Lugar de negro

Lugar de negro Lélia Gonzalez

Resenhas - Lugar de Negro

Tim 13/04/2024

Premissa
Parece que o lugar do negro é no meio das mazelas, sempre dois passos atrás, enfrentando o ódio por ocupar o primeiro lugar, sendo sexualizado, buscando constantemente a redenção, sem alcançar a estabilidade, sendo vitimizado, questionado e olhado com dúvida, tendo que provar sua capacidade diariamente... Neste livro, exploramos a premissa de onde surgiram essas consequências e como a união do povo negro foi e é essencial para termos o mínimo hoje em dia. Quando percebemos que é na união que crescemos, tudo muda. Nos navios negreiros, havia pessoas com diferentes etnias, religiões, culturas, histórias e pensamentos. Eram indivíduos, mas foram divididos e misturados, transformados em mercadoria, em nada.

tai.mobi 16/01/2024

Atual e necessário
Mesmo alguns dias desde que conclui essa leitura eu ainda não consegui parar de pensar no TANTO que o MNU fez pelas pessoas pretas no Brasil. A importância de pessoas como a Lélia e o Abdias me deixam muito mexida visto que a geração deles tem feito tá fazendo muitíssimo por todos nós.
O legado de luta deles vai ser sempre lembrado mas parte de mim sente que precisamos ir além de ler a aprender com eles, mas viver e agir sob esses ensinamentos. Mas isso é ideia minha, é a práxis de Paulo Freire.

Tamara 14/01/2024

Depois de 40 anos de sua publicação, lugar de negro, continua uma obra persistente e atual. O livro faz um apanhado histórico, desde a abolição da escravatura, o mito da democracia racial da época da ditadura militar e a construção do movimento negro do país. Dedica um capítulo para a publicidade problematizando a falta de representatividade. A obra, persiste através de uma discussão social e histórica que atravessa e permeia a atualidade.

Sabrina.Alves 08/01/2024

Lugar, Lugar e lugar
O livro é um soco no estômago, retrata o racismo desde os primórdios até os dias atuais.
Conceitos como negro jabuticaba, e a difícil relação amorosa da mulher negra ainda estão em voga.
Além de trazer indicações de leituras como Gilberto Freyre.
Livro sensacional!

Vini.Alceu 05/01/2024

Valorizar quem lutou antes.
O Movimento negro no final da década de 70 descrita por Lélia Gonzalez, mostrando que sempre lutamos de diversas formas. Carlos Hasenbalg trazendo dados e reflexões para desmentir o mito da democracia racial.
Lugar de Negro é uma leitura necessária para ler o Brasil.

Gabriel.Almeida 04/11/2023

Leitura Fundamental!
O livro retrata a posição do negro da sociedade após a abolição da escravidão, assim como o surgimento dos movimentos negros e em como o negro era excluído, principalmente da publicidade.

A Lélia também faz referência ao livro "Torna-se Negro" da Neusa Santos Souza. As duas obras são complementares e vale a pena a leitura.

"Descobrimos a lavagem cerebral que nós poluía e estamos assumindo nossa negrura bela e forte."

Silvio.Farias 07/09/2023

Uma leitura necessária e ainda atual
Recentemente, li a edição da Editora Selo Negro da biografia de Lélia González. Inspirada por essa leitura, li esse livro maravilhoso: Lugar de Negro. Maravilhoso no sentido da conscientização que ele ajuda a ter. Grande referência do movimento negro. Deveria estar nas bibliotecas de todas as escolas. Recomendo fortemente!

Fabiana.Moreira 22/04/2023

Leitura necessária
Texto simples, de fácil leitura e importantes reflexões/provocações. Uma discussão sociohistorica que nunca deixa de ser atual.

JAQUELINE.ARGOLO 02/04/2023

Reflexões sobre o lugar e o protagonismo dos negros no país
Na obra, @s autor@s descortinam o tal "mito da democracia racial", demonstrando o racismo/desigualdades raciais existentes no país. Uma obra pequena, mas extremamente importante e que deveria ter "lugar" nas nossas escolas, ensejando debates e mais reflexões sobre a temática.

iza 03/01/2023

me senti muito privilegiada por poder ler esse livro! é definitivamente uma leitura que eu recomendo muito pra qualquer público e é simplesmente maravilhoso. é uma aprendizado e algo pra se levar e repassar sempre que possível. com certeza minha primeira de muitas leituras da lélia gonzalez