A vida real

A vida real Adeline Dieudonné

Resenhas - A vida real

isah 07/03/2024

Tenho muitos pensamentos soltos sobre o livro e não vou organizar
que livro sufocante (de um jeito bom ?) meu deus eu só queria que acabasse tudo bem mas tava encaminhando pra um negocio mal
o livro recheado de problemas de família todo mundo acabado da cabeça ai ao mesmo tempo que ela entendia o pai, a gente via ele sendo a pior pessoa do mundo

além disso ninguém tem nome aqui, tipo nem eu sei o nome da protagonista, do pai, da mãe
todos os animais tem nomes e só algumas pessoas tem isso ficou na minha cabeça

girlhood em sua pior forma
ótimo o livro

Bianca.Manfrinato 09/01/2024

Livro arrebatador
O livro ?a vida real? retrata literalmente a vida real de uma garota super esperta, suas angústias, emoções, vontades, desejos, de um jeito muito sensível e poético. O livro é pequeno, mas o baque foi grande, chorei diversas vezes e me senti incluída totalmente no universo da protagonista.
Parte de uma família nuclear e patriarcal, seu pai agressivo tem papel importante para a transformação da mentalidade da garota ao longo da obra, que nutre de amor e compaixão seu motor para seguir em frente uma vida cheia de baixos familiares.
Sua relação com seu irmão e a vontade de não deixa-lo seguir o caminho de seu pai também é importante para seu amadurecimento, além da conexão com outros personagens.
O livro é lindo.

Karine.Batista 05/10/2023

Impactante
O livro tem tantas camadas, a escrita é feita de um jeito tão avassalador que é difícil falar do que se trata, do que aborda! Violência doméstica, famílias desestruturadas, uso de armas, machismo... Narrativa densa e dolorida! Chega-se a ficar sem ar, dolorida como uma costela quebrada atravessando o peito!

Camila.Felippio 02/10/2023

Q vida
Nenhuma mulher deveria passar por situações como essa do filme. Na realidade nenhuma pessoa merece sofrer desse jeito. Até quando isso vai acontecer, até quando..

Maria Amélia 30/09/2023

"A vida real" (La vraie vie), de Adeline Dieudonné ??
?Prêmio Renaudot des Lycéens 2018
?Prêmio Filigranes 2018
?Prêmio Rossel 2018

Esse livro é ARREBATADOR. Não por acaso venceu três prêmios. Uma leitura fluida, fortíssima, verdadeira explosão de sentimentos. Favoritado!

"A vida real, estreia de Adeline Dieudonné na ficção, pode ser lido como uma uma fábula moderna sobre crescer num ambiente violento e opressor. A jovem narradora passa seus dias brincando entre carcaças de carros velhos, junto de seu irmão, para fugir da própria realidade de um pai caçador-predador e de uma mãe submissa. A música do caminhão de sorvete parece ser a única coisa leve que os rodeia, até que um terrível acidente muda completamente o rumo de suas vidas. A obra da escritora belga foi traduzida em mais de 20 línguas."

oslivrosdagiu 26/09/2023

Socialização masculina
Escrita fluida, leitura rápida mas de difícil digestão. Gatilho de violência, forte, triste e infelizmente verdadeiro, apesar de ser ficção. Uma lente de aumento na socialização masculina e seus efeitos destrutivos na vida das mulheres e das crianças, e por que não, do próprio homem. Terminei a leitura querendo abraçar a menina que não tem nome, sua força é comovente demais...

leiturasdabiaprado 15/09/2023

Senhoras e senhores que livro!
Forte, potente e envolvente!
O tema é indigesto, passa por violência doméstica, psicopatia, caça e morte trágica!
Mas o livro tem uma pegada de fábula, com personagens secundários que vão dando força a protagonista!
A protagonista é uma menina que acompanhamos dos 10 aos 15 anos, uma menina inteligente e repleta de amor pelo irmão caçula, inclusive esse amor é o motor do livro, que a impulsiona na tentativa de mudar o cenário da vida real!
O enredo ainda conta com um pai alcoólatra, violento e viciado em caça, uma mãe fraca e submissa, e, como cenário um bairro pobre e cinzento...
Um livro que desde o início sabemos que tem cheiro de morte e sangue, mas que mesmo assim nos prende!
Não é um thriller, não é uma fábula, está mais para um romance de formação, mas, independentemente da classificação posso garantir que é um ??????????!

