Um Café com Sêneca

David Fideler

Resenhas - Um Café com Sêneca

1 | 2 | 3 | 4

Raquel1529 05/09/2024

Fugindo da obviedade de versar acerca da filosofia senso strictu, a obra de David Fideler já traz em seu título a leveza que espera pelo leitor.
Sua maestria em lidar com o espinhoso assunto dos ensinamentos filosóficos de Sêneca(4 a.c a 65d.c) reside na descontração com que o assunto é exposto, de forma altamente palatável e amplamente acessível ao neófito da ciência filosófica em sim.
Trata-se sobretudo de uma obra de consulta normativa para o dia-a-dia, um livro de cabeceira para todos nós.
Excelente.

Gilvania4 25/08/2024

Para aprender c/ os antigos
Tudo se resume a autocontrole e aceitação.
Saber que você vai morrer e principalmente seus entes queridos, aceitar e trazer isso diariamente para sua vida até não te abalar mais e se tornar natural.
Não desejar riquezas, ser feliz com o que tem, pois se um dia perder tudo isso não te afetará, além de não viver em busca de algo que quando alcansar já não será suficiente (corrida dos ratos).
Tem muito mais lição neste livro, mas essas duas foram as que mais me marcaram.
Gostei muito do livro e recomendo.

Felipe1503 24/08/2024

Ajir pelo bem comum
O livre é fascinante, uma dose diaria de sabedoria estoica, mas o que me pegou foi como eu posso ajir pelo bem comum, ajir em prol da comunidade, sendo que a própria comunidade é que me causa o ódio, a raiva que eu sinto no dia a dia, a ansiedade que destrói minha mente dia a pós dia? (preciso falar isso com uma psicóloga kkk) e pra mim o livro foi fraco nessa parte de falar do ódio, a raiva que o próximo nós causa, como combater isso sem usar o mesmo ódio?

E o livro não me transformou, não mudou minha vida como fez com a vida do autor, e como eu achei que ia fazer com a minha!

Preciso ler o livro Sobre a ira do Senaca

Steph 15/07/2024

Um bom jeito de começar
No auge de um descontentamento com algo que não podia controlar, li algo en passant sobre o estoicismo ser justamente sobre ficar em paz com tudo aquilo que não se pode controlar (é mais que isso, mas foi essa parte que ressoou naquele momento). Corri atrás de começar a ler sobre o estoicismo e Um café com Sêneca é ótimo para começar. Também é muito bom como o autor coloca exemplos da própria vida para aplicar o que Sêneca disse há tanto tempo. Mais um livro que acho super válido reler de tempos em tempos.

Denise 14/07/2024

Café com Sêneca
Um café maravilhoso com os ensinamentos de Sêneca. Recomendo a todos conhecerem um pouco mais sobre estoicismo.

....8 13/07/2024

Interessei-me pelo tema e desejei entender um pouco, afinal, há quem defenda que Jesus era estóico e esse pensamento teria influenciado o cristianismo.
É uma filosofia sedutora que valoriza a harmonia entre os homens e com a natureza, a partir do racionalismo, desapego de seduções materialistas e com postura contínua na ordem, na disciplina, na ética e todos os valores correlacionados, que fluiriam naturalmente.
O autor mostrou-se bastante entusiasmado com as descobertas e aplicação na vivência diária que, cá para nós, tem se revelado culturalmente contrária a esses princípios com seu imediatismo egoísta, material e hedonista. Por isso viu no estoicismo uma libertação a suas nóias e também solução para o caos atual.
A medida que a leitura foi desdobrando-se, com exemplos, aprendizagens e historicidade da filosofia, confesso que fui me identificando e cogitando sobre influência ao pensamento cristão, a ponto de questionar-me se seria também um estóico...
Qual o quê...
"Lâmpada para meus pés é tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105)
"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12)
Sou é cristão e é a santa palavra de Deus quem conduz à sabedoria e libertação, apenas em Jesus. Há milhares de teorias humanas sobre bom proceder, e algumas refletem palidamente justiça. Refletem e também enganam para caminhos longe de Deus, ainda que pareçam benevolentes, em tese sendo. Oras a verdadeira sabedoria provém de Deus, não dos raciocínios humanos como na "stoa", espécie de pórtico onde as percepções eram debatidas e racionalizadas, dando origem ao nome do pensamento estóico.
Sou é cristão, atento a palavra do Senhor, que me ensina sobre arrependimento para nova vida e comunhão plena com Deus para transformações. Necessidades de todos, ensinadas prioritariamente pelo Senhor. Aspectos que, como outros pensamentos tais quais o estoicismo, são rejeitados nessas filosofias, moldando as vidas numa convicção cega de autossuficiência a ponto de, em suas conclusões, instigar visão de vida perfeita por si mesmo, que se basta, sem precisar se arrepender de nada diante de Deus e nem depender, o que significa propor-se ao ateísmo ou seja lá como queiram definir (mesma coisa).
Caminho enganoso, Jesus é unicamente a luz do mundo, o caminho, a verdade e a vida.
Graças te damos, Senhor! Libertai as mentes "iluminadas" que estão em densas trevas em sua justiça racional enganosa sem Ti, ainda que neguem que não...
Café com Sêneca? Quero é uma vida com Jesus!

