Uma Carta de Humor

Uma Carta de Humor Pedro Farinha

Resenhas - Uma Carta de Humor

Aline 14/04/2024

Aaaah Helena
Como não se encantar com a doce Helena?
Cada descrição é como uma prova de amor e cada fase da vida é a volta para a realidade.
Pedro.Farinha 14/04/2024minha estante
Muito obrigado, Aline! Sua resenha é um grande incentivo para o meu trabalho. Adorei!

Samantabritto 28/03/2024

Uma carta de maluco. uma paixão obsessiva começa na infância e vai afetando todo seu desenvolvimento e sua vida. tudo acontece com interesse em Helena.

Achei que o livro teria uma história consiste, mas o eu lírico vai dando a entender que essa obsessão o leva a grandes problemas psicológicos.
Pedro.Farinha 28/03/2024minha estante
Obrigado, Samanta!

lililu 24/03/2024

Que livro em
Nossa esse livro é coisa de maluco, o cara é um obcecado pela a menina e não vive a própria vida.
Passei mal lendo esse livro e xinguei toda hora.
Pedro.Farinha 25/03/2024minha estante
Muito obrigado! Feliz que gostou do livro e se divertiu!!

lililu 25/03/2024minha estante
Eu achei o protagonista malucão com a Helena, mas foi divertido ver como ele pensava e agia

whytubatu 19/03/2024

Uma resenha elaborada (primeira vez)
"Uma Carta de Humor" oferece uma narrativa complexa que vai além do amor obsessivo, explorando os relacionamentos interligados entre o protagonista e Helena, tanto quando estão juntos quanto separados. Ao longo da história, o protagonista vive uma montanha-russa de emoções em seus relacionamentos com Helena e com outros parceiros românticos.
Sua fixação por Helena é acompanhada por uma série de conversas conflituosas e relacionamentos ruins, mas sempre dando a entender a profunda influência que ela exerce sobre a vida dele.

(enfim,) O ego e o orgulho emergem como vilões, corroendo os relacionamentos e alimentando a obsessão do protagonista por Helena. Sua necessidade incessante de controlar a situação e tentando afastar mas ao mesmo tempo manter Helena ao seu lado o leva a cometer atos muito questionáveis, revelando a profundidade de sua obsessão e o quão longe ele está disposto a ir para garantir sua presença na vida dela, mesmo apenas em contato nas redes sociais. É evidente ao longo da narrativa que o protagonista é um homem profundamente obcecado, cuja necessidade de terapia é óbvio. Sua fixação por Helena o consome, afetando todos os aspectos de sua vida e levando-o a um estado de desespero e confusão mental. (🌿)

Em si, o livro, além de curto, prende muito a atenção graças à escrita envolvente do autor. A história desenvolve-se de maneira impressionante, até mesmo perturbadora em alguns momentos. No entanto, não é exatamente o tipo de leitura que costumo buscar, prefiro histórias onde tudo se resolve no final ou que mergulham em um mundo de fantasia completamente diferente da realidade. ((Acredito que eu recomendaria esse livro para alguém que quisesse sofrer um pouco kk
Pedro.Farinha 19/03/2024minha estante
Muito obrigado, Malu! Fico muito feliz que você entrou na história e recomenda a leitura para alguns!

gio 21/01/2024

Doidera
Comecei achando que seria uma história fofa. Mas tá longe disso kkkkkk. O que a falta de um psicólogo na infância não faz, né? História maluca achei problemática e não me atraiu mas a escrita é fenomenal e por isso terminei de ler
Pedro.Farinha 21/01/2024minha estante
Muito obrigado, Giovanna! Feliz que gostou da escrita!

Marcelly.Orcai 15/01/2024

Humor?
A escrita do autor é poética e cativante mas o enredo é totalmente confuso, além de ter achado um pouco bizarro essa obsessão que permeia a história.
Pedro.Farinha 16/01/2024minha estante
Muito obrigado, Marcelly! Feliz que gostou da escrita? acho que às vezes: ?Truth is stranger than fiction?. Valeu pela resenha!

21/12/2023

O que é então, o amor?
Uma novela corajosa sobre o amor obsessivo do narrador por sua Helena. O livro começa no ano de 2007 e transcorre até os dias atuais. Um amor que cresce com o passar dos anos, percorrendo continentes. Entre o Brasil e a Europa, a novela explora a história dos personagens e a história do resto do mundo. Uma análise de psicologia e amor verdadeiro.

reflexão pessoal:
comecei a leitura porque as primeiras páginas já me demonstraram bastante interesse. a obsessão do personagem e a construção do sentimento para uma pessoa e como o personagem fazer do outro sua sequencia de extensão do si.

apesar de seus desejos não terem sidos atendidos quando ele tentou, ao tentar beijar a Helena, por exemplo, mostra como nós tentamos a todo modo buscar uma substituição para aquele ~algo~ não completo. no caso do personagem, começou procurando em outras pessoas e apesar de ter o sentimento, ainda não era a realização. dito isso, procurou através das drogas o preenchimento desse sentimento que faltava a essência do sentir.

foi uma leitura interessante mas meio confusa, mas, fácil de entender.
Pedro.Farinha 21/12/2023minha estante
Muito obrigado, Débora!!

