A anatomia de um luto

A anatomia de um luto C. S. Lewis

Resenhas - A anatomia de um luto

Talita 01/04/2023

O livro quebeu gostaria de ter lido a exatos 6 anos atrás, me ajudaria no processo de cura.
Me ajudaria a compreender o turbilhão de sentimentos que é quando perdemos alguém importante.
Me daria um norte.

Kyuketsu 27/03/2023

Um livro denso
O livro apresenta [trechos de?] relatos do autor durante sua fase de luto (perda da esposa). É curioso observar a resiliência com que Lewis, buscando forças a partir de questionamentos dirigidos ao próprio Deus, transita entre os estágios clássicos de tristeza, negação, raiva, barganha e aceitação.

AnaP14 23/02/2023

Um homem tentando elaborar sua dor
É importante frisar que o livro é sobre o próprio luto vivido por Lewis quando sua esposa morreu, e não um tratado geral sobre o luto.
Ao ler, percebi como ele amava Joy, como ela se tornou importante para ele e como sua ausência era dolorida. É um momento muito difícil e escrever sobre o que sentia e pensava foi a forma que Lewis encontrou para passar por esse difícil momento.
Durante os dois primeiros capítulos, a angústia era tão grande que acabou por se fazer presente em cada frase, em cada questionamento feito por ele. A dor era tão grande quanto o amor e o vazio que a morte de sua amada deixou.
Thaina61 24/02/2023minha estante
Vale a pena comprar esse livro, Ana?

AnaP14 24/02/2023minha estante
Vale sim, através dele pude refletir sobre algumas coisas, inclusive dúvidas que eu tinha.

Thaina61 25/02/2023minha estante
@Ana Sanvido, obrigada pela resposta, bem!

Billsmoraes 10/02/2023

Necessário para pessoas que perderam alguém.
Este livro se trato de uma junção de textos escritos pelo C.S. Lewis, durante seu período de luto e superação pela mortr de sua esposa.

Achei bem interessante conhecer um pouco mais do escirtor, recebi vários aprendizados dele. E quebrou aquela minha percepção de que ele é "O Cara", sendo que ele foi um simples homem como nós que tinha seus defeitos.

O livro é super curtinho, dá para ler em um dia.

E se prepare, por que a linguagem é bem formal, já que foi escrito a um tempão atrás.

Katharina15 06/02/2023

Gostei do livro.Achei difícil de ler mais depois me acostumei, quis começar a ler anatomia de um luto pra ir me acostumando com a escrita do autor já que comprei 4 livros dele.
Quem já perdeu alguém querido é bom ler?

gabriel1994 17/01/2023

Triste, belo e honesto.
“É difícil ter paciência com pessoas que dizem: ‘A morte não existe’ ou : ‘A morte não importa’. A morte existe. E tudo que existe importa”
(pág. 42)

C.S. Lewis é um gênio escrevendo qualquer coisa.

Mas aqui, ele não só tem a genialidade de um escritor único, mas também a coragem de publicar e mostrar ao público um relato tão difícil.

Publicado em 1961, A anatomia de um luto é o relato de Lewis após a trágica morte de sua esposa, Joy. Ao longo de quatro capítulos vamos acompanhar as fases do luto de um forma tão sincera, tão linda e, claro, muito triste. A edição da Thomas Nelson traz dois textos sobre o livro que são interessantíssimos, um deles escrito pelo filho de Joy, que conta como os dois (Lewis e Joy) se conheceram. Esse segundo texto carrega uma carga emocional tremenda.

A escrita de Lewis carrega tudo o que ele sente, os “e se”, as dúvidas da fé, a tristeza, a incerteza. Mas ao mesmo tempo traz uma reflexão arrebatadora não só sobre a morte, mas também sobre a fé e principalmente sobre a vida.

Jéssica 07/12/2022

Sinceramente nao tenho muito o que falar
Comecei a ler pq uma amiga cometeu suicídio, pensei que o livro poderia ajudar ... me distraiu um pouco

Luã 17/07/2022

Lewis é um daqueles gigantes intelectuais "experimentados no sofrimento". Cedo perdeu mãe e pai e posteriormente o grande amor de sua vida. Nessa obra contemplamos não apenas o grande literato ou filósofo, mas sobretudo um homem abalado pela dor da perda e pelos questionamentos que acometem todos aqueles que creem em Deus em dias assim.