Uma Carta de Humor

Uma Carta de Humor Pedro Farinha

Resenhas - Uma Carta de Humor

Pedro.Farinha 11/05/2022

Meu terceiro livro
Uma novela corajosa sobre amor, códigos, política, loucura, sonhos? No Nordeste, Rio de Janeiro e Europa! Espero que gostem!

Geovana 30/04/2023

Me senti angustiada durante toda a leitura, realmente tem uma escrita que envolve e te deixa curiosa pelo futuro dos acontecimentos, mas me deixou mal por inicialmente parecer uma coisa boba e isso ser arrastado por toda a vida do personagem.

lililu 24/03/2024

Que livro em
Nossa esse livro é coisa de maluco, o cara é um obcecado pela a menina e não vive a própria vida.
Passei mal lendo esse livro e xinguei toda hora.
Pedro.Farinha 25/03/2024minha estante
Muito obrigado! Feliz que gostou do livro e se divertiu!!

lililu 25/03/2024minha estante
Eu achei o protagonista malucão com a Helena, mas foi divertido ver como ele pensava e agia

cacauz 06/10/2023

Estranhamente bom
Acho que nunca li nada com o personagem tão obsessivo, fiquei num misto de pena e vontade de correr pra bem longe dele kkkkkkk. A escrita é ótima, a história flui muito, não dá vontade de parar de ler. Acho que não entendi tanto algumas coisas, mas acho que isso é uma coisa boa, eu não quero entender tudo que se passa com esse personagem não kkkkkkk

Mais uma coisa: o personagem não tem um nome... e eu tô rezando pra isso não ser uma história autobiográfica (autor me diga que foi só uma ótima jogada de marketing!!!)
Pedro.Farinha 07/10/2023minha estante
Oi, Cláudia. É apenas uma carta de humor, com alguns elementos confidenCIAis. Amei sua resenha. Muito obrigado pela leitura.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 18/05/2022

Uma carta de humor é uma novela com menos de 100 páginas que nos insere na mente do personagem. Vamos acompanhá-lo durante anos, sua infância, adolescência e a fase adulta.

Podemos perceber que o personagem nutre um sentimento obsessivo por Helena, muitas vezes seus pensamentos se tornam confusos e na juventude, junto com o uso das drogas, seus delírios se tornam cada vez maiores.

Em alguns momentos tive dúvidas em relação a realidade dos fatos narrados pelo personagem e isso para mim é o ponto que mais me agradou na história, um narrador não confiável deixa tudo mais instigante. O autor desenvolveu tão bem o personagem que ficamos completamente imersos na leitura e realmente entramos na mente do narrador.

Meu segundo contato com o autor e foi uma experiência incrível, no fim tive dúvidas se essa era uma obra fictícia ou baseada em fatos reais.

whytubatu 19/03/2024

Uma resenha elaborada (primeira vez)
"Uma Carta de Humor" oferece uma narrativa complexa que vai além do amor obsessivo, explorando os relacionamentos interligados entre o protagonista e Helena, tanto quando estão juntos quanto separados. Ao longo da história, o protagonista vive uma montanha-russa de emoções em seus relacionamentos com Helena e com outros parceiros românticos.
Sua fixação por Helena é acompanhada por uma série de conversas conflituosas e relacionamentos ruins, mas sempre dando a entender a profunda influência que ela exerce sobre a vida dele.

(enfim,) O ego e o orgulho emergem como vilões, corroendo os relacionamentos e alimentando a obsessão do protagonista por Helena. Sua necessidade incessante de controlar a situação e tentando afastar mas ao mesmo tempo manter Helena ao seu lado o leva a cometer atos muito questionáveis, revelando a profundidade de sua obsessão e o quão longe ele está disposto a ir para garantir sua presença na vida dela, mesmo apenas em contato nas redes sociais. É evidente ao longo da narrativa que o protagonista é um homem profundamente obcecado, cuja necessidade de terapia é óbvio. Sua fixação por Helena o consome, afetando todos os aspectos de sua vida e levando-o a um estado de desespero e confusão mental. (🌿)

Em si, o livro, além de curto, prende muito a atenção graças à escrita envolvente do autor. A história desenvolve-se de maneira impressionante, até mesmo perturbadora em alguns momentos. No entanto, não é exatamente o tipo de leitura que costumo buscar, prefiro histórias onde tudo se resolve no final ou que mergulham em um mundo de fantasia completamente diferente da realidade. ((Acredito que eu recomendaria esse livro para alguém que quisesse sofrer um pouco kk
Pedro.Farinha 19/03/2024minha estante
Muito obrigado, Malu! Fico muito feliz que você entrou na história e recomenda a leitura para alguns!

