O Projeto

O Projeto Courtney Summers

Resenhas - O Projeto

yasmin 27/02/2024

O Projeto
"A irmã estava lá, como um sinal, como a mãe dela disse uma vez: uma promessa.

Elas vão se ver de novo."

A história gira em torno de Lo, uma sobrevivente de um acidente que matou seus pais e levou embora sua irmã para o Projeto, uma organização liderada por Lev Warren que se diz um porta voz de Deus. Lo tem raiva do Projeto pois acredita que roubaram sua irmã, e tenta a todo custo descobrir o que realmente acontece lá dentro. Com essa premissa eu estava esperando um ar de mistério sobre o Projeto ser ou não um culto, sobre ter ou não coisas podres entre os membros mas o que recebi foram 300 páginas de enrolação: as ultimas 100 paginas revelam tudo sobre a história. As outras 300? a Lo vivendo entre membros do Projeto que só falam falam falam e nao dizem nada. A história da Lo deveria ser um drama triste até por que ela viveu um inferno, mas tudo é tão repetitivo que comecei a achar a Lo uma chata (que inclusive toma decisões que não acreditei que realmente era ela que estava fazendo de tão sem sentido) , eu ficava mais interessada nos capítulos do passado da Beatriz (irmã de Lo). A autora não coloca nenhuma pista sobre nada ao longo do livro ou seja não tem suspense, você só começa a desconfiar do que tá acontecendo lá pras últimas 100 páginas onde tudo é revelado. Eu terminei a história e fiquei assim ???? perda de tempo. Uma pena pois a premissa é muito boa.

jessica 05/02/2024

Uma leitura bem lenta e maçante, as coisas simplesmente não acontecem, nada sai do lugar, poderia ter menos 100 páginas que não faria diferença

_theamboy 02/12/2023

Por que estadunidense gosta tanto de seita?
Sobrinhos, a fase amo ler voltou e com isso, mais um livro insano entra para o hall de resenhas da titia aqui. O Projeto é um thriller psicológico que flerta muito com a dúvida. Ninguém é confiável, nem mesmo a a protagonista, Lo. Trazendo a pauta da religião que deixa aquele gostinho: será que Lev é realmente enviado por Deus ou ele é apenas um maluco manipulador? Com reviravoltas e um suspense de tirar o fôlego, o livro escrito por Courtney Summers é fantástico, chocante e questionador. Vale muito a pena a leitura.

Maiara.Monari 19/11/2023

O projeto
Enrolou enrolou.. e nada. A história não desenrola. No final começa a embalar e cadê o plot? Zero...

Filho Do Vento 25/10/2023

Bom livro mas com um final preguiçoso
Bom livro com um com uma boa história e diga-se de passagem até bem realista tendo em vista o proveito que as pessoas tiram da fé alheia para o próprio bem. O livro te deixa na expectativa por um bom desfecho e é exatamente nessa agora que ele peca aliás, como muitos bons livros acabam fazendo pois, entrega um final com uma resolução que parece ter sido feita as pressas. Ele da sim destino aos personagens mas faz isso parecer sem importância pq em apenas 2 páginas tudo é resolvido o que por sua vez acaba com toda a carga dramática que o livro construiu no seu desenrolar.

Guilherme107 30/08/2023

Resenha: O projeto
Sinceramente n quero lembrar dessa leitura então serei sucinto. O projeto foi ruim, mal desenvolvido, personagens ruins, histórias ruins. Eu realmente não sei o que estava esperando de Summers, mas definitivamente era melhor do que isso

y2kdre 28/08/2023

Uma perda de tempo!
Quando eu iniciei a leitura desse tinha esperança de ter um super plot, mas foi decepcionante. A autora tinha a faca e o queijo na mão pra fazer um mega plot, mas no final era a ideia que todo mundo já esperava: o culto não é o que parece. Tem vários furos de roteiro, o modo que os capítulos se desenvolvem não são nada satisfatórios, são bem confusos, na verdade. Até os 30% a leitura tava fluindo e tava ficando interessante, mas o desenvolvimento foi PÉSSIMO.
Enfim, queria ter de volta o tempo que gastei lendo essa bomba.

cephalus 28/07/2023

Seitas
A história é complexa e muito bem feita. A dupla narrativa é muito bem elaborada e se conversar e valoriza a história.
A narrativa da Lo é meio óbvia mas é muito bem trabalhada. A corrupção que ela sofre por conta da fraga esperança que ela tem de encontrar a irmã é lentamente agravada e desesperadora.
Apesar da história não ser um terror/suspense no começo na trajetória final, o suspense avança de uma forma drástica e envolvente.
Todas as camadas mentais abordadas durante essa obra é fantástico e maravilhoso.
O maior problema é provavelmente o tempo passado entre o último acontecimento e o epílogo do livro, deixa muitas coisas em aberto e isso é muito frustrante.

