Indígenas de Férias Thomas King
Thomas King

Resenhas - Indígenas de Férias

Heloiza 11/05/2022

Viajar não é escapar
O autor é bastante descritivo e nos revela através de seus personagens detalhes de algumas cidades visitadas por eles e que a imersão nisso pode ser muito prazerosa. Mas o que mais me chamou a atenção na leitura foi observar que as viagens não são tratatas como escapismo. Os problemas do personagem, as questões individuias e sociais o acompanham em todos os momentos e lugares. Não há um desligar-se do mundo... Há apenas enfrentar problemas em contextos diferentes e por outras percepcões.

Adriana1037 28/04/2022

Cansativo
Leitura arrastada. Achei os personagens chatos. Não me identifiquei. Reflexões superficiais sobre a questão dos refugiados e situação dos indígenas canadenses e americanos. Final sem graça. Não é horrível, mas é um livro bem esquecível.

Carolina 26/04/2022

Humor e críticas ácidas
Um dos livros mais engraçados que já li. É uma leitura leve, mas promove reflexões sobre a vivência dos povos nativos na modernidade.

Gláucia 08/05/2022

Indígenas de Férias - Thomas King
Indicação de abril/2022 por Margareth Atwood.
O autor, também canadense mas de origem ameríndea nos traz a história de Bird e Mimi, turistas em viagem pela Europa a fim de resgatar uma relíquia de família perdida por Leroy Bull Shield, tio de Mimi. O objetivo da viagem também é o de conhecer o paradeiro de Leroy, desaparecido há muitos anos quando saiu da reserva onde moravam.
O livro é bem rápido de ler, narrado em sua maior parte por diálogos que nos mostram um Bird pessimista, deprimido e amargurado. Através de suas lembranças sobre seu passado como jornalista também conheceremos um pouco do conflito existente entre os canadenses invasores e os nativos, povos indígenas dizimados no passado com feridas históricas que ressoam até os dias de hoje. Impressionante conhecer esse lado, geralmente só nos trazem o aspecto humanizado e evoluído do país, o que prova que as minorias neglicenciadas são negligenciadas em todo canto do nosso mundinho.
Adorei o tom emburrado e desinteressado de Bird e sua passividade e conformismo frente à personalidade oposta de sua tão pró-ativa esposa Mimi.

nico 09/05/2022

identidade e perspectiva
gostei muito dessa leitura, além de me apontar coisas que eu não conhecia ou sabia e que eu deveria estar prestando mais atenção, ainda é uma leitura como qualquer outra, que nos faz entrar em um mundo novo e ainda sentir coisas com relação a nossa realidade.

sei lá, falei dificil mas eu só gostei bastante!

Mariliz.Vargas 10/05/2022

Viajei com eles
A leitura é deliciosa. Não tem como não se identificar com o casal idoso e suas investidas por Praga. Além disso é muito divertido. O temperamento sombrio de BIRD e o entusiasmo de Mimi se complementam deixando a história leve e contagiante. É um livro que envolve a gente de um jeito que bate aquela saudades quando termina. Um jeito divertido de viajar pra Praga, Veneza, Amsterdã?

Beatriz.Alves 25/04/2022

Indígenas de férias
Não gostei nem um pouco da leitura! Não sei se é só ruim ou se não entrei no livro! Narrativa repetitiva,chata,nada envolvente!

Carol Jusvi 18/05/2022

esperava mais pelo título, mas foi uma leitura interessante e diferente. preciso confessar que mimi me irritou em algumas passagens, e consegui entender Blackbird Mavrias, mas talvez seja só a maneira dela de lidar com seu marido ranzinza rs

Kimberly30 14/05/2022

Indígenas de Férias
O que eu amo na TAG é justamente esse proposta de trazer livros que fogem do óbvio. Ainda que não seja meu estilo de leitura é sempre impressionante o quanto podemos aprender com cada autor e cada história.

Já tem alguns anos desde que eu abri meus olhos pela primeira vez para o passado dos povos originários. É muito fácil se deixar levar pela forma como os livros contam as histórias indígenas e marginalizá-los, ignorando e diminuindo seus costumes ao estereótipo dos filmes e das fantasias.

King traz em sua escrita essa identidade como ela é.

Bruna 17/05/2022

Indígenas de Férias
Sinceramente, não sei como começar explicando minha experiência com esse livro... eu tinha tudo pra me identificar com o personal principal, ele claramente é meio deprimido, com dificuldades de fazer qualquer coisa, mas não consegui sentir nada por ele além de impaciência e uma apatia enorme. O livro teria sido muito mais interessante se a personagem principal fosse a Mimi.

Um livro com vários diálogos e um personagem totalmente vazio, sem interesse nenhum em NADA. Foi difícil ter vontade e disposição pra continuar essa leitura. Nem as ruas das cidades que estavam visitando pareciam interessantes em sua narração.

O livro foi basicamente 320 páginas de desinteresse e tédio. Sequer me importei em ler o final, não me importava.

Estava animada pelo meu primeiro livro com a narração de alguém com descendência indígena, mas infelizmente não me agregou em nada. Todos os assuntos abordados de forma muito supérflua e vazia. Em uma semana nem vou lembrar que tentei ler isso aqui.
Luciane Nascimento 25/05/2022minha estante
Me representou! 320 páginas de nada!

Jessika.Venes 17/05/2022

É um livro que agrega muita cultura, trata os medos e limitações do ser humano com bastante propriedade e uma certa descontração.
Porém, não é o tipo de leitura que me prende.

Lucy 18/05/2022

Diálogos interessantes e um pouco sobre a vida de um casal descendente indígena. Tem um pouco de análise sobre a vida do narrador.

Lu Tibiriçá 28/05/2023

Uma viagem....
Demorei demais nessa leitura. Mais que a viagem dos personagens. Viagem esquisita, com um sentido que deixa a desejar.
Como diz a contracapa, tem diálogos interessantes mas realmente não sei se são o suficiente pra valer a aventura da leitura. Terminei a viagem feliz. Só pra poder devolver o livro pra sua luva e deixá-lo descansar.