A inteligência das aves

A inteligência das aves Jennifer Ackerman

Resenhas - A inteligência das aves

Lau 09/11/2022

Esse livro faz um combo de duas das coisas que mais adoro nessa vida: aves e Psicologia. Além de trazer muitas informações pertinentes às psicologias animal e evolucionista, ele é bem recheado de curiosidades interessantes sobre o mundo das aves e suas variações.

Só que a leitura não é tão fluida... Muitos exemplos são usados e reutilizados toda hora. É compreensível que, em se tratando de milhares e milhares de espécies de aves, as pesquisas foquem em um grupo seleto pra não se perderem do objetivo. Mas chega uma hora em que cansa revisitar os mesmos pássaros em todos os capítulos. Senti falta de mais diversidade.

Outra coisa que ao mesmo tempo gostei e não gostei é que a maior parte das associações feitas entre o comportamento das aves e uma cognição complexa / inteligência são apenas hipóteses. Muuitas hipóteses, poucas coisas realmente conclusivas. Em parte, acho que essa incerteza é boa para refletir e incentivar cientistas por aí a investigarem mais à fundo a questão. Na verdade, a ciência não é mesmo sobre certezas absolutas

Mas é como se o livro tentasse provar algo e acabasse se desmentindo sozinho...

Tá valendo pra quem é entusiasta da ornitologia ou da neurociência (ou dos dois). Agora, a mensagem final já vale pra todo mundo: essas milhares e milhares de espécies estão sumindo aos poucos. Se você se acostumou ao canto dos pássaros do bairro onde mora, se aprecia as cores e a beleza de um tucano ou assiste cacatuas fazendo gracinha no Instagram, provavelmente não quer que essa biodiversidade seja extinta. São nossas ações que estão provocando isso e que têm a capacidade de restaurar o dano a tempo para continuarmos a conviver com essa beleza... Ao invés de esperá-la acabar, e a espécie humana acabar, para a natureza se recuperar sozinha - somente daqui a dezenas ou centenas de gerações.
Bruno 09/11/2022minha estante
Não tem como ver esse livro e não pensar em vc na hora