Norte e Sul

Mrs. Helena Hawthorn 04/07/2018

LIVRO MAIS LINDO AAAAAH

Vivi.Montarde 13/08/2018

Uma obra-prima
O livro narra a história de Margaret Hale, que se muda com seus pais da cidade de Helstone, no sul da Inglaterra, para Milton, no norte. Assim, Margaret passa a viver em uma cidade para a qual não gostaria de ter ido e fica constantemente a comparando com sua cidade anterior. Para ela, o bucólico sul era onde viviam as melhores pessoas e onde as paisagens de natureza sempre bela contrastavam com o cinzento e enfumaçado norte de pessoas rudes e apressadas.

Todavia, aos poucos vai conhecendo melhor a cidade e apreciando a força e a coragem indomável para a luta de seus habitantes. A amizade com Nicholas Higgins e sua filha Bessy mostram a Margaret uma realidade social que não conhecia. Em paralelo, a aproximação com o industrial John Thornton vai mudando suas concepções, ela vai amadurecendo e deixando o preconceito de lado. Ela sofre bastante em Milton, mas não desanima. Margaret é uma mulher forte e o suporte emocional da família, em muitos momentos se porta com mais força e serenidade que os próprios pais.

Amei o modo como os personagens foram construídos, não há superficialidade. A história toda é muito bem escrita. O crescimento da Margaret e o modo como foi amadurecendo, enfrentando as adversidades é notável.

Eu também mudo sempre, agora é isto, depois é aquilo, agora desapontada e irritada porque tudo não está exatamente como eu idealizava, e de repente descubro que a realidade é muito mais bonita do que eu imaginava (pág.685).

Como o enredo se passa na época da Revolução Industrial, o livro é uma aula de história. Aprendi muito sobre como era viver na época. Porém mais do que isso, a autora levanta debates e críticas sociais importantes sobre as condições de vida dos mais pobres, sobre greve e lutas sindicais, religião, o pensamento da sociedade industrial, aristocrática e operária dentre outras questões. Cada linha é um convite à reflexão. Isso sem falar de uma das mais lindas histórias de amor que tive o prazer de ler. Sr. Thornton arranca suspiros ao longo de todo o livro.

Há à minha volta muitas pessoas mais instruídas do que eu. Gente que teve tempo para pensar sobre essas coisas, ao passo que o meu tempo foi dedicado a ganhar o pão de cada dia. Bem, conheço essas pessoas. Sua vida está bem clara para mim. São pessoas reais. Não acreditam no que diz a Bíblia...Não eles. Podem dizer até que acreditam, só por dizer, mas, Meu Pai, o senhor acha que a primeira coisa que pensam quando acordam é O que devo fazer para ter a vida eterna? ou é O que devo fazer para encher minha bolsa neste dia abençoado? (pág. 396)

Assim, peguei o livro e mergulhei nele. Mas, Deus me abençoe, foi um vai-lá-vem-cá tal de capital e trabalho, de trabalho e capital, que acabei por adormecer. Nunca consegui guardar na mente o que era o que, embora o livro falasse dessas duas coisas como virtudes ou vícios. O que eu queria saber era quais eram os direitos dos homens, fossem eles ricos ou pobres...Desde que fossem apenas homens (pág. 402).

- Oh! – disse o Sr. Hale com um suspiro. – O seu sindicato por si só seria uma coisa bela e gloriosa, seria a própria cristandade, se a sua finalidade visasse ao bem de todos, em vez de simplesmente afetar uma classe em oposição à outra (pág.407).

Estava louco de paixão por ela, e mesmo com seus defeitos achava que ela era a mais encantadora e primorosa de todas as mulheres (...) Como teria colocado sua vida aos pés dela para desfrutar tais olhares ternos , tal prisão amorosa (pág. 536).

Charlene.Roncolatt 13/08/2018minha estante
Coitadinho do Mr. Thornton, nem teve chance, só apaixonou no primeiro momento que viu a Margaret! Muito amor por esse casal!

Vivi.Montarde 13/08/2018minha estante
Sim. Casal mais lindo!!!
Os dois são puro amor...

Bárbara 13/08/2018minha estante
Uau!!Deu mais vontade de ler...

Vivi.Montarde 13/08/2018minha estante
É uma história de amor muito linda Bárbara. Esse casal é muito fofo e o Sr. Thornton a encarnação do ideal de homem kkkkk
Fora todo o aspecto político e social trabalhado pela autora. É um livro único.

Charlene.Roncolatt 13/08/2018minha estante
Toda vez que penso no Mr. Thornton me lembro da palavra íntegra, acho que ele é o personagem literário mais íntegro de todos S2

Charlene.Roncolatt 13/08/2018minha estante
Vivi já lesse Pássaros Feridos? Sei que a Bárbara já tem o livro e pretende ler, olha digo que é uma afronta viver e nem ler esse livro!

