Crônicas de Ysdaryah

Crônicas de Ysdaryah Rodrigo Martins...

Resenhas - Crônicas de Ysdaryah

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 26/09/2022

Épico!
O livro consiste em várias histórias desse universo que faz uma mescla pela Dark Fantasy e Espada & Feitiçaria.
Como uma antologia, as Crônicas de Ysdaryah nos brinda com verdadeiras ambientações narrativas da literatura fantástica.
Em seus seis contos e mais uma incrível introdução, vemos seres aracnídeos, zumbis, orcs, vampiros e também muita magia.

Tudo isso me lembrou bastante as edições pulp fictions de Weird Tales dos anos 70 e também o universo dark de Dungeons and Dragons: o mundo de Ravenloft e Menzoberranzan, a cidade obscura de Forgotten Realms.
Há ótimas passagens descritivas ao estilo de R. A. Salvatore, Lin Carter, Glen Cook e Robert. E Howard. Entretanto, os autores conseguem nos prender perante uma escrita fluida e uma ótima concepção textual e linguística.

Ao adentrar no universo de Ysdaryah temos a sensação de uma narrativa claustrofóbica e ao mesmo tempo esplendorosa pela obscuridade em personagens como Thallimus, o zumbi de Punho Único, Durkallima, a elfa negra ou Mephek, o feiticeiro Druen - os meus preferidos.

Há também excelentes expansões do universo de Ysdaryah com os contos: Nas Garras da Morte, A Torre do Castelo e Nas Catacumbas de Ijaldhi - então mergulhe fundo nas catacumbas de Ysdaryah e venha conhecer, sem medo, esse incrível e maravilhoso universo.

Recomendo demais!