Coração de Cachorro

Coração de Cachorro Mikhail Bulgakov

Resenhas - Coração de Cachorro

mpettrus 21/05/2024

A Ilusão Alegórica de Bulgakov
?Tenho sessenta anos, tenho idade para te dar conselhos. Nunca faça nada de criminoso, não importa por qual razão. Mantenha as mãos limpas a vida toda.?

Muito pode ser dito sobre esse conto de Bulgakov, um dos escritores mais cultuados dos tempos da Revolução Russa.

A história de ?Coração de Cachorro? foi escrita em 1925. O manuscrito foi apreendido durante uma busca no apartamento do autor em 1926. Foi publicado pela primeira vez no exterior em 1968 e na URSS em 1988.

? Muitas pessoas podem encontrar diferentes significados no livro. Tudo depende da percepção de cada leitor sobre o que está descrito no conto. Para alguns, existe aqui um debate sobre estrato social, o ?Sharikovismo? e uma crítica à atitude despreocupada da sociedade russa da época.

? Para tantos outros, tem uma metáfora fortemente religiosa através do professor Philip Philipovich Preobrazhensky quando resolveu brincar de Deus decidindo modificar a natureza canina de um cachorro em humana em favor da ciência. Mas encontrei outro significado e quero contar-lhes.
? A história é baseada em um grande experimento. O personagem principal, o professor Preobrazhensky, representa o tipo de intelectual russo dos anos 20 do século XX, que concebe uma espécie de competição com a própria Natureza.

? Seu experimento é fantástico: criar uma nova pessoa transplantando parte do cérebro humano em um cachorro. A história contém o tema de um novo ?Fausto?, mas, como tudo na literatura ?bulgakoviana?, é de natureza tragicômica.

? Além disso, a história se passa na véspera de Natal, e a experiência torna-se uma paródia desse evento, uma anticriação. Mas, infelizmente, o cientista percebe tarde demais a imoralidade da violência contra o curso natural da vida.

?O livro requer uma compreensão da situação política dos anos 20 do século passado e da posição política de Bulgakov. Não vale a pena ler esse livro sem saber o mínimo da história da Revolução Russa, os seus múltiplos olhares sobre política, e assim compreender alguns conceitos, para perceber que quando aplicadas no contexto dessa história, elas estão muito ligadas a especificidades, perdendo com isso a universalidade de sua mensagem.

? Temos aqui heróis alegóricos: Sharik, o Cachorro, é um interessante reflexo do povo como um todo, rastejando diante da intelectualidade.

O cachorro sabe ler, isso fala diretamente da reforma educacional de Nicolau II, que não gostava dos seus servos e dos proletariados. Analisem agora pelo nosso contexto atual aqui no Brasil: o Novo Ensino Médio não permite que o vira-lata mais abandonado desse país saiba ler.

? Philip Philipovich Preobrazhensky é um reflexo da intelectualidade que conduziu o povo à Revolução e a utilizou para os seus próprios fins. O professor Preobrazhensky (cujo nome significa ?transformação? e carrega conotações divinas) era frequentemente visto, especialmente na glasnost, como um porta-voz heroico contra o terror bolchevique e o filistinismo da vida pós-revolucionária.

? O Doutor Bormenthal é aqui um reflexo de outra parte da intelectualidade, aquela que é capaz de usar a força para atingir seus objetivos e aquela que permanece. Foi ele inclusive quem criou sanções para punir o ?mal? comportamento do Cachorro quando ele perdeu sua natureza canina e adquiriu a natureza do comportamento humano.

?A obra nos diz que a Revolução mudou o modo de vida do homem, homogeneizou-o, expulsou-o de seus quartos criando uma sociedade de marginalizados.

Aliás, um dos temas principais é a pressão sobre a habitação coletiva e muito mais em termos gerais, no espaço privado: uma questão que Bulgakov enfrentou na década de 1920 em Moscou.

?O professor é inflexível, diante da situação habitacional para cumprir as exigências da comissão, e defende a ideia de que precisa de um grande número de quartos para seu trabalho e estilo de vida. O conto, em última análise, argumenta em favor de uma vida privada livre de controle estatal.

?A ilusão alegórica da narrativa bulgakoviana nesse conto me pareceu permeada de ambiguidades. Evidentemente, a maior parte dessa confusão foi desfeita por eu ter conhecimentos prévios das ideias políticas do autor.

? Bulgakov notou as realidades da vida e descreveu-as com sarcasmo: nivelamento, a questão da habitação, feminismo, emancipação, ideias comunistas, controlo sobre as pessoas, a psicologia dos proletários, e assim por diante.

? Dostoiévski e Pushkin também apontaram que um gênio deve correlacionar suas ações com Deus (seu ideal moral), que sem Deus não há moralidade, não há um bem verdadeiro.

E indivíduos como Preobrazhensky, um intelectual que trabalha para as pessoas exalando altruísmo, mas também ganha dinheiro com sua luxúria, um cientista muito inteligente, culto e de classe abastada, seguindo sua paixão - a ciência, mas não a reconciliando com a natureza, com Deus - em última análise, age em detrimento de si mesmo e dos que o rodeiam.

? Talvez Bulgakov não quisesse mostrar isso, mas apenas simplesmente descrever o clima e as tendências da sua época, mostrando os resultados de sua paixão pelas ideias liberais.

E como você sabe, as ideias liberais proclamam basicamente a liberdade individual sem Deus, ou seja, as pessoas querem criar um paraíso na terra com suas mentes e ações, contornando a ideia de Deus. E quanto mais as pessoas mergulham na ideologia da ?vida pelo prazer?, mais os cientistas e homens de poder se esforçam para satisfazer esses prazeres.

