Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Maria10726 21/08/2022

Um romance na Revolução industrial.
? Norte e Sul, por Elizabeth Gaskell; 1854.

"Devo isso a alguém a quem amo. E não creio que homem algum jamais amou assim uma mulher."

? Margaret Hale, vive uma vida tranquila em Helstone, cercada de uma paisagem bucólica e um ar saudável, ela cresce e se torna uma mulher de personalidade forte, inteligente e à frente da sua época. Com o passar do tempo, a família de Margaret se muda para Milton, uma cidade industrial totalmente diferente do mundo em que a Srta Hale, estava acostumada.

? Confesso, que fiquei muito impressionada com a segurança e responsabilidade da protagonista. Em relação ao meu primeiro contato com a escrita da obra, achei estranho, pois é diferente dos clássicos que estou acostumada a ler, paralelamente à escrita chega a ser fácil demais. Porém, em meados do livro, a história te prende e se desenvolve muito bem.

? A história se passa no cenário da Revolução industrial, e retrata de forma assídua a falta de diálogo e compreensão entre empregador e empregado. Eu me senti no meio de uma greve, e vivi as misérias que os trabalhadores daquela época passavam, porém, eu também entendi que nem todos os comerciantes industriais queriam explorar dos seus operários, e é aí que surge a figura do Sr. Thornton.

? Um homem que construiu um império, e se tornou um dos maiores industriais da cidade. Inicialmente, eu não gostei desse personagem achei ele arrogante e condescendente, mas quando a autora começou a narrar a história e o caráter dele, percebi que tudo o que notei no início sobre a personalidade do Sr Thornton eram apenas primeiras impressões; você realmente só pode conhecer alguém, quando estuda sua intimidade e vida.

? Margaret, assim como eu, tem uma antipatia pelo Thornton e o evita à todo custo. O amor surge nesse livro, através de uma construção diária, e ambos os personagens passam por cima das convenções sociais e dos pré-conceitos. Nessa obra, você vai entender a visão do operário e do patrão, viverá a revolução industrial e entenderá que a harmonia, compaixão e amizade entre essas duas classes é a chave para o sucesso.

? Ademais, esse livro me lembrou muito "Orgulho e Preconceito", não o contexto da obra, mas o caráter dos personagens.

Stefania 31/12/2022

Terceira releitura deste livro maravilhoso.

O enredo cresce e vamos nos envolvendo com os personagens.

A cena do primeiro pedido de casamento é ótima.

Gostaria apenas que o final não fosse tão corrido, que fosse mais desenvolvimento no noivado e eu amaria ver a reação da senhora Thronton.
Marina 01/01/2024minha estante
Sobre o final corrido, sabia que foi por causa de Dickens? Ele era o editor do livro na sua revista semanal, e ele já dizia pra Gaskell que o romance não deveria ser tanto o foco. Infelizmente por isso q relação de Margaret e John é bem sutil e só tem o ápice na última página mesmo. :(

Aldemir2 07/01/2023

O orgulho e o preconceito da classe trabalhadora
O que acontece quando você junta Orgulho e Preconceito, socialismo e sofrimento na era vitoriana? É isso que você descobre em Norte e Sul, da inglesa (que poderia ser mais publicada aqui no Brasil) Elizabeth Gaskell! Com uma escrita fluida e que prende o leitor a cada capítulo, esse calhamaço me deu uma experiência de leitura incrível e que me fez parar várias vezes para pensar sobre o que a autora estava dizendo ali (e ela habla mesmo). Tratando de temas como luta de classes, direitos trabalhistas, distanciamento da religião e até mesmo a injustiça em um motim dentro da marinha, Norte e Sul é uma montanha russa de emoções, discussões e tragédias que tornou esse um dos meus livros favoritos da vida. A resenha completa você pode conferir no blog.

