O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas -

Iago_B 14/01/2024

A história muito sucinta e precisa, o protagonista é bem desenvolvido, cheio de defeitos e complexidades.
Diferente do filme estrelado pelo Leonardo DiCaprio esse livro não é melodramático, e sim, reflexivo.
Apesar de eu achar que ainda poderia ter contado um pouco mais sobre o fim de alguns personagens como o pai ou a esposa de Benjamin, ainda é uma boa leitura.

juliarfs 16/04/2023

Leitura fluída
A história se desenvolve de forma bem clara e sucinta, então realmente foi um conto bom e bem produzido.

Algumas coisas na história me incomodaram, mas entendo que seja pela época: o tratamento do protagonista com a mulher e alguns termos que envelheceram mal, mas como disse, é compreensível.

Vi o filme faz tempo e não lembro muito bem, mas pelo pouco que lembro houve várias coisas diferentes, a leitura me causou alguns desconfortos ao imaginar a aparência em algumas cenas, gostei de ter realizado essa leitura.

Naienne1 31/07/2023

Leitura de 1h
Rapidinho, sucinto e direto ao pronto. Ambientação bem diferente do filme, gostei das duas versões. Algo que me chamou atenção é que lendo senti mais as desvantagens de ficar cada dia mais jovem, é de sentir pena mesmo.
É até bem engraçado, gostei demais.

bella 15/01/2024

O curioso caso de Benjamin Button
Nascido como um velho de 70 anos, o envelhecimento acontece de forma contrária na curiosa existência de Benjamin Button.

O que causou problemas em toda sua vida, Benjamin não controla nem sabe porque isso acontece com ele.
O livro tem uma narrativa curta e objetiva, com poucos personagens e acontecimentos breves.

Creio que o livro todo foi como uma reflexão para a vida, como vivemos e no final voltamos a ser como éramos bebês.
Se sentir jovem é passageiro, manter a curiosidade pela vida é algo que podemos controlar.
O amor é uma escolha, então deveríamos escolher bem quem vamos decidir amar pelo resto da vida. Para que aquela pessoa nos faça sentir jovens mesmo que o espelho diga o contrário.
Devemos tratar os mais velhos com respeito e acolhimento, não como pedras que não podem nos servir de nada, sendo que são quem devemos o conhecimento.

Wilza.Alves 27/11/2023

Um curto conto, mas com várias reflexões. Não assisti o filme, mas o conto me deixou curiosa sobre sua adaptação, mesmo não sendo uma história excepcional, vale a pena ser lida.

Maah.vic 13/04/2023

Nosso relacionamento com o envelhecimento
Daria 5 estrelas se não fosse pelo racismo (que é uma retratação da época, mas isso não é bem desculpa já que eu estou tendo meu viés contemporâneo, claro que isso não afetou as coisas que considerei interessantes do livro, mas ainda é inadmissível aceitar racismo, não importa qual a época da obra escrita)

Uma coisa que eu achei particularmente interessante é o fato de que (por descrença) todo o mundo culpa o Benjamin por uma coisa que ele não tem muito controle. ?Pare com isso! Você está me envergonhando?, como se fosse algo que ele pudesse controlar! O livro não expressou muitos dos sentimentos dele em relação a essa intolerância a ele, porém foi um ponto muito interessante por retratar como nossa sociedade reage a essas coisas ?diferentes?, como se fosse culpa da pessoa ser, por exemplo, autista ou homossexual, sendo que são só novas formas do natural. A natureza nunca seguiu um padrão só, foi o homem que fechou os olhos para outros acontecimentos naturais, datando-os como exceções à regra.

Outra coisa foi como isso também demonstra nossa relação (principalmente social) com as idades. Os mais novos são subestimados, os mais velhos mal olhados, a idade ?perfeita? é aquela dos 20,30 anos, antes ou depois disso é só um vexame necessário de nada importante.

Acho que o que eu achei meio nada a ver foi que o Benjamin já nasceu falando? há algumas teorias que dizem que a capacidade linguística é algo que está inserido no nosso gene por questões evolutivas, porém não a capacidade de falar a língua em si, então fiquei meio assim, mas pelo menos foi um bom artifício para comédia!