Marcelo Costa 28/06/2023

Força feminina em um meio familiar violento
Com uma narrativa simples, alguns capítulos curtos e bem conectados, o leitor acompanha a trajetória da personagem principal, uma garota adolescente que vive em uma vila simples e, apesar de viver um clima tenso dentro de casa, consegue ter consciência até madura para a idade que tem, sobre sua relação com o seu irmão Gilles, o pai violento e a mãe passiva as violências causadas pelo pai. A personagem principal me faz lembrar da personagem Amanda do livro “Corpo desfeito” da escritora brasileira Jarid Arraes pela personalidade e coragem de viver mesmo estando presa a um meio familiar violento.

buhfarias 22/03/2023

Esse livro você já lé sabendo que vai vir uma grande desgraça pela frente, só não sabe o que! e vem um plot twist, e QUE PLOT TWIST!
o leitor vai avançando essa leitura com sensação da perda de ar! indico demais essa leitura!
leitura fluída, linguagem simples que gera identificação com os personagens!
me surpreendeu pra caraca!

Ingrid752 15/01/2023

Envolvente e espetacular
Esse livro me foi uma grata surpresa do início ao fim. Eu não me lembro como o incluí na minha lista de leitura, mas ele estava lá, e eu o ganhei de presente da minha amiga secreta do clube do livrismo.
E daí pra frente, foi só pra frente... rsrs
Eu furei a minha lista de leitura (coisa que tenho feito muito ultimamente, inclusive, rs) e comecei a ler, mais porque foi um presente, do que por qualquer outra razão.
Mas a arte como sempre me surpreendeu, e eu dei de cara com uma história cheia de nuances e perspectivas, e fui imediatamente cativada, tanto pela escrita, quanto pelo enredo.
A autora nos leva com maestria, por diversas fases desse romance de formação, e nos mostra como uma história sempre tem mais de um lado, e que nem sempre é tudo preto no branco, aliás, quase nunca é.
Me deparei com temas como autoconhecimento, amor fraternal, abusos psicológicos e físicos, empoderamento, amizade, entre tantos outros. E fui realmente envolvida pela estória, e por todos os seus acontecimentos, e em alguns momentos fiquei sem folego, em outros chorei, outros fiquei feliz, e em outros queria abraçar os personagens e tirá-los de suas vidas, tamanha a competência da escrita da Adeline. Você sabe de forma intuitiva que está sempre para acontecer algo, e teme, e ao mesmo tempo quer ter esperança, e por isso as vezes parece que está lendo um thriller. E o final é simplesmente um espetáculo a parte. Não consigo descrever em palavras o meu sentimento, ao ler o final depois de tanta tensão no decorrer da narrativa. Simplesmente espetacular!!!

Nath Mel 27/08/2022

Impactante
Esse livro me trouxe revolta e tristeza ao acompanhar a vida de uma menina que desde muito nova convive num ambiente familiar rodeado de violência. Pai cruel que abusa física e psicologicamente da mãe.

Quando um vendedor é morto tragicamente na frente dela e de seu irmão, ela busca construir uma máquina do tempo para reverter esse acontecimento. Ela conhece a trajetória de Marie Currie e começa a estudar para construir sua máquina. Vejo toda a sua esperança coberta de inocência e fantasia. Ela vê seu irmão crescendo e se tornando cruel como o pai, e afim de ir mudar tudo isso, deposita sua força nos estudos.

Livro muito tocante e leve ao mesmo tempo. Me vi devorando esse livro afim de saber o que aconteceria com essa família.

Aylane Nunes 25/04/2022

Um romance de formação perturbador
Um livro que veio pela caixa da livraria Dois Pontos e que prendeu minha atenção com uma narrativa voltada ao comportamento da protagonista como forma de fuga ao que mais lhe perturbava: o seu pai.

Gostei da leitura , rápida e fluida e as últimas páginas são bem tensas.
Só tirei uma estrela porque queria que o livro tivesse mais algumas páginas falando de como a personagem deu a volta por cima, bem como a família. O final retrata muito pouco essa parte.

Para quem ainda não leu , vale a pena conhecer.