Norte e Sul (publicado originalmente entre 1854 e 1855)
Elizabeth Gaskell
746 páginas
Editora Martin Claret
Tradução de Carlos Duarte e Anna Duarte

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/01/o-orgulho-e-o-preconceito-da-classe.html

Mari.andreto 22/01/2023

O livro de modo geral foi bom. Conheci ele pela minissérie há anos atrás, mas só agora tive a oportunidade de ler. Assim meio que já sabia o que esperar e os acontecimentos não foram surpresa. Demorou um pouco pra leitura fluir o que me cansou um pouco, mas depois da metade do livro a leitura engrenou bem. Gostei muita da visão industrial que a autora trouxe e mostrou com grandes detalhes. A diferença entre o sul rural e o norte industrial ficou muito bem retratada. Porém, não me apeguei a nenhuma personagem e o romance não me despertou grande interesse.

lisa13_ 03/07/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL MEU DEUS
Elizabeth gaskell maee ??? que livro foi esse, sério, fiquei completamente obcecada desde que tive o primeiro vislumbre!! minha irma mais velha me apresentou esse livro e eu gostei das ?semelhanças? que a margaret e o thornton tinham com o sr darcy e a elizabeth, as intrigas e as rejeições que me fazem AMARRR livros de romance antigos KKKKKKKK
a história por si só é perfeita, completinha e redonda, tirando a parte do romance (do qual esperei SETECENTAS E QUARENTA E QUATRO PÁGINAS!!!!) é muito interessante as discussões acerca da revolução industrial, muitas das frases do higgins se encaixam com algumas situações atuais, é muito interessante também acompanhar a evolução do thornton quando se trata dos operários, sério que homem perfeito, sr thornton vc é o primeiro e último homem do mundo!!!
é trágico, é lindo, é emocionante, vi alguém dizendo que era um novelao mexicano cheio de reviravoltas, e realmente KKKKKK a descrição perfeita pra esse livro. vai me deixar morrendo de saudades ?? margaret é uma protagonista e tanto, e é admirável a força que ela teve pra lidar com tantas mortes e tantas decepções, eu realmente gostei muito muito dela, todos os personagens te cativam isso é incrível. enfim, até perco as palavras kkkkkk livro nota 10!! eu recomendo muito muito. perfeito! já to com saudade dos dramas do thornton e das reflexões da margaret

Lirio azul 11/05/2023

Nossa oq esse livro eh bom
Nossa esse livro eh maravilhoso preciso fazer uma resenha de vdd mas eu tô sem tempo
Mas são tantas camadas que sério

Rafaela.Nascimento 11/06/2023

Poderia ser mais leve
Gostei da história e da característica própria na escrita da Elizabeth Gaskell, foge do romance de formação e do gótico vitoriano, trazendo como cenário a revolução industrial, o choque de culturas e o preconceito com classes mais baixas, o romance é muito superficial, faltou profundidade, o mocinho era muito bom mais por vezes se mostrava mimado, a mocinha poderia parecer fria, mais tinha a responsabilidade da família toda pra si, se mostrando forte e resiliente, nao sobrando espaço para o amor, a historia é carregada de muito drama, senti falta de um pouco de leveza na escrita, e muitas coisas poderiam ser resolvidas em menos paginas, o final foi abrupto, no mais é um bom livro.

Joyce 07/12/2010

North and South - Edição Bilíngue
NORTE E O SUL – NORTH AND SOUTH é um romance de Elizabeth Gaskell, publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19.

Quando a história foi publicada como um livro em 1855, esta incluiu um prefácio afirmando que por causa das restrições do formato da revista, a autora foi incapaz de desenvolver a história como desejava e, deste modo, “várias passagens curtas foram inseridas, e vários novos capítulos adicionados”.

O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. Lá Gaskell trabalhou em ações filantrópicas junto aos pobres da cidade e conheceu de perto as misérias das áreas industriais.

Para a protagonista, o sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando à madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos.