Eu falei muito de um livro de poucas páginas, talvez eu esteja lendo nas entrelinhas que não existem aqui, mas se quer saber mesmo, é um bom livro, leitura rápida, nada que eu favorite, mas é bem legal!

Felipe | @fe.ituras 08/08/2023

Um homem a frente do seu tempo
Fitzgerald conseguiu retratar a problemática do etarismo no início do século XX, uma genialidade. Pra mim esse é o tema principal desse conto, pelo menos foi o que mais me chamou a atenção.

A maneira como lidamos com o passar dos anos é muito singular, e é curioso imaginar como certos esteriótipos relacionados à idade foram sedimentados na nossa sociedade. Além disso, o autor também consegue retratar preconceito, machismo e outros temas em um uma escrita bem sucinta.

Claro que há certos acontecimentos fantasiosos que exigem da imaginação fértil do leitor e que é preciso fazer certa vista grossa (como o parto de um bebê de 1,70m). Esse foi meu segundo contato com obras de Fitzgerald, continuo impressionado com sua precisão textual.
___________________________________________

Se você gostou desse texto, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas

Aline 23/11/2023

Ok
Muito mais triste e simples do que o filme, mas traz reflexões sobre o envelhecer e sobre coisas às quais não damos tanta importância ou nos geram repugnância.

lettiebee. 10/01/2024

Esse é o segundo livro que eu leio do escritor Fitzgerald e é bem diferente do que eu esperava.

Claro, a premissa "óbvia" do livro é a história sobre um garoto, Benjamin Button, que rejuvenesce com o passar dos anos. Girando a engrenagem da vida para o sentido contrário.

Eu gostei da escrita do autor, confesso que em alguns momentos (principalmente no começo do livro) eu acabei dando risada. Fitzgerald faz alguns comentários pertinentes, geralmente de humor meio duvidoso durante o percurso, o que me remeteu bastante a "Gatsby".

Contudo, não posso deixar de citar alguns aspectos incômodos. Eu esperava que a história fosse um pouco mais detalhada, sabe? O autor tece comentários gerais a respeito da vida de Benjamin Button e, embora bem escrito, o livro acaba condensando uma vida inteira em menos de 50 páginas.

Entretanto, considero uma leitura super rápida e interessante. Foi legal ler um livro tão famoso e finalmente entender todo esse "mito" por detrás da figura de Button.

Mesmo assim, gostaria que houvesse mais páginas, pois muitos personagens (incluindo o próprio protagonista) acabam possuindo um caráter superficial. Talvez essa fosse a intenção inicial do autor, não responder todas as perguntas e deixar o resto a cargo da imaginação do leitor, talvez? Não tenho certeza, infelizmente.

Gomes186 01/04/2024

Uma história boa, porém resumida
A história é interessante, porém parece que o autor pegou uma história que teria muito potecial e resumiu ela em menos de 100 páginas.

Iasmin 15/04/2023

Kkkkkkmeu deus
Muito diferente do que eu esperava. Um livro bem curto e não tem nada a ver com o filme. Porém gostei me tirou risadas em alguns momentos

Deborah Pimentel 17/08/2023

Entendo algumas problemáticas devido a época em que foi escrito, mesmo assim vários estereótipos relacionados a diferença de idades, em alguns momentos, trouxeram incomodo. É um conto curtinho, a leitura fluiu bem por aqui.

Jess Cipriano 28/03/2024

Foi uma leitura bem rápida, por se tratar de um conto, e foi escrito de forma magnífica.
Ainda assim preferi a versão cinematográfica que pra mim, foi impecável.
Mesmo assim vale a leitura.

ArturDamas 06/02/2024

Gostei bastante da premissa, e da ideia original à época que foi publicado. Porém bem curto, li em pouquíssimo tempo.

Vick.Silva 04/01/2024

Muito diferente do livro, mas não deixa de ser bom!
Vale muito a pena a leitura, li rapidinho e fiquei querendo mais! Incômoda a questão do Ben falar da idade da esposa, quando ele acha q ela já está velha demais e ele novo. Porque quando ela se casou ele era velho e mesmo assim ela não se importou com a aparência dele.
É triste que conforme ele vai ficando mais novo de aparência, a mulher dele e o filho não entende, ficam achando que ele faz isso de propósito.