Neoliberalismo e Sofrimento Psíquico

Neoliberalismo e Sofrimento Psíquico Heribaldo Maia

Resenhas - Neoliberalismo e Sofrimento Psíquico

Gustavo.Martins 05/01/2024

Mundo acadêmico
O livro faz uma análise crítica da constituição do sujeito na sociedade, como ele se assujeita e expressa seu sofrimento, com que gramática, com que léxico, exprime-os. Heribaldo compara como historicamente a sociedade disciplinar rígida do capitalismo industrial foi se alterando para a nossa sociedade do desempenho, "livre", neoliberal. Essa mudança teve como base não só o novo modo de produção capitalista (toyotismo), mas principalmente na mudança cultural produzida pelo neoliberalismo (um gerenciamento de todas as instâncias da vida como um modelo empresarial de cumprimento de metas, resultados, etc.). O sujeito passa a ser "empresário de si mesmo" e passa a se cobrar sempre e cada vez mais, individualmente, por suas conquistas (e fracassos). Essa mudança na forma de reconhecimento gera, de forma ampla na sociedade e em particular nas universidades públicas federais, sujeitos em calado sofrimento, depressivos, fracassados, e carentes. Publique, trabalhe, produza, não pare, sofra, pereça.

Baconzitas 09/05/2022

Bom demaaais
Entra facinho pro top 5 dos melhores livros que li nos últimos 12 meses. Estou impressionada, caramba. Que saudade da escrita acadêmica, de argumentos bem amarradinhos.

Fora que o tema é super pertinente e urgente, recomendo demais!

M Del Rey 01/05/2022

Uma boa leitura para aqueles que buscam compreender de alguma forma como as mudanças na ordem capitalista deformaram também a concepção do fazer acadêmico e como isso afeta a vida daqueles que buscam construir algo na academia. É desolador em alguns pontos, mas serve de alerta e de pauta para auxílio na construção de um horizonte possível e saudável nas IFES