Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Grazi 16/02/2021

Primeiro contato meu com a autora... achei bem interessante a escrita, história que prende... lembra meu romance preferido da vida ?Orgulho e Preconceito?.

Kamilla 09/09/2021

Orgulho, preconceito...e Revolução Industrial
Elizabeth Gaskell é uma autora inglesa com quem eu tive pouquíssimo contato. Depois de assistir uma adaptação da BBC e de achar o livro em promoção, resolvi que tinha chegado a hora de ter meu primeiro contato com a escrita da autora.

Gostei da forma que o livro mistura romance e crítica social, não existe personagem perfeito, todos tem seus momentos equivocados e seus julgamentos mais irrefletidos e preconceituosos ao longo da história, o diferencial é o processo de amadurecimento dos personagens principais.

Margaret Hale a primeira vista não é uma heroína tão carismática quanto a maioria de suas contemporâneas literárias, ela é um tanto quanto ingênua, mimada, orgulhosa e preconceituosa ao longo da primeira parte da história. Eu gosto de como ao longo da história ela foi se adaptando a novas formas de viver e de pensar a partir do momento em que ela começa a conviver com pessoas de origens sociais diferentes da dela. Tanto que em determinado momento o caminho que ela percorreu foi tão longo que ela mesma se sente estranha ao voltar a conviver com as mesmas pessoas que ela convivia no início da história.

John Thornton é um herói que também precisa aprender a lidar com a posição de industrial, que o isola da comunidade trabalhadora e que ao mesmo tempo não garante entrada nos círculos mais conservadores da sociedade, visto o como o trabalho era estigmatizado, gostei que ao longo do livro ele aprende a fazer concessões e a ouvir os funcionários, e como se compromete a tentar inovar o seu negócio para tentar criar um ambiente mais saudável.

Eles funcionam bem como casal, lembraram um pouco Elizabeth e Darcy de Orgulho e Preconceito, principalmente pela primeira declaração desastrosa que Thornton faz para Margaret. No geral, gostei mais dele do que dela, mas foi divertido acompanhar ela o livro inteiro lutando contra os próprios sentimentos por John.

Os personagens secundários são interessantes, o núcleo da tia e da prima londrinas não me cativou, penso que a intenção da autora foi mesmo mostrar a indolência e alienação das classes mais altas. Gostaria que a crise de fé do pai tivesse sido melhor explicada. Mrs. Thornton também foi uma boa personagem, os demais cumpriram o seu papel, entrando e saindo da trama, mas sem me causar maiores impressões.

Elizabeth conseguiu levar o suspense até o último capítulo, roí as unhas esperando Margaret e John conseguirem finalmente conversar.

Me diverti e aprendi bastante sobre a época, as primeiras fábricas e os primeiros sindicatos, as leis que regiam a rigorosa marinha britânica e me apeguei bastante ao romance. Elizabeth Gaskell definitivamente entrou no meu radar!

Marcela.Borges 21/06/2022

Uma obra sobre dois lados em diversos aspectos.
Que livro envolvente! Aqui temos uma obra que fala o tempo todo sobre dicotomias: norte industrial versus sul bucólico, empregados versos empregador, miséria versus riqueza, fé versus descrença e outros dualismos que permeiam o livro em suas mais de 700 páginas.

Gaskell tem uma narrativa detalhada, rica e consegue desenvolver tanto personagens quanto cenários e situações com maestria.

Um clássico é um clássico!

Ralibô 10/09/2022

Perfeito
Leitura maravilhosa, nunca pensei que ia gostar tanto, agora entendo porque tantas pessoas falam com tanto carinho desse livro.
Apaixonante, comovente e ao mesmo tempo tão austero. Um livro para mergulhar e sentir, viver. Norte e Sul foi bom do início ao fim, em todo o drama. Margareth r Jonh são agora um dos meus casais favoritos.

Martinha.Souza 17/09/2022

Norte e Sul
Um romance no período Industrial, com uma doce camponesa, Margareth, que depois das decisões do pai passa a residir na cinzenta Milton, onde o ar é pesado e o céu acinzentado; mas Miss Hale consegue se adaptar a nova realidade e seu lado altruísta é destaque. Em contra partida, vemos Mr Thornton um industriário que ambicionava poder e com o desenrolar dos fatos, se rende aos encantos da doce menina.
Perdas, desencontros, desconfianças rondam a vida de ambos, porém o tempo e a distância não foram capazes de aniquilar um sentimento simples e verdadeiro plantado no coração de ambos.

