O homem pré-histórico também é mulher

O homem pré-histórico também é mulher Marylène Patou-Mathis

Resenhas - O homem pré-histórico também é mulher

Solange Mouzinho 13/02/2024

Leitura fantástica para saber mais sobre esse período histórico no que se refere a importância do protagonismo das mulheres. Graças a arqueologia feminista, as mulheres têm ganhado maior visibilidade e de forma positiva, não inferiorizada. A autora está de parabéns por apresentar e analisar dados científicos de forma didática que permitiu compreender facilmente. Além da autora, também parabenizo a tradutora que facilitou a compreensão dos textos. Super indico esse livro a todas as pessoas que apreciam uma boa leitura, especialmente as/os colegas historiadores/as que atuam no ensino básico para que possam levar esse conhecimento para os/as estudantes desse segmento. Amei ?? ???!!!!

Bia 25/07/2023

É interessante como o livro mostra como a mulher foi invisibilizada ao longo da história, e como certas ?crenças? surgiram puramente por causa do machismo e do patriarcado. No entanto, eu senti que o livro é muito focado na experiência do Europeu (a escritora é francesa) deixando de lado vivências de outros povos, principalmente os marginalizados.

Mary Stella 11/10/2022

Excelente leitura
Que bom que exista um movimento em campos de conhecimento diversos que revisita eventos históricos e traz à tona o papel feminino ativo que antes fora invisibilizado. Esse livro acrescenta de forma rica ao debate sobre a invisibilidade da mulher desde tempos pré-históricos, de forma embasada, em uma leitura muito dinâmica e interessante. Indico-o fortemente.

skuser02844 07/10/2022

O homem pré-histórico também é mulher
O apagamento das mulheres na história é fato. E as raizes desse apagamento são tão profundas e estruturais que ainda hoje sofremos as consequências dele. Toda a história que conhecemos foi escrita por homens, sobre homens e para homens. Mas isso não significa que as mulheres não tiveram nenhuma participação ou simplesmente não quiseram contribuir, pelo contrário, mesmo quando impedidas e silenciadas, escreviam, criavam, lutavam pelo direito de existir.
?O homem pré-histórico também é mulher : uma história de invisibilidade das mulheres corrige um mal-entendido secular, pois não só da voz a nossas ancestrais - tantas vezes caladas-, mas também constitui sua dignidade, com argumentos sólidos e embasados nas pesquisas mais recentes da arqueologia e da pré-história.?
A história precisa ser contada e escrita na perspectiva das mulheres, afinal o homem pré-histórico também é mulher. Mulher caçadora, provedora, criadora e capaz.

Christiane 17/09/2022

Neste livro encontramos a história da invisibilidade da mulher com ênfase na pré-história, desmontando muitos dos conceitos que temos a respeito deste período que são masculinos, eurocêntricos e não sendo baseados em fatos científicos em sua grande parte. O que a autora alega para isto é que trata-se do pensamento do homem, o que pesquisava, eram arqueólogos e antropólogos no século XIX, que não concebia uma outra visão senão a que eles tinham.
Com esta visão qualquer esqueleto encontrado com armas era automaticamente homem, não se deram conta que a maioria das armas não eram para a guerra, mas para caçar, e falam sobre a família pré-histórica como nuclear e patriarcal. Pesquisas recentes, novas escavações em sítios arqueológicos, e o estudo feito por mulheres antropólogas e arqueólogas está mudando tudo isto e reescrevendo a história da humanidade.