Descanse em Paz

Descanse em Paz Joyce Carol Oates

Resenhas - Descanse em Paz

Nilson 02/03/2020

SUBJETIVO
Estas historias tem como base fragmentos da realidade de cada um dos personagens deste livro com devaneios e vasta imaginação da autora. Sinceramente nao faz meu gênero, porem, como não gosto de deixar pela metade o que começo com muito esforço fui até o fim da leitura. Muito subjetivo para meu gosto.

regifreitas 23/01/2019

Joyce Carol Oates é considerada uma das grandes autoras da atual literatura em língua inglesa; seu nome vive rondando as listagens anuais dos indicados ao Nobel de Literatura. Aqui ela nos apresenta cinco perfis biográficos ficcionais, retratando os últimos momentos de vida de grandes nomes da literatura: Edgar Allan Poe, Emily Dickinson, Mark Twain, Henry James e Ernest Hemingway. Os acontecimentos narrados são meramente frutos da imaginação da autora, embora, como ela esclarece em nota ao final do livro, eles tenham sido levemente inspirados em anotações de diário, cartas, manuscritos ou biografias dos autores retratados.

Quase todos os contos são situados no tempo cronológico de vida desses escritores, e a autora procura emular as características que eram intrínsecas ao “biografado”. Assim, por exemplo, o texto que trata de Poe é envolto em uma aura de mistério e sobrenatural, marcado pelo fantástico, próprio da obra do autor de "O corvo". A única exceção é o conto “EDickinsonRepliLuxe”, sobre Emily Dickinson. Ao contrário dos demais, ele se passa no século XXI, e Dickinson é retratada como uma “replicante” – um androide de material sintético e forma humana, criada para ser uma cópia muito próxima do que teria sido a poeta do século XIX.

Este último, embora seja o que destoa mais da proposta original de Oates, foi o que mais me agradou, principalmente por sua inventividade e ritmo textual. Os demais contos são apenas razoáveis. Talvez para aqueles leitores que tenham um conhecimento maior sobre os pormenores da vida desses escritores os textos possam ter um sentido a mais. Para mim, a maior parte deles não funcionou.

Túlio Demian 08/06/2013

Wild nights
A edição do livro é tosca. Cheia de erros, de palavras fora do lugar. A medida que os capítulos acabam os erros de edição ficam mais nítidos, mas o livro é tão envolvente que a gente acaba esquecendo estes pormenores. Imagem um Poe imerso num louco retrocesso selvagem a ponto de conceber instantes de prazer com uma fêmea semi pré histórica. Enquanto isso, Emile Dickson é uma andróide no século XXI que sofre pela relação de semi escravidão sem perder seu espírito libertário. Twain enche o coração de uma menina de amor e depois, sem se despedir, avança sobre o infinito. James e seu amigo temporário, conhecido em um hospital, revitaliza-se ao compreender o valor da humildade e da vida. Enfim, a linha central das histórias é a SOlidão. o Título do Romance é Wild Nights e não, necessariamente, relatará os ultimos dias desses grandes nomes. Portanto, "descanse em Paz" não foi uma adequação muito feliz, na minha opinião. Vale a pena!

Ananda Sampaio 14/03/2013

Muito bom!
Joyce, foi muito boa em recriar estórias de personalidades tão grandiosas. Com criatividade, maestria e até crueza. Tirando essas pessoas de seus possíveis pedestais e transformando-os em pessoas comuns, doentes, obsessivas e terrivelmente solitárias.
Um livro que exige real interesse de quem está lendo e que eu aconselharia a uma leitura prévia sobre as personagens.
Recomendo!