Clarinha 11/07/2024

Estoicismo me traz paz de espírito
É ótimo relembrar os ensinamentos estoicos. A vida dá voltas, altos e baixos, mas os pilares de Sêneca são para mim como a psicologia de Louise Hay ou a inteligência positiva ou falas de Brené Brown e a filosofia ikigai. É preciso abraçar a vida de dentro para fora. Aceitar o que o universo traz e agradecer todos os dias. Seja pela vida em si, que nos é presenteada todas as vezes que acordamos ou pelo mundo, pelo alimento, pela saúde e tudo o mais. Abraçar a natureza e se satisfazer com o presente, desapegar do passado e sem ansiar pelo futuro. Viver um caminho crescente que busca sabedoria e traça objetivos na vida. Tentar ser melhor a cada dia, tentar contribuir para a sociedade, valorizar a família. Viver plenamente. Ter objetivos. Não temer a morte. Sentir-se bem consigo mesmo.
O autor neste livro transmite muito bem passagens das cartas de Sêneca e contribui a levar seus ensinamentos às pessoas. Ótima leitura e que estimula ler outras obras originais que inspiraram este livro. Recomendo fortemente!

JAssica207 17/06/2024

Sabedoria estoica para a vida.
O estoicismo é explorado no livro como uma fonte de fortalecimento do caráter. Através das obras de Sêneca, que é considerado o mais talentoso filósofo da tradição estoica, o autor explora como levar uma vida boa e com propósito.

Gostei muito da forma como é apresentada as ideias de Sêneca, tornando-as acessíveis e pertinentes ao cotidiano. A leitura me fez muito bem, proporcionando reflexões e ensinamentos práticos que contribuíram significativamente para meu bem-estar.

O livro oferece uma leitura indispensável para quem busca crescimento pessoal e uma compreensão mais profunda sobre a vida.

Tyler 26/05/2024

Um Café com Sêneca
"Um Café com Sêneca", de David Fideler, é uma obra que explora a filosofia estóica através dos escritos e ensinamentos de Sêneca, um dos mais proeminentes filósofos do Estoicismo. Fideler apresenta as ideias de Sêneca de maneira acessível e prática, buscando conectar os conceitos antigos com os desafios contemporâneos. O livro é estruturado em capítulos que abordam temas como a felicidade, a resiliência, a ética e a sabedoria. Cada capítulo combina explicações filosóficas com exemplos práticos e reflexões pessoais do autor, tornando a filosofia estóica relevante e aplicável ao cotidiano. É uma leitura recomendada tanto para aqueles que já têm interesse em filosofia quanto para os que buscam novas perspectivas para enfrentar as dificuldades da vida moderna.

skuser02844 07/05/2024

Ótima leitura para os tempos atuais pois fala sobre valorização da amizade valorização do tempo consequências da ira, fala dos 8 pontos importantes da filosofia estoica. Recomendo aos que amam filosofia e aos que queiram aprender sobre o assunto.

ana bia 28/04/2024

Filosofia em abril
Não sabia praticamente nada sobre o estoicismo, então me desbravei com curiosidade na leitura. Muito interessante e achei muita informação necessária e literalmente reflexiva.

Rafa 26/04/2024

Esclarecedor sob o ponto de vista estoico
Um resumo de técnicas do estoicismo e reflexões, sob uma ótica moderna e contemporânea, com base nos estudos e vivências do autor.

Muito válido e resumido.
Me agregou muito!

MariaElizaGomes 11/04/2024

Esse eu não vou superar tão cedo
Percebi que esse livro estava sendo muito comentado entre influenciers que sigo e admiro e resolvi comprar. Foi uma das minhas melhores escolhas desse ano, com certeza sai outra pessoa depois dessa leitura. Fiquei triste de terminar hahah isso mostra a qualidade desse livro. Muito grata por essa leitura

Kammler 05/03/2024

Um café com Sêneca
Achei um ótimo livro. Traz conceitos muito legais do Estoicismo de forma leve e prática, instigando o pensamento e a reflexão sobre aspectos da vida.
Me ajudou bastante com a ansiedade e provavelmente é um livro que vou manter por perto para rever algumas anotações

a.cafreire 02/03/2024

Uma boa introdução
O autor passa sobre os ensinamentos estoicos compartilhando situações do seu dia a dia com os ensinamentos de diversas obras de Sêneca. Foi um bom começo para entender alguns pontos e validar algumas coisas que eu já sabia, mas não ligava ao estoicismo.

1 | 2 | 3 | 4