Uma ecologia decolonial

Uma ecologia decolonial Malcom Ferdinand

Resenhas - Uma ecologia decolonial

Mila 23/01/2024

Uma crítica permeada de esperança
Eu amo livros que trazem uma visão crítica e realista e que conseguem ao mesmo tempo não cair no fatalismo. Esse é um desses livros. Ele reescreve o que costumamos entender por ecologia e aponta nortes - não impossíveis - mas que já nos cercam, de forma plural.

cifonauta 05/01/2024

Um livro extremamente necessário e não digo só do ponto de vista acadêmico mas também para entendimento de mundo! Confesso que achei em alguns momentos a leitura um pouco complicada ou por vezes repetitiva, mas não é uma leitura difícil, é didático e fluído (não é um daqueles livros que se devora, necessário ser com calma e assimilando as informações). Não vejo como se falar de ecologia ultimamente sem considerar o ponto sociológico, econômico, histórico. Grande livro!

Daniel 05/12/2023

Difícil mas necessário
Leitura difícil, uma visão à partir do Caribe sobre como a colonização mudou as vidas, a paisagem e a ecologia das Américas e do mundo. Como a ecologia moderna se rende e não questiona os resultados do pensar colonizado.

Lucy 07/07/2023

Soco no estômago
Qualquer pessoa em qualquer condição descrita no livro leva um soco no estômago com sua leitura.
A diferença é a reação de cada um.
É um livro de extrema importância e me ajudou a quebrar muitos paradigmas, inclusive construídos academicamente.
Todos deviam ler

Leo Biage 03/01/2023

Livro necessário.
Um livro que levanta um importante embate epistemológico a partir da decolonialidade. Além disso, pensar o mundo a partir do Caribe, nos aproxima do pensar o mundo a partir de nossa própria História, se caracterizando como um livro indispensável para formação antirracista.
Traz consigo elementos da Justiça Ambiental, sobretudo quanto a divisão dos ônus colonialistas no continente Africano e na América Latina.