Dani 15/08/2018minha estante
Excelente Resenha,Vivi!
O livro é realmente uma obra prima!

Vivi.Montarde 15/08/2018minha estante
Obrigada Dani :)

Vivi.Montarde 15/08/2018minha estante
Charlene, agora que vi suas outras mensagens aí rs
Não li pássaros feridos, mas procurei aqui e vi que já está na minha lista dos que quero ler rsrs

Charlene.Roncolatt 15/08/2018minha estante
Que legal amiga, é daquelas história que a gente não esquece! Tem série também rs

Deh 03/06/2020minha estante
Olá, no livro os sentimentos da Margareth pelo John fica mais intenso do que na serie (2004)?

LuizaSH 28/09/2018

"Margaret Hale" é o nome original dessa clássica obra inglesa da autora Elizabeth Gaskell. Quando da publicação, foi sugerido pelo seu mentor à época - o também famoso escritor Charles Dickens - que o nome fosse mudado para "Norte e Sul", um título que, segundo ele, resumia bem a trama contada por Gaskell. A autora queria homenagear a personagem principal, mas aceitou a sugestão. Porém, a editora Pedrazul, em edição, resolveu homenagear a autora e batizou o livro com o título original.
O enredo se passa na Inglaterra do séc. XIX, período pós Revolução Industrial, e retrata duas realidades existentes no país, o sul, onde fica a capital Londres, e o norte, na cidade fictícia de Milton (que, segundo consta, é para ser equivalente a Manchester), com suas indústrias de algodão.
Margaret e sua família moram na cidade sulista de Helstone, vilarejo bem interiorano, com fazendas, flores, ar puro. Seu pai é um vigário que larga da profissão, por não mais crer nas doutrinas da igreja a qual pertence, e parte para o norte, onde encontra ocupação como professor particular. Um de seus alunos é John Thornton, dono de uma das fábricas mais prósperas de Milton.
A partir daí, a história gira em torno dos conflitos de comportamento e pensamento de quem é do sul e de quem é do norte. Os donos dos meios de produção, os operários, e os conflitos entre uns e outros. E tem o romance entre John e Margaret, mas achei que, diferente das adaptações para a televisão, no livro o foco é mais mesmo os questionamentos comportamentais e sociais.
Aliás, falando em adaptações, eu conheço duas, uma feita na década de 1970 e outra que, creio eu, seja mais famosa, da BBC lançada em 2004. Sugiro fortemente assistirem a ambas.

Nat 15/12/2018

Margaret Hale é o nome original dado ao livro que a maioria conhece como Norte e sul, de Elizabeth Gaskell. A mudança de nome foi sugerida por Charles Dickens, que era o mentor da escritora. Esta edição da Pedrazul traz o primeiro nome de volta como forma de homenagem a autora. Mesmo eu já tendo lido esse livro, fiz questão de adquirir esta publicação maravilhosa da editora Pedrazul não só por ter o título original, francamente, poderia ter como título Norte e sul que eu compraria do mesmo jeito, só por causa do primor que é o livro. Aliás, como toda publicação da Pedrazul. Valeu a pena reler a história de Margaret e Thornton e ver a maneira e como os dois se apaixonam um pelo outro de novo.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/12/margaret-hale-elizabeth-gaskell-dls-2018.html

THAIS 25/12/2018

Tradicional romance de época.
Norte e Sul traz uma das mais belas histórias de amor que já tive o prazer de ler. Sua narrativa, a meu ver, muito se assemelha os romances de Jane Austen; como um enredo tradicional voltado para a vida de famílias aristocráticas de classe média, mas que também apresenta algumas pinceladas da vida da classe trabalhadora que estava começando a se condolidar das cidades industriais da Inglaterra da Primera Revolução Industrial.
Isso mostra a abrangência do romance e justifica em parte a sua extensão (quase 800 páginas). Assim, tal obra traz grande riquesa de descrições e detalhes, que poderian ser cansativos se a autora não tivesse sabido dosar usando-se de uma linguagem fluida e leve.
Também gostaria de resaltar que para os que assistiram a série baseada na obra, que recebe o mesmo título, perceberão grande diferença entre ambas.
Enfim, recomendo a obra para os que se deliciam com bons romances de época.