A mudança no estilo de vida choca Margaret que simpatiza profundamente com a pobreza dos trabalhadores e entra em conflito com John Thornton, o proprietário da fábrica têxtil local e amigo de seu pai. Após um encontro com um grupo de grevistas, no qual Margaret tenta proteger Thornton da violência dos manifestantes, os dois se apaixonam, entretanto, Margaret recusa o pedido de casamento de Thornton, por não concordar com a situação pelas quais seus funcionários passavam; mais tarde, ele a vê em companhia do irmão dela, confundindo-o com outro pretendente, e isso acaba por gerar outros conflitos não resolvidos. Margaret passa a acreditar que tinha perdido o afeto de Thornton e começa a vê-lo com outros olhos, o que eventualmente os leva a um novo reencontro.

Tamires 17/08/2015

Margaret Hale (Norte e Sul)
“Margaret Hale”, ou “Norte e Sul”, é um romance escrito por Elizabeth Gaskell, publicado originalmente de forma seriada nos anos de 1854 e 1855. Esta edição lindíssima publicada pela Pedrazul Editora conserva o que seria o título “original” da obra, como nos informa a Editora Geral da Pedrazul, Chirlei Wandekoken: “Norte e Sul foi o título escolhido pelo seu editor pioneiro, o escritor londrino Charles Dickens, à época de sua publicação...”. (Nota da Editora)

Se Dickens, ao escolher “Norte e Sul” como título do romance, conseguiu influenciar e despertar um maior interesse do leitor da época, pelo sentido de oposição que tal título exprime, nunca saberemos. O importante é que, independente do título, a história que gira em torno de Margaret Hale é apaixonante e conquista muitos fãs até hoje.

Começamos com Margaret retornando a casa de seus pais depois de uma longa temporada na casa de sua tia, Mrs. Shaw, onde foi companhia de sua prima Edith, até que esta se casa.

A família Hale vive em um presbitério na idílica Helstone, onde tudo é calmo, verde e lindo! Você lê e tem vontade de ir para lá; dá até para imaginar os pássaros cantando!

“Oh, não posso descrever meu lar. É meu lar, e não posso colocar seu encanto em palavras.” (pág. 15)

Mas tudo muda quando eles passam a morar na cidade industrial de Milton. O lugar é cinza, com muitas fábricas e parece triste e insalubre comparado a Helstone. Nesse contexto, Margaret e sua família precisam adquirir novos hábitos e superar o choque cultural de lugares tão opostos.

Em Milton, Mr. Hale começa a ensinar jovens cavalheiros. A partir daí conhecemos Mr. Thornton, um importante industrial da cidade. A amizade entre eles é natural e instantânea. Para Margaret, saudosa do aristocrático sul, é um pouco mais difícil reconhecer as qualidades de Thornton e de sua cidade.

“Mr. Thornton era, talvez, o mais velho dos pupilos de Mr. Hale. Mas ele, certamente, era seu favorito. Mr. Hale adquiriu o hábito de citar as opiniões dele tão frequentemente, e com tanta consideração, que tornou-se uma pequena piada doméstica, imaginar quanto tempo, durante a hora apontada para a instrução, poderia ser dada ao absoluto aprendizado, já que tanto desse tempo parecia haver sido passado em conversação.” (pág. 70)

