O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas -

Gomes186 01/04/2024

Uma história boa, porém resumida
A história é interessante, porém parece que o autor pegou uma história que teria muito potecial e resumiu ela em menos de 100 páginas.

Jess Cipriano 28/03/2024

Foi uma leitura bem rápida, por se tratar de um conto, e foi escrito de forma magnífica.
Ainda assim preferi a versão cinematográfica que pra mim, foi impecável.
Mesmo assim vale a leitura.

itsle 25/03/2024

Reflexivo
Eu gostei do livro, mas achei breve.
Fiquei curiosa sobre as relações do benjamin com o pai, mãe, avô, parece que foi muito rápido.
Mas eu gostei que ele conseguiu aproveitar a vida em cada fase. Ele viveu todas as fases, ao seu medo.
Não ficou esperando chegar a determinada fase pra aproveitar seu tempo.

Nazrat 25/03/2024

Direto ao ponto
Estranho acompanhar esta história anos depois de ver o filme. O tom aqui é mais leve que na película e, mesmo assim, não perde o peso pelo drama vivido pelo personagem principal. As piores partes são os extremos da vida, em que a diferença de "idade" fica mais visível e mais incontornável para as relações sociais. E é uma escrita genial pela precisão e rapidez em que é desenvolvida.

Valentin 18/03/2024

A ideia é genial
Feliz de finalmente conhecer a obra que deu origem ao filme, mesmo já sabendo da história. O livro é bem curto, em 30 minutos finaliza a leitura.

Diferente do Gatsby, esse livro aqui é mais fluido e menos confuso, trazendo de modo simples e interessante a história do Benjamin. É bem curioso de fato acompanhar a sequência de eventos da vida do personagem.

Mas, fiquei com algumas dúvidas: o que aconteceu com a mãe dele e com a noiva?

MarcosBatista92 05/03/2024

Achei a história bem rápida, terminei em bem pouco tempo, porém gostei bastante. Acho que dá para fazer um paralelo com a vida, quando bebês somos limitados, a medida que vamos crescendo vamos ficando mais fortes e vigorosos, e a medida que vamos envelhecendo voltamos a perder o vigor e nos tornamos como bebês novamente.

iarasiper 14/02/2024

Pensei que seria mais como o filme
Já fui sabendo que não seria uma adaptação fiel mas não deixa de ser um livro muito bom pra quem gosta de leitura curta. indico o filme!!

ArturDamas 06/02/2024

Gostei bastante da premissa, e da ideia original à época que foi publicado. Porém bem curto, li em pouquíssimo tempo.

bella 15/01/2024

O curioso caso de Benjamin Button
Nascido como um velho de 70 anos, o envelhecimento acontece de forma contrária na curiosa existência de Benjamin Button.

O que causou problemas em toda sua vida, Benjamin não controla nem sabe porque isso acontece com ele.
O livro tem uma narrativa curta e objetiva, com poucos personagens e acontecimentos breves.

Creio que o livro todo foi como uma reflexão para a vida, como vivemos e no final voltamos a ser como éramos bebês.
Se sentir jovem é passageiro, manter a curiosidade pela vida é algo que podemos controlar.
O amor é uma escolha, então deveríamos escolher bem quem vamos decidir amar pelo resto da vida. Para que aquela pessoa nos faça sentir jovens mesmo que o espelho diga o contrário.
Devemos tratar os mais velhos com respeito e acolhimento, não como pedras que não podem nos servir de nada, sendo que são quem devemos o conhecimento.

Iago_B 14/01/2024

A história muito sucinta e precisa, o protagonista é bem desenvolvido, cheio de defeitos e complexidades.
Diferente do filme estrelado pelo Leonardo DiCaprio esse livro não é melodramático, e sim, reflexivo.
Apesar de eu achar que ainda poderia ter contado um pouco mais sobre o fim de alguns personagens como o pai ou a esposa de Benjamin, ainda é uma boa leitura.

lettiebee. 10/01/2024

Esse é o segundo livro que eu leio do escritor Fitzgerald e é bem diferente do que eu esperava.

Claro, a premissa "óbvia" do livro é a história sobre um garoto, Benjamin Button, que rejuvenesce com o passar dos anos. Girando a engrenagem da vida para o sentido contrário.

Eu gostei da escrita do autor, confesso que em alguns momentos (principalmente no começo do livro) eu acabei dando risada. Fitzgerald faz alguns comentários pertinentes, geralmente de humor meio duvidoso durante o percurso, o que me remeteu bastante a "Gatsby".

Contudo, não posso deixar de citar alguns aspectos incômodos. Eu esperava que a história fosse um pouco mais detalhada, sabe? O autor tece comentários gerais a respeito da vida de Benjamin Button e, embora bem escrito, o livro acaba condensando uma vida inteira em menos de 50 páginas.

Entretanto, considero uma leitura super rápida e interessante. Foi legal ler um livro tão famoso e finalmente entender todo esse "mito" por detrás da figura de Button.

Mesmo assim, gostaria que houvesse mais páginas, pois muitos personagens (incluindo o próprio protagonista) acabam possuindo um caráter superficial. Talvez essa fosse a intenção inicial do autor, não responder todas as perguntas e deixar o resto a cargo da imaginação do leitor, talvez? Não tenho certeza, infelizmente.

Vick.Silva 04/01/2024

Muito diferente do livro, mas não deixa de ser bom!
Vale muito a pena a leitura, li rapidinho e fiquei querendo mais! Incômoda a questão do Ben falar da idade da esposa, quando ele acha q ela já está velha demais e ele novo. Porque quando ela se casou ele era velho e mesmo assim ela não se importou com a aparência dele.
É triste que conforme ele vai ficando mais novo de aparência, a mulher dele e o filho não entende, ficam achando que ele faz isso de propósito.

Eduarda 30/12/2023

O curioso caso de Benjamin Button
O livro retrata a história de Benjamin Button, que, curiosamente, veio a nascer em um hospital - coisa que era incomum na época - e que, mais curioso ainda, nasceu aparentando ter setenta anos.

Ao longo de sua vida, Benjamin, ao invés de envelhecer, juvenesce, cada vez mais e mais.

Um conto curto, com linguagem simples, sem muitos detalhes. No entanto, me agradou muito, fez-me refletir sobre assuntos que estavam implícitos ao longo da história. Como, talvez, não ser o que os outros esperam, ser obrigado a mudar para agradá-los.

Assim, Benjamin passou dos setenta anos para alguns meses, mesmo tendo, na verdade, alguns meses e após setenta anos.

?Então ficou tudo escuro, e seu berço branco e os rostos turvos que se moviam acima dele, e o aroma doce e quente do leite, tudo isso desapareceu completamente de sua mente.?

Seiane 26/12/2023

Curioso
É um bom conto, porém o filme é um versão muito melhorada, foi impossível pra mim não comparar durante a leitura. Isso acabou tornando o conto meio sem graça, porém a escrita do autor é ótima e a narrativa é bem fluida.