Izabel 16/01/2019

Um verdadeiro romance de época
Um dos melhores livros no estilo romance propriamente dito, que já. Muitos certamente desprezarão por se tratar de um romance de época, uma pena.
A história se passa no período de efervescência da revolução industrial, mudanças do campo para as cidades, greves, novas preocupações sociais; esse quase enredo secundário (que bem pode ser o enredo principal) enriquece muitíssimo os amantes de história, como eu.
Sou protestante, e uma pequena mas significativa parte do enredo conta as angustias de alguém que não se alinhava mais com a teologia e práticas da igreja da Inglaterra. Um primor.
É um romance escrito “naquela” época, portanto, não espere suspiros, beijos apaixonados, nada, um simples toque de ponta de dedos já era o suficiente para causar desmaios, rs, tanto é, que é preciso ter isto em mente para compreender o porque a atitude nobre mas intempestiva da “mocinha” num dado momento, faz com a julguem e ela se culpe, atitude digna de pouco alarde hoje em dia. Tudo isto a meu ver, torna tudo ainda mais significativo, pois você se torna espectador de um verdadeiro romance a moda da época.
Mas aponto o que não é um defeito, apenas uma característica dos romances deste período. O enredo “se arrasta” numa constante de acontecimentos que distanciam cada vez mais o casal; isso se explica, pois neste período o amor só seria amor se vencesse todos os obstáculos e intrigas; os sacrifícios e final redenção eram parte do fascínio pelo amor romântico.
E claro, como os casamentos da vida real da época, tinham quase nenhum glamour ou história por trás, dado que eram práticos e quase sempre arranjados, com algumas exceções, os autores precisavam ser bastante criativos para ter um romance que preenchesse mais que dez páginas rs.
Então é totalmente compreensível, mas pode enfadar ou atormentar alguns leitores, ou deixá-los tão ansiosos que abandonarão a leitura, mas peço, leia até o final, valerá a pena.
Certamente lerei novamente, tamanho apreço que tenho por ele.

Izabel 19/01/2021minha estante
Deh, não. No livro a leitura dos sentimentos tem que ser pescada a medida que se lê, nada fica absolutamente evidente ou intenso. Minha opinião.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 09/04/2019

Maravilhoso!
Quando comecei esse livro estava super ansiosa, primeiramente porque assisti a série e adorei. A capa também é linda, comprei a versão de capa dura e esse livro é a coisa mais linda! A Martin Claret está de parabéns, olha… Estava tudo perfeito: diagramação, espaçamento, revisão… Tenho poucos livros dessa editora, mas já percebo que é de um trabalho louvável e caprichoso. Mesmo que seja mais caro, vale a pena comprar.

Começando a falar da história agora, preciso admitir que o início é realmente maçante, pois são expostas algumas situações que não têm muita relevância pro enredo em si, entendem? É mostrada nossa protagonista, Margaret Hale e um pouco de sua situação antes da mudança fatídica.

Digamos que as 100 primeiras páginas são um tanto quanto desnecessárias, mas depois que ela e sua família se estabelecem em Milton e a história começa a verdadeiramente ocorrer, fica incrível. Não temos apenas um romance aqui. Há toda uma crítica social muito consistente. Elizabeth Gaskell se propôs a trabalhar com os efeitos da Revolução Industrial e foi um trabalho extremamente bem feito. Ficou excelentemente retratado, eu me senti naquela época, como se estivesse vendo aquelas pessoas sofrendo, morrendo por causa de uma cidade altamente industrial que prejudicava a saúde delas por causa das fábricas.

Toda a questão da greve também merece ser ressaltada. Ouvimos muito do lado dos burgueses e pouco do proletariado na escola, é legal ver o sindicato e o desenvolvimento da greve. Como eu disse, ler esse livro é como realmente viver naquela época, isto se você se deixar envolver completamente. [...]

CONTINUA NO LINK.

site: https://meowbookblog.com/2019/04/05/resenha-norte-e-sul/

Marli.Ramires 30/06/2019

Para se começar a ler Elizabeth Gaskel
Um livro de época, com romance, luta de classes e reflexão sobre a vida.

Fernanda.Granzotto 19/08/2019

Levei muito tempo para ler, mas terminei este livro e adorei !!!!!!

Sheila.Balesteros 26/05/2020

Esse livro maravilhoso que a @pedrazuleditora nos oportunizou ...e que história, gente! Apenas leiam Margaret Hale (Norte e Sul)...e principalmente as mulheres que gostam de histórias que envolvem mulheres fortes, inteligentes, altruístas, tudo isso e mais um pouco você encontrará na personagem principal . A história se passa em dois extremos no Norte da Inglaterra e no Sul. Um lado onde vivenciava a aristocracia, o trabalhador rural, e outro lado o início da revolução industrial, na cidade fictícia de Milton. Os extremos aproximam duas pessoas Margaret e John Thronton onde vai aos poucos nasce uma grande admiração entre ambos, e acaba num grande amor.