“‘Não é orgulho da minha parte’, respondeu Mr. Thornton; ‘é o simples fato. Não negarei que sinto-me orgulhoso por pertencer a uma cidade – ou talvez deva dizer um condado – de cujas necessidades trouxeram à luz tais grandezas de concepção. Eu preferiria ser um homem labutando, sofrendo – ou melhor, falhando em sucesso – aqui, que levar uma próspera e monótona vida nos velhos entediantes redutos do que vocês chamam de sociedade aristocrática lá no Sul, com seus lentos dias de descuido e conforto. Pode-se ficar entupido com mel e incapaz de erguer-se e voar.’
‘o senhor está muito equivocado’, disse Margaret, desperta pela calúnia ao seu amado Sul e sendo levada a defendê-lo apaixonadamente, trazendo cor às suas bochechas e lágrimas raivosas aos seus olhos. ‘O senhor não sabe nada sobre o Sul. Se há menos aventuras ou menos progresso – suponho que não devo dizer menos excitação – provocados pelo espírito apostador do comércio, que parece requisito para forçar a criação destas maravilhosas invenções, há menos sofrimento também. Vejo homens aqui andando pelas ruas olhando para o chão, derrotados por algum lamento opressor ou preocupação – que não apenas sofrem, mas também odeiam. Agora, no Sul temos nossos pobres, mas não há aquela terrível expressão em seus semblantes de um doloroso senso de injustiça que eu vejo aqui. O senhor não conhece o Sul, Mr. Thornton’, ela concluiu, caindo em um silêncio determinado, e com raiva de si mesma por haver dito tanto.
‘E devo dizer que a senhorita não conhece o Norte?’, perguntou ele, com uma inexprimível gentileza no tom, já que ele percebera que a magoara.” (pág. 82)

O que dizer de Mr. Thornton? É um personagem apaixonante! Honesto e sincero, desde o início percebemos os seus sentimentos e aflições, pois ele não os nega.

“‘Hei de me colocar aos pés dela, preciso fazê-lo. Se houvesse uma chance em mil, ou em um milhão... eu o faria.’” (pág. 190)

Prepare-se também para conhecer Mr. Higgins e sua família: um drama que você não vai esquecer.

Li com muitas expectativas e todas elas foram superadas! A história é maravilhosa, daquelas que você sente falta quando termina a leitura. A Pedrazul ainda vai publicar “Um Coração para Milton”, de Trudy Brasure, que vai nos permitir ficar um pouco mais no universo dos personagens de “Margaret Hale”. Imperdível!

site: http://escritorasinglesas.com/margaret-hele-elizabeth-gaskell/

mara sop 19/08/2016

Quando o norte e o sul se encontram
Margaret Hale é uma jovem inteligente, sofisticada, acostumada aos modos aristocráticos ingleses. Ama sua querida cidade Helstone, mas é obrigada a se mudar para Milton, uma cidade do norte, quando seu pai decide mudar de ofício. Então ela se vê numa cidade industrial, barulhenta e fumancenta, com costumes muito diferentes do que ela está acostumada.

Seu pai agora é preceptor de um poderoso industrial, John Thornton. Margaret e Thornton antipatizam um com o outro logo que se conhecem, mas ao mesmo tempo em que ele a acha arrogante demais, ela mexe com ele de alguma forma. Após um ato inesperado de Margaret que põe em risco sua própria vida pela de Thornton, ele finalmente se dá conta de que está apaixonado por ela. Mas sabe que ela jamais o aceitaria, mesmo se a atitude impensada dela comprometesse sua reputação.

Margaret Hale, vulgo Norte e Sul, é um dos clássicos mais aclamados pelas fãs de romances de época de hoje. E realmente, a história de amor entre Margaret e Thornton é linda. Mas o livro se torna denso devido ao assunto da greve (que eu, particularmente, não gosto), que acaba tomando mais tempo do livro do que o desenvolvimento do sentimento dos personagens, e isso o deixa levemente cansativo em alguns pontos. O que não denigre em nada a história do livro que tanto encanta aos leitores.