Naju Romano 05/12/2023

Acho que nunca li um livro tão doido, começou tudo bem, do nada virou uma confusão de códigos que não entendi nada.

Comecei achando fofo a paixão dele por Helena, mas com o decorrer do livro isso vira uma obsessão bizarra.

Estranho mas a escrita é muito boa.
Pedro.Farinha 06/12/2023minha estante
Muito obrigado, Anna Julia!

Micaelly.Santos 11/07/2023

Bem escrito, porém que brisa, que noia, que loucura, que badalo. kkkkkk o personagem era ngm mais ngm menos que o Joe da série you.
Pedro.Farinha 11/07/2023minha estante
Obrigado, Micaelly!!

@biaentreleituras 01/06/2022

Uma carta de Humor é o meu segundo contato com a escrita de Pedro Farinha e é uma leitura impactante, acompanhamos um amor doentio que torna Alexandre um homem problemático. Com apenas dez anos de idade o amor platônico invade sua vida e muda completamente o menino, ele nunca mais será o mesmo e viverá exclusivamente para esse amor, para a sua Helena.

Pedro Farinha escreve com precisão de detalhes e nos conta a história de forma tão real que é difícil acreditar que seja apenas ficção. E isso foi uma das coisas que eu mais gostei, o fato do autor tornar a leitura tão intensa e nos presentear com uma narrativa madura. Vemos o menino se tornar adolescente e em seguida chegar à fase adulta, e sempre com Helena preenchendo seus pensamentos.

A obsessão que ele sente por Helena piora com o passar dos anos e isso o destrói, Alexandre tem o psicológico abalado, é uma pessoa frágil, embora tente aparentar o contrário. Precisava de ajuda, mas procurou no lugar errado, se jogou nas drogas e nas bebidas, estava cada vez mais no fundo do poço e só conseguia pensar em Helena. Alucinações, sonhos, raiva, confusão. É angustiante acompanhar a história de Alexandre, ver como a sua vida foi sendo destruída pouco a pouco por um amor não correspondido.

São menos de 100 página, é uma leitura rápida, mas extremamente intensa. Impossível ler e não sentir o peso dessa história. Uma Carta de Humor é uma leitura que recomendo demais, dá para ler em poucas horas, mas as reflexões ficaram por muito tempo!

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
Pedro.Farinha 01/06/2022minha estante
A resenha do blog está incrível, Beatriz! Sua escrita é muito rica. Muito obrigado

Duda 11/10/2022

Malucamente legal
Esse livro é totalmente maluco kkk
No começo pensem que era um livro de estética romantista, depois que o personagem principal era psicopata, depois que todo a vida dele era delírio das diversas drogas...
Os códigos, as postagens e esse amor extremamente estranho dele.... Tudo é cativante e me prendeu durante a leitura. Mas esse livro tem tudo, menos normalidade kkkk. Adorei
Pedro.Farinha 11/10/2022minha estante
Muito obrigado, Duda! Amei sua resenha e experiência!

Lilybooks_0 21/03/2023

(????,5) - eita bbs, muito massa
Ig: @li4nbooks

O livro conta a trajetória da vida de um menino que, logo durante sua infância, se apaixona perdidamente por uma menina chamada Helena. Mas, sem dúvidas, esse seu amor não é apenas uma "paixonite infantil"

Durante o começo do livro, ri muito com ele criança seguindo ela para os lugares tentando impressionar ela(sem ter contato algum kkk)... Até aí, tudo tranquilo. Mas, conforme ele foi crescendo eu já fiquei meio "esse menino é maluco MDS?"

O tempo todo ele tentava impressionar ela, até que finalmente conseguem ter mais contato e uma paquerinha até surge entre eles. Mas tudo acaba.

O livro conta sobre como ele, até mesmo depois de se tornar um adulto com novas vivências, amizades e mulheres, continua com seu amor obsessivo por Helena.

In my opinion, ele precisa de terapia.

Conforme os anos vão passando, ele vai contando relatos de sua vida a cada capítulo (onde cada um dos capítulos é um passar de ano.)

Gostei muito da narração. É um livro em primeira pessoa onde a história é contada por relatos do menino. Não se segue uma linha das histórias que eu normalmente leio. (Não sei como explicar, mas não é um livro onde o capítulo conta uma história com parágrafos, diálogos e afins. É apenas o menino.)

"Era um garoto ansioso e completamente inseguro. Desesperado por um mundo onde eu fosse aceito e amado por aquela que eu amava com devoção."