Grazi 16/02/2021

Primeiro contato meu com a autora... achei bem interessante a escrita, história que prende... lembra meu romance preferido da vida ?Orgulho e Preconceito?.

Kamilla 09/09/2021

Orgulho, preconceito...e Revolução Industrial
Elizabeth Gaskell é uma autora inglesa com quem eu tive pouquíssimo contato. Depois de assistir uma adaptação da BBC e de achar o livro em promoção, resolvi que tinha chegado a hora de ter meu primeiro contato com a escrita da autora.

Gostei da forma que o livro mistura romance e crítica social, não existe personagem perfeito, todos tem seus momentos equivocados e seus julgamentos mais irrefletidos e preconceituosos ao longo da história, o diferencial é o processo de amadurecimento dos personagens principais.

Margaret Hale a primeira vista não é uma heroína tão carismática quanto a maioria de suas contemporâneas literárias, ela é um tanto quanto ingênua, mimada, orgulhosa e preconceituosa ao longo da primeira parte da história. Eu gosto de como ao longo da história ela foi se adaptando a novas formas de viver e de pensar a partir do momento em que ela começa a conviver com pessoas de origens sociais diferentes da dela. Tanto que em determinado momento o caminho que ela percorreu foi tão longo que ela mesma se sente estranha ao voltar a conviver com as mesmas pessoas que ela convivia no início da história.

John Thornton é um herói que também precisa aprender a lidar com a posição de industrial, que o isola da comunidade trabalhadora e que ao mesmo tempo não garante entrada nos círculos mais conservadores da sociedade, visto o como o trabalho era estigmatizado, gostei que ao longo do livro ele aprende a fazer concessões e a ouvir os funcionários, e como se compromete a tentar inovar o seu negócio para tentar criar um ambiente mais saudável.

Eles funcionam bem como casal, lembraram um pouco Elizabeth e Darcy de Orgulho e Preconceito, principalmente pela primeira declaração desastrosa que Thornton faz para Margaret. No geral, gostei mais dele do que dela, mas foi divertido acompanhar ela o livro inteiro lutando contra os próprios sentimentos por John.

Os personagens secundários são interessantes, o núcleo da tia e da prima londrinas não me cativou, penso que a intenção da autora foi mesmo mostrar a indolência e alienação das classes mais altas. Gostaria que a crise de fé do pai tivesse sido melhor explicada. Mrs. Thornton também foi uma boa personagem, os demais cumpriram o seu papel, entrando e saindo da trama, mas sem me causar maiores impressões.

Elizabeth conseguiu levar o suspense até o último capítulo, roí as unhas esperando Margaret e John conseguirem finalmente conversar.

Me diverti e aprendi bastante sobre a época, as primeiras fábricas e os primeiros sindicatos, as leis que regiam a rigorosa marinha britânica e me apeguei bastante ao romance. Elizabeth Gaskell definitivamente entrou no meu radar!

Monaliza20 16/05/2024

Orgulho e Preconceito em um contexto industrial
Que delícia de livro!

Adoro romances vitorianos,mas confesso que não imaginava que iria gostar tanto deste aqui! Personagens sensacionais, um enredo emocionante e uma protagonista, sobretudo, humana, cheia de falhas.

O romance entre o casal é construído de uma forma muito gostosa de acompanhar e o desfecho é incrível.

Ponto super positivo para personagens secundários mas tão cativantes, que acabamos querendo saber cada vez mais sobre eles.

O livro tem sim um discurso social forte, comovente. Mas para mim isso ficou em segundo plano, me apaixonei mesmo pela história de Margaret, suas perdas, amores e amadurecimento.

Ralibô 10/09/2022

Perfeito
Leitura maravilhosa, nunca pensei que ia gostar tanto, agora entendo porque tantas pessoas falam com tanto carinho desse livro.
Apaixonante, comovente e ao mesmo tempo tão austero. Um livro para mergulhar e sentir, viver. Norte e Sul foi bom do início ao fim, em todo o drama. Margareth r Jonh são agora um dos meus casais favoritos.

Martinha.Souza 17/09/2022

Norte e Sul
Um romance no período Industrial, com uma doce camponesa, Margareth, que depois das decisões do pai passa a residir na cinzenta Milton, onde o ar é pesado e o céu acinzentado; mas Miss Hale consegue se adaptar a nova realidade e seu lado altruísta é destaque. Em contra partida, vemos Mr Thornton um industriário que ambicionava poder e com o desenrolar dos fatos, se rende aos encantos da doce menina.
Perdas, desencontros, desconfianças rondam a vida de ambos, porém o tempo e a distância não foram capazes de aniquilar um sentimento simples e verdadeiro plantado no coração de ambos.