Naju Romano 05/12/2023

Acho que nunca li um livro tão doido, começou tudo bem, do nada virou uma confusão de códigos que não entendi nada.

Comecei achando fofo a paixão dele por Helena, mas com o decorrer do livro isso vira uma obsessão bizarra.

Estranho mas a escrita é muito boa.
Pedro.Farinha 06/12/2023minha estante
Muito obrigado, Anna Julia!

DearieSarah 08/10/2023

Uma carta de humor
Tô rindo, porque fiquei 100% confusa.
A história vai desenvolvendo muito bem, mas aí começa uma loucura que começou a afetar meus próprios neurônios. Que agonia!

Apesar disso, escrita impecável!
Pedro.Farinha 09/10/2023minha estante
Obrigado pela ótima resenha, Sarah! Gostei da sua honestidade.

cacauz 06/10/2023

Estranhamente bom
Acho que nunca li nada com o personagem tão obsessivo, fiquei num misto de pena e vontade de correr pra bem longe dele kkkkkkk. A escrita é ótima, a história flui muito, não dá vontade de parar de ler. Acho que não entendi tanto algumas coisas, mas acho que isso é uma coisa boa, eu não quero entender tudo que se passa com esse personagem não kkkkkkk

Mais uma coisa: o personagem não tem um nome... e eu tô rezando pra isso não ser uma história autobiográfica (autor me diga que foi só uma ótima jogada de marketing!!!)
Pedro.Farinha 07/10/2023minha estante
Oi, Cláudia. É apenas uma carta de humor, com alguns elementos confidenCIAis. Amei sua resenha. Muito obrigado pela leitura.

Micaelly.Santos 11/07/2023

Bem escrito, porém que brisa, que noia, que loucura, que badalo. kkkkkk o personagem era ngm mais ngm menos que o Joe da série you.
Pedro.Farinha 11/07/2023minha estante
Obrigado, Micaelly!!

leticia1242 06/05/2023

Meu deus
Fui apresentada ao livro como uma comédia romântica, mas assim, conforme fui lendo ficava mais claro que era a história de um maluco obecado, tudo sobre o personagem principal é meio preocupante, e meio específico também, espero que não seja um autobiografia kkkk, mas assim, gostei, leitura rápida e fluída, recomendo.
Pedro.Farinha 06/05/2023minha estante
Obrigado, Letícia!

Micaelly.Santos 11/07/2023minha estante
eu to lendo e rezando pra não ser autobiográfico kkkkk

Geovana 30/04/2023

Me senti angustiada durante toda a leitura, realmente tem uma escrita que envolve e te deixa curiosa pelo futuro dos acontecimentos, mas me deixou mal por inicialmente parecer uma coisa boba e isso ser arrastado por toda a vida do personagem.

Lilybooks_0 21/03/2023

(????,5) - eita bbs, muito massa
Ig: @li4nbooks

O livro conta a trajetória da vida de um menino que, logo durante sua infância, se apaixona perdidamente por uma menina chamada Helena. Mas, sem dúvidas, esse seu amor não é apenas uma "paixonite infantil"

Durante o começo do livro, ri muito com ele criança seguindo ela para os lugares tentando impressionar ela(sem ter contato algum kkk)... Até aí, tudo tranquilo. Mas, conforme ele foi crescendo eu já fiquei meio "esse menino é maluco MDS?"

O tempo todo ele tentava impressionar ela, até que finalmente conseguem ter mais contato e uma paquerinha até surge entre eles. Mas tudo acaba.

O livro conta sobre como ele, até mesmo depois de se tornar um adulto com novas vivências, amizades e mulheres, continua com seu amor obsessivo por Helena.

In my opinion, ele precisa de terapia.

Conforme os anos vão passando, ele vai contando relatos de sua vida a cada capítulo (onde cada um dos capítulos é um passar de ano.)

Gostei muito da narração. É um livro em primeira pessoa onde a história é contada por relatos do menino. Não se segue uma linha das histórias que eu normalmente leio. (Não sei como explicar, mas não é um livro onde o capítulo conta uma história com parágrafos, diálogos e afins. É apenas o menino.)

"Era um garoto ansioso e completamente inseguro. Desesperado por um mundo onde eu fosse aceito e amado por aquela que eu amava com devoção."

(Estou entrando no bloqueio literário dnv ?? quase um mês pra ler)
Pedro.Farinha 22/03/2023minha estante
Muito obrigado, Lilian! Feliz que gostou! Amei sua resenha

Isa.pires 18/03/2023

Uma carta de humor
A história me impressionou bastante por se assemelhar muito com a história de duas pessoas da minha vida mesmo, parecia ter sido escrito sobre elas e caramba a época que eu li bateu certinho
Pedro.Farinha 18/03/2023minha estante
Obrigado, Isabela!