Christiane 02/02/2023

Gaskell escreve um romance que denuncia os efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra. Através da história de Margaret Hale, filha de um pastor e que vivia no interior, no campo e tinha uma vida idílica e ao se mudar para uma cidade do norte industrial, Milton, descobre um mundo oposto ao que conhecia.
A cidade sempre com seu ar poluído pelo carvão e que suja tudo, sua mãe que não tem boa saúde é a principal afetada por isto. A miséria, a fome, as greves. Ela conhece uma família de operários e vê o que a vida que eles tem.
A greve geral onde seus amigos se envolvem, mas do outro lado está Thornton, o proprietário da indústria e por quem irá se apaixonar. Seu irmão Frederick que precisou fugir do país após se envolver em um motim a bordo de um navio da Marinha.
Retornando ao interior ela irá perceber que a vida dos camponeses não é exatamente idílica. Mais tarde receberá uma herança e haverá uma reviravolta na história.
Em uma época que as mulheres mal podiam falar, que dirá fazer denúncias, Gaskell através da literatura segue o caminho de Dickens ou de Zola na França.

Gab 16/11/2023

MARAVILHOSO
A escrita de Gaskell é envolvente, nos transporta com excelência à uma época distante. Neste livro ela compartilha e ensina sobre os dilemas da luta de classes durante a Revolução Industrial enquanto conta um romance que nos lembra Orgulho e Preconceito. Eu amei demais essa leitura, só daria um final ainda melhor para os personagens principais. Acho que eles mereciam mais páginas e um epílogo que fechasse bem a obra. No mais, achei maravilhoso! ??

ariana62 18/11/2023

Mais ou menos
Comecei a ler pq assisti a série de tv e amei e também pq , segundo a sinopse, bebia da fonte "orgulho e preconceito".

Mas confesso que achei um pouco chato e demorei uns 2 anos pra terminar.

Não sei se é pq não eu estava no clima da história, mas só sei que gostei mais da série de tv

Gabi.Maia 16/01/2024

Norte e Sul: um livro de opostos que se complementam
Eu amei esse livro! Bem estilo livro das irmãs Brontë que eu amo demais!

Romance ambientado no final do século XIX, apresentando como cenário a era da Revolução Industrial na Inglaterra e suas discrepâncias: a diferenças entre Norte e Sul, e a relação entre patrões e trabalhadores.

A história se desenrola quando a protagonista, Margareth, e seus pais se mudam do Sul (bucólico e aristocrático) da Inglaterra para o Norte (industrial) e vivem o impacto dessa diferença de visão de vida. Se no Sul eles valorizavam a vida lenta, a relação entre as pessoas, o trabalho manual e mais acomodado e a natureza, no Norte eles esbarraram com a pressa, ruas cheias, as fábricas, a fumaça e a valorização da pessoa pela posição que ocupa nos negócios.

O olhar da protagonista para entender esse modo de vida em uma grande cidade e as perguntas que ela trouxe foram tão impactantes para mim! Me levaram a pensar um pouco mais sobre meus valores e modo de vida aqui no RJ?

Alem disso, a vivência da Margareth durante um período de grande greve nas fábricas foi muito interessante! O pouco conhecimento dela nesses temas e o fato dela ter amigos tanto do lado dos mestres ou patrões quanto do lado dos operários e do sindicato trouxe perguntas para esses ?dois lados?, provocando um olhar mais humanizado pela sua forma mais ?pura? de pensar.

Apesar das mais de 700 páginas, eu super indico essa leitura!

Cintia295 28/03/2024

Gostei, me surpreendi, sabia pouca coisa do livro, gostei da parte da revolução industrial, como isso afetou tantas pessoas. A escrita foi super boa, fluída. Gostei de alguns personagens.
A parte romântica do livro não me agradou muito, esperava mais, demorou tanto para acontecer e no final foi super corrido e na minha opinião ficou a desejar. Fora que faltou muito diálogo entre eles, chegava a irritar.

yaamartins 06/04/2024

Já era apaixonada pela série da BBC, então sempre pensava de ler o livro, mas acabava deixando para depois. Até que esse ano resolvi colocar em ação, e me apaixonei mais ainda pelo enredo, personagens e tudo o que há no enredo. Concluo que essa história sempre será marcante para mim, e estar no meu coração. Acredito que será aquele livro que futuramente vou reler como fiz inúmeras vezes com a série ?.