Se você gosta de clássicos e ainda não leu, leia!

site: https://goo.gl/lZ9NgP

THAIS 25/12/2018

Tradicional romance de época.
Norte e Sul traz uma das mais belas histórias de amor que já tive o prazer de ler. Sua narrativa, a meu ver, muito se assemelha os romances de Jane Austen; como um enredo tradicional voltado para a vida de famílias aristocráticas de classe média, mas que também apresenta algumas pinceladas da vida da classe trabalhadora que estava começando a se condolidar das cidades industriais da Inglaterra da Primera Revolução Industrial.
Isso mostra a abrangência do romance e justifica em parte a sua extensão (quase 800 páginas). Assim, tal obra traz grande riquesa de descrições e detalhes, que poderian ser cansativos se a autora não tivesse sabido dosar usando-se de uma linguagem fluida e leve.
Também gostaria de resaltar que para os que assistiram a série baseada na obra, que recebe o mesmo título, perceberão grande diferença entre ambas.
Enfim, recomendo a obra para os que se deliciam com bons romances de época.
Deh 03/06/2020minha estante
Olá, no livro os sentimentos da Margareth pelo John fica mais intenso do que na serie (2004)?

Izabel 16/01/2019

Um verdadeiro romance de época
Um dos melhores livros no estilo romance propriamente dito, que já. Muitos certamente desprezarão por se tratar de um romance de época, uma pena.
A história se passa no período de efervescência da revolução industrial, mudanças do campo para as cidades, greves, novas preocupações sociais; esse quase enredo secundário (que bem pode ser o enredo principal) enriquece muitíssimo os amantes de história, como eu.
Sou protestante, e uma pequena mas significativa parte do enredo conta as angustias de alguém que não se alinhava mais com a teologia e práticas da igreja da Inglaterra. Um primor.
É um romance escrito “naquela” época, portanto, não espere suspiros, beijos apaixonados, nada, um simples toque de ponta de dedos já era o suficiente para causar desmaios, rs, tanto é, que é preciso ter isto em mente para compreender o porque a atitude nobre mas intempestiva da “mocinha” num dado momento, faz com a julguem e ela se culpe, atitude digna de pouco alarde hoje em dia. Tudo isto a meu ver, torna tudo ainda mais significativo, pois você se torna espectador de um verdadeiro romance a moda da época.
Mas aponto o que não é um defeito, apenas uma característica dos romances deste período. O enredo “se arrasta” numa constante de acontecimentos que distanciam cada vez mais o casal; isso se explica, pois neste período o amor só seria amor se vencesse todos os obstáculos e intrigas; os sacrifícios e final redenção eram parte do fascínio pelo amor romântico.
E claro, como os casamentos da vida real da época, tinham quase nenhum glamour ou história por trás, dado que eram práticos e quase sempre arranjados, com algumas exceções, os autores precisavam ser bastante criativos para ter um romance que preenchesse mais que dez páginas rs.
Então é totalmente compreensível, mas pode enfadar ou atormentar alguns leitores, ou deixá-los tão ansiosos que abandonarão a leitura, mas peço, leia até o final, valerá a pena.
Certamente lerei novamente, tamanho apreço que tenho por ele.
Deh 03/06/2020minha estante

Izabel 19/01/2021minha estante
Deh, não. No livro a leitura dos sentimentos tem que ser pescada a medida que se lê, nada fica absolutamente evidente ou intenso. Minha opinião.

Monaliza20 16/05/2024

Orgulho e Preconceito em um contexto industrial
Que delícia de livro!

Adoro romances vitorianos,mas confesso que não imaginava que iria gostar tanto deste aqui! Personagens sensacionais, um enredo emocionante e uma protagonista, sobretudo, humana, cheia de falhas.

O romance entre o casal é construído de uma forma muito gostosa de acompanhar e o desfecho é incrível.

Ponto super positivo para personagens secundários mas tão cativantes, que acabamos querendo saber cada vez mais sobre eles.

O livro tem sim um discurso social forte, comovente. Mas para mim isso ficou em segundo plano, me apaixonei mesmo pela história de Margaret, suas perdas, amores e amadurecimento.

Marli.Ramires 30/06/2019

Para se começar a ler Elizabeth Gaskel
Um livro de época, com romance, luta de classes e reflexão sobre a vida.

Fernanda.Granzotto 19/08/2019

Levei muito tempo para ler, mas terminei este livro e adorei !!!!!!