edisik 24/06/2023

Até onde podemos ser enganados por promessas de redenção e amor a Deus dadas por pessoas que se acham enviados de Deus. Livro bem construido. Como sou Agnóstico acredito que acontece muito esse tipo de crime.

emailsicantsend 27/05/2023

Elas ainda vão se ver de novo.
Um lindo livro sobre a história de duas irmãs, uma história sobre identidade. sobre fé, e principalmente, sobre amor. a construção da personagem Lo é perfeita, toda sua jornada em busca de sua irmã me impactou do início ao fim. achei um final um pouco corrido, então dei 4.5. mas é um livro realmente muito bom, porém para poucos, já que muitos podem não entender suas camadas e complexidades como por exemplo: a manipulação da seita de Lev, o sentimento de estar perdido e de não pertencimento, é necessário fazer uma leitura mais sensível desse livro. eu gostei muito e com certeza vou favoritar, histórias sobre família sempre mexem muito comigo, essa não foi diferente. ?

ps: Courtney Summers você vai pagar minha próxima sessão na terapia.

YisraelC 01/05/2023

Nunca tinha lido nada com esse tipo de trama antes, mas é um assunto já muito falado, inclusive já vi em séries e alguns filmes.

Gostei, mas achei que algumas coisas ficaram vagas, poderiam ter sido melhor abordadas. É interessante ver o quanto uma pessoa consegue ser manipuladora e controladora e como isso pode afetar outras. Me fez refletir muito sobre coisas que já passei.

Karini.Couto 23/04/2023

Ler O Projeto, foi uma espécie de imersão em assuntos sensíveis, apesar da obra ser uma ficção, a mesma vem com assuntos relevantes e interessantes. 🤓

Uma narrativa intensa e marcada de emoções e reflexões, O Projeto conta a história de Bea, que encontra-se em desespero após um acidente ceifar a vida de seus pais e deixar sua irmã caçula à beira da morte. Ela implora por um milagre, mas seria possível? Eis que um homem surge e diz que pode salvar Lo, sua irmã caçula, que encontra-se hospitalizada. Lev Warren é o líder de um projeto - Projeto Unidade, e ele parece ter certeza de que pode cumprir sua palavra, é um homem bem carismático e engajado em sua comunidade, mas claro que tal feito exigirá um preço.

Ao despertar no hospital, Lo descobre o que aconteceu com seus pais, que já é um choque, além de descobrir que sua irmã a deixou para ir fazer parte do tal Projeto.

Lo começa a desconfiar que esse Projeto/ Organização esconde segredos obscuros e começa sua busca por respostas que a farão ter questionamentos sobre muitas coisas, até sobre si mesma.

"Ter uma irmã é uma promessa que só vocês duas podem fazer - e só vocês duas podem quebrar."

O Projeto vai trazer como assunto central uma espécie de culto religioso/seita, algo curioso e que pode gerar polêmica. Courtney Summers desenvolve um thriller psicológico que põe em cheque relações familiares, amor fraterno, fé e um tema que em suas mãos, nos faz explorar os assuntos abordados de maneira intrínseca e com maestria.

O enredo tem início com Bea, aguardando seu pai que está acompanhando sua mãe, que foi ter sua irmãcaçula. Ela está na casa de uma vizinha e com seus seis anos, esse é um universo inexplorado, ter uma irmã que não desejava, ser deixada "de lado", naquele momento com uma vizinha. Tudo confuso para uma garotinha.

Sua irmã não vem para casa após o nascimento, já que nasceu antes do tempo, e precisou ficar na encubadora. Sua mãe lhe explica o quão especial é ter e ser uma irmã e sua mãe permite que Bea escolha o nome de sua irmã. Com essa situação, Bea percebe que o mundo colorido que sempre viu, também pode ser assustador e cinza, quando sua irmã não vai imediatamente para os braços da família. Isso ocorre em 1998.

Anos se passam e mais uma vez, Bea se vê em uma situação em que sua irmã está no hospital, o ano é 2011, e Lo, está diante de seus olhos, vulnerável e é nesse caos de perda e sentimentos que Bea é abordada por Lev, e não é muito difícil convencê-la a largar tudo e se juntar ao Projeto.

E aí somos cada vez mais inseridos ao que de começo parece um local de cura espiritual, união, caridade, e tudo relacionado a fé, empatia, mas, aos poucos vamos nos questionando, se aquilo ali é de fato o que parece ser.

site: https://instagram.com/alempaginas

alexia 21/04/2023

Vixe...
Esse é ruim viu... li no ódio pq já tinha tentado ler duas vezes e tinha esperança q o erro estava em mim de n conseguir ler mas é pq ele é ruim mesmokkkkkkkkkkkkkk
Fafas2 07/05/2023minha estante
KKKK tô assim