Doidos Por Discernimento

Doidos Por Discernimento Tiago Cavaco

Resenhas - Doidos Por Discernimento

Valério 27/10/2023

Autoquestionamento
Tiago Cavaco, autor português profícuo, nos leva a questionar nossa postura em relação à busca e à aplicação da sabedoria em nosso dia a dia.
Valoriza a busca por sabedoria, utilizando Salomao como referência. Assim, ao mesmo tempo, nos traz o alívio de que somos - e podemos ser - imperfeitos. Desde que tenhamos a humildade de assumir nossa fraca condição, nos levando à submissão a Deus.

Dá ênfase também à forma como aplicamos a sabedoria ao ajudar o próximo - muitas vezes querendo parecer sábio ao invés de agir com sabedoria. Uma obra curta mas de grande alcance espiritual.

VS06 26/07/2022

Salomão, o gênio da lâmpada (só que ao contrário)
Este livro é uma coletânea de sermões expositivos do pastor português Tiago Cavaco (Igreja da Lapa, Lisboa) baseados em I Reis 3.
Ele fala sobre a busca por sabedoria, definindo discernimento como "saber que até quando me julgo muito acordado, posso estar a dormir" e "discernimento é não fechar os olhos às capacidades que Deus me deu. (...) Não é por acaso que Salomão encontra Deus no sono para viver mais acordado do que os outros à sua volta."
Um sinal da ausência de discernimento seria "não compreender que o que desejamos revela quem julgamos que somos . Sempre que desejo alguma coisa, acabo a mostrar quem sou."
Para ele, Salomão é a anti-história do gênio da lâmpada que concede desejos: "A partir do momento que o nosso desejo não é obter coisas de um sábio mas ser sábio, a situação muda. Ficamos disponíveis para querermos ser o sábio e não somente querer o desejo realizado."
"Tendemos a ser fundamentalistas com o que fazemos e fatalistas com o que a vida faz em nós. Gostamos de defender com tudo o que temos a qualidade do que fizemos. E invocamos a nossa incapacidade para justificar o que a vida faz conosco."
Ele mostra ainda que "Para quem segue Cristo, não há sabedorias individuais. Qualquer atividade legítima de discernimento é sempre fruto de uma comunidade."