? Essa história combina três formas de gênero artístico: fantasia, distopia social, sátira. A história é lida de uma só vez. Muitas coisas engraçadas e tristes. Certos momentos nos fazem pensar. O estilo de escrita é acessível e de fácil compreensão para o leitor. Mas lembrando que você necessariamente precisa saber alguns capítulos da Revolução Russa e da própria vida do autor.

? A linguagem é pitoresca e aforística: ?A devastação não está nos armários, mas nas cabeças?. De fato nunca deixarei de admirar a genialidade de Mikhail Afanasyevich Bulgakov e suas criações. Apesar de não concordar com muitas de suas ideias.

???????????????
arilopes 21/05/2024minha estante
eu ia adorar que você tivesse sido meu professor de história ou filosofia ou sociologia durante o ensino médio e teria, sem sombra de dúvidas, vergonha de entregar qualquer dissertação mal redigida! não entendo sobre a Revolução Russa ou os ideais de Bulgakov, mas sinto que esse cachorro sofreu. e isso é o suficiente para permanecer ignorante.

mpettrus 21/05/2024minha estante
Arilson ?????? fiquei sem reação com seu Feedback.

Você me pegou totalmente desprevenido ??

Se eu fosse seu professor, certamente seria com muito prazer, com muita satisfação. Mas para ser professor falta-me muito para exercer essa nobre atividade. Seus professores e professoras tiraram a sorte grande em tê-lo como aluno.

Porque você é tão dedicado, tão perspicaz. Li sua RC da obra ?As Musas? de Alex Michaelides e fiquei maravilhado com quão analítico você é em suas impressões.

Mas, algo que aprendi na vida, meu caro, é manter nossa humildade. Porque é ela que nos tira da nosso pedestal de acharmos que já sabemos tudo.

Todo dia aqui nessa rede eu aprendo algo novo. Seja com você, com o Clay, com o Elton, com a Jóice, com a Régis e tantos outros que dialogo por aqui. Obrigado ??

E sobre esse romance do Bulgakov você sintetizou bem o tom da história: ?sinto que esse cachorro sofreu. e isso é o suficiente para permanecer ignorante?.

Perfeito ??????

arilopes 22/05/2024minha estante
michel, você não pode me chamar desses adjetivos achando que estou pronto para recebê-los!! ?? mas aceito, sim, o elogio, porque se você consegue ver isso no outro é sinônimo que há em si mesmo!

Luciana 15/04/2024

Uma boa leitura!
Um livro russo tem sua forma peculiar de escrita, e este livro conta a história de um médico, que decide transformar a vida de um cão.
A escrita é fácil, a história boa e você quer saber o que o médico fará de sua criação!!
Vale a leitura!!

Anezio 25/02/2024

Difícil largar velhos hábitos
Um sujeito encontra um cão maltratado na rua e faz uma série de cirurgias no mesmo de modo q o mesmo se torna humano.

A trama consiste basicamente em acompanhar o convívio desse ex-cão com o cientista que o operou, cercado por simpatizantes do governo soviético.

Trata-se basicamente de uma história abordando as consequências de uma transformação social repentina e forçada.

Vale muito a leitura

Reccanello 23/02/2024

Preciso pensar melhor sobre esse livro
Por meio da fantasiosa história de um cão vira-lata que recebe um transplante de glândulas pituitárias e testículos humanos, Bulgakov tece uma sátira mordaz dos primórdios da sociedade soviética, explorando não apenas temas como a natureza humana, a ciência e a ética, como, principalmente, fazendo uma crítica social acerca da desilusão do homem comum com a Revolução Russa. A nova ordem social é impiedosamente ridicularizada por meio de personagens caricatos e situações absurdas, com o protagonista Sharikov personificando os piores aspectos da classe trabalhadora (como assim vista pelo autor e pela intelligentsia do Partido): rude, ignorante, violenta e propensa ao alcoolismo, e sua transformação de um cão dócil em um ser humano grotesco serve como uma crítica à brutalização da sociedade soviética, decorrência inexorável da fracassada engenharia social intrínseca ao social/comunismo, aqui representada pelo experimento malsucedido do médico Preobrazhensky. Enfim, e apesar de algumas limitações, o livro continua a ser um clássico da literatura russa e um importante documento histórico, altamente recomendado para leitores interessados em história da Rússia, da União Soviética e da Revolução Russa.

Claudia.livros 22/02/2024

Sou muito suspeita para falar de obra de Bulgákov, porque adoro suas histórias beirando o non sense e o absurdo. Tudo começou com O Mestre e Margarida e depois foram os contos. Amo e panfleto esse autor sempre que tenho oportunidade.

Exilado e persona non grata na União Soviética de Stálin, ele conseguia como ninguém satirizar os obsurdos de se viver num sistema totalitário, que não só queria controlar os cidadãos, mas transformá-los em coisas, em máquinas.

E Bulgákov traduz isso muito bem nessa história. Temos aqui a descrição maravilhosa de um cientista que mistura cachorro e humano. E daí nasce um ser bruto, atrapalhado, vulgar, interesseiro, ameaçador e grosseirão (traços do homem e não do cachorro, rs) e que causa reboliço por onde passa. Um ser que se achava muito melhor do que era realmente.

E gente, é genial! Além de nos mostrar o absurdo e a inutilidade dessa tentativa de modificar a natureza humana, há também cenas que refletem a vida soviética: a burocracia, a chantagem, a ameaça, a politicagem e claro, a corrupção.

Simplesmente perfeito ?
Jardim de histórias 22/02/2024minha estante
Sensacional!

Claudia.livros 22/02/2024minha estante
É muito bom esse livro! Adoro Bulgákov

Jardim de histórias 22/02/2024minha estante
Muito bom! O mestre e margarida, é meu top 5, fiz uma releitura dele.