichinho está vivo e logo improvisa uma piscininha na pia do banheiro, enquanto tenta entender o que fazer com a inesperada moradora.

Murilo é quase um ermitão, que trabalha como porteiro noturno em um prédio comercial, horário livre de interações. Exceto pela namorada Gabriela, de quem é emocionalmente dependente e não aceita a separação, Murilo não se relaciona com praticamente ninguém.

Ele consegue o e-mail da proprietária Francesca e eles começam a se corresponder, inicialmente motivados pelo bem estar de Rodolfo.

Sim! A tartaruga se chama Rodolfo.

Ele quer arrumar um novo lar para Rodolfo, pois pretende viajar em breve para onde está Gabriela, na esperança de reatarem e Francesca vai indicando nomes e endereços de conhecidos que podem ficar com a tartaruga.
A partir daí Murilo se vê obrigado a circular por Porto Alegre inteira e, conforne vai conhecendo estes inusitados personagens, sua curiosidade em relação à Francesca vai aumentando, ela que manda frequentes mensagens relatando suas viagens insólitas. Até mesmo a relação com sua irmã Lidia vai se fortalecendo e o resgate de memórias que tentava manter esquecidas começam a vir à tona.

Temáticas como solidão, insegurança, identidade de gênero, amizade, empatia, são tratados com muita delicadeza e generosidade, características da autora.

Rodolfo, com sua aparente placidez, se mostra peça importante na transformação dos personagens que o cercam, que pouco a pouco vão se desfazendo de suas carapaças, em um processo de auto descoberta muito interessante.
Leitura linda, prazeroza e muito transformadora.
Recomendadissimo.

Erica.Barone 28/11/2023

Um livro sobre encontros e desencontros. Sobre identidade, solidão, empatia e propósito. Embora o livro seja um tantinho melancólico, foi gostoso acompanhar a trajetória de Murilo em busca de um cuidador para Rodolfo. Cuidar de algo ou de alguém pode ser transformador.

Andre.Coletta 02/12/2023

Surpreendente
Daqueles livros que quanto menos informação você possuir antes da leitura, mais prazerosa ela será.

Estou fascinado com a simplicidade que a Julia Dantas constrói essa narrativa, não esperamos nada grandioso, mas no instante em que somos cativados pela obra, o ritmo torna-se avassalador.

Se tornou uma das minhas leituras favoritas desse ano, o brilhantismo está nas diversas entrelinhas que a narrativa vai construindo aqui e ali, começando pelo título do livro, que se você reparar bem, já traz alguns indicativos.

Cada surpresa que a autora vai construindo é ainda mais incrível e, assim como o protagonista, nós também saímos mudados desse livro, tem algo meio mágico inclusive, esse que de contar uma história dentro de uma história, as cartas, os e-mails, as muitas viagens dentro de uma cidade, que uso de espaço fenomenal.

Daquelas leituras leves e ao mesmo tempo completamente arrebatadoras.

LuHilst 05/12/2023

Rodolfo
Não lhes contarei quem é Rodolfo, esta personagem cativante, sempre disposta a dar um passo a frente.
Mas posso contar que o livro cria um retrato complexo da realidade, sem esteriótipos nem simplificações. Que a escrita é cativante e que o não dito, aquilo que fica no ar, empurra a leitura pra frente rapidamente.

Gabriela1598 06/12/2023

Maravilhoso
Um livro de leitura muito fácil, fluída e rápida. Comecei o livro e não queria parar de ler. Quando terminei o livro, desejei não ter terminado. Uma história cativante e curiosa de Rodolfo e Murilo. Seguimos os dois durante os capítulos que são uma delícia de acompanhar.

Elisa Ponciano 10/06/2024

Saudade em forma de livro
Esse livro me passou tanta ternura e sensibilidade. Aquele lembrete de que por mais imperfeitos que sejamos, isso só nos mostra a nossa humanidade.
Quem diria que uma tartaruga chamada Rodolfo mostraria a importância de seguir sempre em frente.

Madame Marisa 08/12/2023

Como é bom ler livro nacional! Como é bom! Estou encantada com a escrita, com essa sensação de entender exatamente o que está sendo dito. Estou apaixonada pelos personagens. Cada pessoa que cruza nosso caminho, nos ensina alguma coisa, deixa marcado na gente um pouco de si mesmo, nos muda, nos transforma. E a Rodolfo, sim, pq ela se chama Rodolfo. 5 ????? Amei!

Rodolfo 09/12/2023

Murilo acredita que está passando a pior fase de sua vida: sua namorada terminou o relacionamento para ir viver numa comunidade espiritual, o emprego é mais um fardo do que uma fonte de renda, está endividado, sua escrita não está fluindo e não tem onde morar.
Quando ele encontra um apartamento disponível acaba encontrando também uma surpresa: a dona do apartamento deixou para trás uma tartaruga.
Disposto a se livrar do bichinho, ele passa a se comunicar com Francesa, dona do apartamento, por e-mail na esperança de encontrar um lar para o bichinho. Mas todas as sugestões dadas por Francesca acabam fracassando.
E aqui mora a magia da história. Conforme vamos acompanhando a saga de Murilo, vamos também descobrindo a natureza humana e seus segredos, o quanto somos surpreendidos pela revelação dos mistérios daquilo que criamos em nossas cabeças, pelo simples fato de acharmos que podemos julgar e sugerir
A relação humana é sem dúvida a mais misteriosa e conforme acompanhamos o desenrolar da história isso vai ficando evidente nas atitudes de cada personagem.
As descobertas que o leitor vai fazendo juntamente com Murilo reforçam essa tese do mistério, capaz de surpreender e fazer refletir.

Klelber 10/12/2023

Sensível
Eu fiquei com pena da tartaruga em muitos momentos, mas ela foi feliz no final, isso aliviou a história ??