Tia Tita

Tia Tita Luciano Máximo

Resenhas - Tia Tita

Nayla.Luiza 15/08/2023

Resenha do Tia Tita do autor Luciano Máximo
No início do século vinte, houve um tempo em que pessoas que não se enquadravam aos ?padrões? ou ao ?certo? ditados pela sociedade, eram exiladas em hospitais psiquiátricos por serem gays, mães solteiras, mendigos, índios, pobres, negros ou simplesmente por não seguirem as regras da sociedade ou da família, assim como na história de Katita.

A personagem principal Katita, Tita para os mais íntimos é uma mulher astuta, impetuosa, ambiciosa,solitária, com uma pitada de escuridão dentro de si, fora dos padrões da sua família.

O livro Tia Tita prende o leitor a cada página. A história por trás da vida de Katita é surpreendente, a forma que o autor Luciano Máximo descreveu como era o cotidiano do hospital psiquiátrico e como as pessoas eram tratadas naqueles locais são de ficar de cabelo em pé. A agonia, a angústia e a falta de humanidade que ocorriam nos hospitais eram macabras.

A vida de Katita foi difícil com a criação e o amor de babás, que era o normal na época. A família não dava a atenção que ela queria, a felicidade de Katita era deixada em segundo plano. Tita vivia a vida despreocupadamente, sem se importar com o que iriam pensar, mas até que chegou um momento que a mãe, a senhora Vitória, estava farta daquele comportamento e deu um basta. Mandou a filha para um hospital psiquiátrico. Mas por que uma decisão tão precipitada?? O que levou a tomar essa decisão?? Mas Katita jurou vingança pelo que fizeram com ela.

Como leitora, estava simpatizando com a personagem principal, por saber os motivos que a levaram a fazer tais coisas e querer se vingar da família. O autor conseguiu que eu, resenhista e leitora assídua duvidasse da minha sanidade por achar viável a vingança dela. Mas como nem tudo são flores e não vou e não posso contar mais sobre o livro. Quando ler o livro A Tia Tia, você caro leitor, vai se surpreender. Espero que tenha gostado!!

Bruna 03/06/2022

Livro para ler em um dia!
Simplesmente adorei a escrita do autor, super fluida e envolvente!! Não consegui parar de ler até terminar. Repleto de mistérios, a trama vai se desenrolando de uma maneira totalmente imprevisível! