A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

@universoinfinitodoslivros 15/06/2022

Forte, importante, necessário e emocionante
Resenha no meu instagram literário @UniversoInfinitoDosLivros

Eu estava doido para ler esse livro desde que ele foi anunciado há algum tempo atrás aqui no Instagram, e em parceria com a Hoo Editora tive o prazer de ler e devorar uma das melhores leituras de 2022. Um romance profundo, necessário, forte, desolador mas com um final belo e reconfortante.

A história possui alguns gatilhos tais como bullying, violência física e psicológica, tais fatores que podem vir a tornar a leitura de certa forma sensível para quem já viveu algo semelhante.

Além do romance presente na história e o fato de que Evan, o protagonista, descobre estar apaixonado por seu melhor amigo Henry, o livro foca bastante em toda a violência verbal e física que Evan recebeu e vem recebendo da mãe abusiva desde que era pequeno, e esses são os momentos mais fortes e sensíveis do livro.

Se o objetivo do autor era fazer a gente sentir na pele tudo de ruim que o protagonista passou nas mãos da mãe dele, então ele fez um ótimo trabalho ao escrever essa história, pois a dor que eu senti pelo que o Evan passou foi tão colossal que em diversos momentos tive que pausar a leitura para me recuperar.

?A Perigosa Arte De Ser Invisível? é o tipo de leitura que mesmo depois que a gente termina, ficamos pensando por horas nela e tentando assimilar tudo o que leu, além de ficar imaginando um futuro para o protagonista onde ele possa finalmente receber todo o amor que merece.

??????????+?

?Estar cercado por livros me acalma. Faz o quarto parecer envolto em uma camada de proteção - como se nada nem ninguém pudesse me alcançar aqui.?

?Enquanto tento assimilar o que ela quer dizer, outro pensamento me vem com tudo. Como será que é se sentir confortável na própria pele??

?Em geral, estou correndo para fazer coisas diferentes para agradar pessoas diferentes. Pergunto-me o que aconteceria se eu só passasse tempo fazendo o que interessa a mim.?
___________________

Livros que também foram lançados pela Hoo e super indico:

? História É Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera
? Minha Versão de Você - Christina Lauren
___________________
Joana 22/10/2022minha estante
Oi

Joana 22/10/2022minha estante
Como ler um livro aqui sou iniciante

Livia 10/01/2023minha estante
esse livro é sensacional

Lua ð 04/05/2024

Apesar de ser uma história dolorosa com muitos gatilhos, acaba sendo uma leitura fluída pela escrita do autor. Além disso, é incrível acompanhar a jornada de autodescoberta e autoaceitação do personagem principal. É um livro que aperta e aquece nosso coração na mesma medida.
Adriel 21/05/2024minha estante
Sim, apesar de doer muito, li tudo em dois dias. Uma grande história e boa condução do autor.

ninha 03/07/2023

Ele pode melhorar
Muito fraquinho e dá pra perceber que é o primeiro livro do autor kk mas tem umas coisas boas que poderiam ser ótimas se ele fosse mais experiente
Ewerton 07/08/2023minha estante
Nem você acredita no que escreveu. O livro é excelente e brutal.

dara 10/12/2022

Me emocionei bastante lendo, foi tudo muito forte que chegava em algum capitulo eu tinha que parar para respirar. É um livro extremamente necessário e impactante.
@Ju 20/12/2022minha estante
Sim, tinha momento que parecia que era comigo.

Laura.Teixeira 06/07/2022

Socorro
Nunca tinha chorado lendo um livro, até pq não leio muito, mas esse livro me deixou muito sensível.

A escrita e muito boa então dá pra ler bem rapidinho e não cansa, mas ao mesmo tempo, durante algumas partes eu simplesmente não conseguia respirar e tinha q parar de ler, de tão sufocada que eu me sentia. Minha garganta travava e eu entrava em desespero junto com o Evan.
Os momentos dele com o Henry não são muitos, até pq não é a história deles e sim do Evan, mas dão uma leveza muito necessária pra história e fazia eu me acalmar. Surtei muito e virei a noite pq não conseguia parar de ler. Vou panfletar demais esse livro pq ele tem mensagens muito importantes.

Tem vários gatilhos, como: violência psicológica, verbal e física, bullying e homofobia então cuidado.

Recomendo demais. Vou precisar de um tempinho pra superar kk

maria 16/07/2022

considero pertinente iniciar essa resenha avisando futuros leitores que este é um livro cheio de gatilhos de naturezas diversas e eu pessoalmente não recomendo pra quem não está 100% bem.
evan talvez seja um dos personagens mais alheios a si mesmo que já vi. acostumado a uma rotina de abusos, ele nunca pensa em si mesmo, e isso faz todo o sentido. ver como essa violência que ele sofre permeia em todos os aspectos da vida dele é interessante (por ser muito realista), mas degastante. a perigosa arte de ser invisível é um livro que nos faz parar pra tomar um ar, de tão imersivo e triste ele é.
certamente é uma leitura que me marcou muito, ainda mais ao ver que esse livro saiu de uma tentativa do próprio autor de superar alguns traumas que sofreu. espero muito que narrativas como essa sejam cada vez mais apenas narrativas, e não histórias baseadas em fatos reais.
um ótimo livro, com personagens complexos e acima de tudo, humanos.