(Estou entrando no bloqueio literário dnv ?? quase um mês pra ler)
Pedro.Farinha 22/03/2023minha estante
Muito obrigado, Lilian! Feliz que gostou! Amei sua resenha

mrs. hamilton 25/02/2023

Não sei se entendi kkkk
Não sei se entendi mto bem, mas acho que li num momento ruim...não consigo prestar atenção em leituras que preciso realmente ler (diferente dos áudios livros). mas vou reler futuramente! sobre o que eu achei: não me prendeu muito essa história acerca da burguesia do brasil. fiquei meio "hm, ta". e do nada o narrador virou comunista e fiquei ".. eita". é a minha primeira novela, não tô acostumada com livros menores do que 100 páginas ?. mas eu, de verdade, espero que o personagem principal (que inclusive não sei o nome kkkk) e a helena não fiquem juntos. sério, eles não combinam nadinha (na minha cabeça o final ficou em aberto, o que é genial).
Pedro.Farinha 26/02/2023minha estante
Obrigado, achei peculiar você dizer que o narrador não combina com a Helena kk

mrs. hamilton 26/02/2023minha estante
ahh, pedro kkkkk o narrador só se aproximava de mulher que ele não combinava ?

21/12/2023

O que é então, o amor?
Uma novela corajosa sobre o amor obsessivo do narrador por sua Helena. O livro começa no ano de 2007 e transcorre até os dias atuais. Um amor que cresce com o passar dos anos, percorrendo continentes. Entre o Brasil e a Europa, a novela explora a história dos personagens e a história do resto do mundo. Uma análise de psicologia e amor verdadeiro.

reflexão pessoal:
comecei a leitura porque as primeiras páginas já me demonstraram bastante interesse. a obsessão do personagem e a construção do sentimento para uma pessoa e como o personagem fazer do outro sua sequencia de extensão do si.

apesar de seus desejos não terem sidos atendidos quando ele tentou, ao tentar beijar a Helena, por exemplo, mostra como nós tentamos a todo modo buscar uma substituição para aquele ~algo~ não completo. no caso do personagem, começou procurando em outras pessoas e apesar de ter o sentimento, ainda não era a realização. dito isso, procurou através das drogas o preenchimento desse sentimento que faltava a essência do sentir.

foi uma leitura interessante mas meio confusa, mas, fácil de entender.
Pedro.Farinha 21/12/2023minha estante
Muito obrigado, Débora!!

Mari 28/05/2022

Digamos que foi inesperado
Comecei pensando que séria algo relacionado ao nordeste ou pelo menos a Bahia por causa de sua capa. Mas me surpreendi com a genialidade e total loucura dessa estória. Realmente interessante.

Julia Gusmao 11/02/2023

Eu comecei o livro jurando que ia ser uma comédia e encontrei um melodrama que não me cativou. Por mais que eu tenha identificado muitas coisas semelhantes à realidade que vivi, achei os personagens do livro muito elitistas pro meu gosto e o tratamento do personagem principal em relação à protagonista (e a mulheres no geral também) BEEEEM problemático - recomendaria terapia pra ele. Também me incomodou que em vários momentos há menções a coisas e situações que parece que vai discutir/dar um posicionamento e nada se faz quanto a isso e eu não sei se eu preferia que não mencionasse ou que assumisse o posicionamento político - em todos os sentidos da palavra - do autor (quer eu concorde com eles ou não, porque nem isso ficou entendível). Mas é isso, talvez eu só não fosse o público mesmo para esse livro, cheguei de paraquedas com uma expectativa não atingida e não entendi a proposta - ou ela não fazia sentido para o tipo de coisa que me interessa.
Pedro.Farinha 12/02/2023minha estante
Muito obrigado, Julia! É interessante acompanhar as diferentes visões sobre a obra. Ótima resenha

Julia Gusmao 12/02/2023minha estante
Obg por ter escrito. É importante pra mim como leitora, ler coisas diferentes pra saber o que funciona pra mim

Julia Gusmao 09/02/2024minha estante
Vi um post do autor comentando que o personagem tem asperger e, como o livro é contado pelo ponto de vista do personagem, fiz a associação de boa parte dos motivos que me incomodaram tanto no livro e fez sentido. Pude buscar mais informações sobre o tema e mudar minha perspectiva sobre o livro. Realmente, sob esse aspecto de entrar na cabeça do personagem e contar sob o ponto de vista dele, ficou muito bem feito, e ai é possível compreender e se incomodar com o personagem por não ter uma pessoa pra dar suporte e indicar que o caminho que ta seguindo é bem destrutivo.

Pedro.Farinha 09/02/2024minha estante
Oi, Julia! A intenção era isso ficar subentendido. Em um momento o narrador fala: ?na minha mente autista?. Outra pista era o acesso à maconha medicinal do governo no Brasil.
Obrigado!