Bukowski essencial

Bukowski essencial Charles Bukowski

Resenhas - Bukowski Essencial: Poesia

Peleteiro 01/06/2022

Sensível e encantador
Embora tenha adquirido, lido e apreciado todas as traduções que a LPM fez da obra de Bukowski ? ainda que apontando incômodos e descuidos eventuais ?, sempre critiquei a ordem de publicações escolhida e o direcionamento que pintou a figura do autor como um mero beberrão mulherengo, iconoclasta e sujo, ao contrário da 7Letras com as seleções de Fernando Koproski.

Tal desconforto ganhou força sobretudo após eu descobrir que, em boa parte da Europa, ele chegou como poeta e, por isso, se firmou como um dos poetas mais sensíveis de todos os tempos, tendo seus versos utilizados até mesmo em protestos feministas, vejam só. Parte desse público sequer conheceu sua prosa, que ele mesmo dizia muitas vezes ser descartável e criada para ser aclamado e amado ? algo que ele sempre sonhou ser, e só assim conseguiu.
Não é preciso muito esforço para notar que Bukowski era um cara super carente e desiludido. Está tudo em sua obra.

Entretanto, se, mesmo na poesia ? salvo exceções ?, a LPM aproveitou esse público que adquire as obras dele apenas para postar fotos ao lado de cervejas, taças de vinhos, gatos e mulheres nuas, penso que ela se redime agora, nessa cuidadosa seleção de Abel Debritto, que reuniu poemas de toda a carreira de Bukowski, incluindo inéditos publicados apenas em periódicos raros, fugindo dos temas usuais que atribuem a ele, e consagrando a edição junto à trilogia de Fernando Koproski, como parte do ouro da produção poética do autor, acessível ao mercado literário brasileiro.

Thaís 25/09/2022

Bukowski é um poeta cheio de contradições.
Seus textos são fortes e grotescos e reais.
Com ele me sinto obrigada a separar o autor da obra. Pelo jeito que ele amava odiar as mulheres.
Mas tem um texto que diz muito
" das mulheres, você pouco sobe
no início
e demais
Tarde demais."

alicemariapm 28/08/2022

Incrível
É bukowski, é perfeito, cru, doloroso, e incrivelmente real, o que torna melhor e pior.
Tem poemas famosos e uns novos, mas ainda assim, perfeito.

Carolina Del Puppo 11/01/2024

Delícia de livro
"Cuidado
Com Quem
Está SEMPRE
LENDO
LIVROS"
- O gênio da multidão

Como posso explicar que eu engoli esse livro, e eu nunca fui a fim de ler Bukowski, que bom que comecei pela poesia, pois foi uma primeira impressão que marcou de um jeito tão significativamente, gostei de mais de mais de mais!

Simone Pagliari 14/11/2023

Bukowski essencial
Bukowski essencial -  Em sua escrita Bukowski escreveu sobre o mundo que conhecia, imprimindo um caráter autobiográfico evidente na sua produção literária, ele buscava ser direto e trazer um pouco de humor às situações cotidianas.

Elida Kassia 11/04/2024

Interessante
Gosto da forma crua com que Bukowski enxergava sua realidade. Seu olhar sem filtro embelazador sobre a realidade chama muito minha atenção, apesar das contradições e polêmicas do escritor.
Achei o livro interessante.