Alex Nascimentto 21/07/2022

Incrivelmente sombrio e necessário
Leitores, acho que esse é o livro que só lendo para sentir tudo que a trama traz e a força que essa narrativa apresenta. O autor foi bastante real no que tange ao núcleo familiar nesse drama, já que a mãe não era apenas homofóbica, ela odiava o próprio filho, e isso é bem mostrado dentro da obra. Ademais, sentimos de perto todo medo e mágoas que o protagonista nutre por sua mãe. Todos os personagens conseguem ter seu papel fundamental, desde o pastor aos colegas más do jovem, de forma que todas as atitudes, inclusive o silêncio e omissão resultam em consequências. Por fim, Surmelis não deixa nada a desejar em sua obra, entrega com toda alma uma narrativa sombria e super necessária. Espero, com isso, que vocês tenham a oportunidade de fazer essa leitura!

"Eu devia ter adivinhado que algo estava errado enquanto voltava para casa. Havia carros estacionados por toda a rua. O grupo de estudos bíblicos da minha mãe se reúne as quartas-feiras. Hoje é terça. Abre a porta bem devagar. - Que o demônio da luxúria e da desobediência seja expurgado da casca pecaminosa dele."

Zanteo 03/08/2022

Gatilhos, gatilhos e gatilhos (para mim, pelo menos rs)
Trata-se de, talvez, um romance de formação (por mais que acompanhemos o personagem principal por pouco tempo, é nítida sua evolução, enfim) que nos permite conhecer e acompanhar a jornada de Evan, um menino de dezessete anos, gay, ainda tentando se compreender, tomado por pensamentos controversos e confusos. Ele se mostra como um menino muito confuso e inseguro, utilizando a arte para se expressar.

Sua mãe, super religiosa, usa da devoção à religião para ofendê-lo e menosprezá-lo. Ela é bem agressiva e repleta de toxicidade (só de lembrar dela me vem um gorfo com gosto de fel das entranhas da minha alma). A titulo de exemplificação, houve uma vez em que ela cortou o braço de Evan com um pedaço de prato, que, a propósito, foi quebrado na tentativa que ela fez em atingi-lo.
Seu pai, por mais que o ajude quando necessário, procura ser neutro nos episódios, esperançoso de que algum dia sua esposa mude de comportamento.
Nas últimas férias de verão, sua mãe o enviou a um acampento cristão. Lá, por ironia do destino, Evan deu seu primeiro beijo (gay).
Como se não bastasse ser filho de uma mãe crente tóxica, Evan está apaixonado pelo melhor amigo hétero, que não via desde antes das férias. Ele conta que o amigo ficou gostoso, despertando nele um sentimento e interesse antes inexistente.

A partir daí, a história tem seus desdobramentos, compreendidos entre a relação materno-filial e a sua vontade em ter algo além de amizade com Henry, seu amigo de infância.

Do meu ponto de vista pessoal, é uma história muito valiosa. Como eu disse algumas resenhas atrás, a narração em primeira pessoa me prende a atenção de maneira excepcional, esse é o caso do livro.
Foi uma leitura muito angustiante em alguns pontos e prazerosa em outros.
É tenso e adorável acompanhar a evolução pessoal de Evan, trazendo uma sensação reconfortante ao término da narrativa.

É uma leitura que vale a pena encarar.

Em apenso, consta uma relação de números telefônicos e endereços destinados a apoio, proteção e acolhimento LGBTQIA+, o que eu achei um zelo primoroso.

Arthur409 02/06/2024

Não entendi o final mas esse livro me lembrou de traumas q eu não sabia q tinha, quis morrer lendo mas foi incrível

Maxwell.Leal 20/08/2022

Fui ler porque eu sabia que era de gay e a capa é bonita, devia ter visto a sinopse antes, porque esperava um romance fofinho e me vi diante de muito gatilho (sério, fiquei chocado em várias partes). Não consegui me conectar muito bem à história, mas dei 3 estrelas por causa do conteúdo.

Alu.vitória 14/10/2022

Um livro Necessário
? A perigosa arte de ser invisível? é um livro com assuntos sensíveis e importantes, com personagens incríveis e complexos. Não é uma leitura para todos e com vários gatilhos.

?Em cada um desses espaços, ele escreveu: Para cada dia normal.

Sinto as lágrimas escorrerem pelo meu rosto. Você se lembrou.

Ele assente. Baixinho, diz:

? É um começo.

Henry estica o braço e me puxa para mais perto.?

Esse livro é maravilhoso, extremamente importante e necessário. 10000/10

Emily.Verly 25/10/2022

minha opinião sobre o livro!
Eu gostei do livro. Eu me apeguei de extremo com o protagonista, o Evan, creio que a cada detalhe que ele fala sobre sua vida, você se apega mais. O livro é bom, tem capítulos curtos. Porém, eu queria um desenvolvimento da mãe dele e também queria saber mais sobre a vida dela. Tem alguns pontos do livro que achei que faltou desenvolvimento, mas o livro em si, eu amei. Recomendo ele, só que ele possui imensos gatilhos ( de abusos tanto quanto físicos e psicológicos)

Karla.Silva 05/11/2022

Esperava bem mais!!! a escrita do autor é boa, o personagem principal é um querido porém o livro em si é muito monótono. Não consegui me conectar com os personagens, achei tudo muito superficial e faltou desenvolvimento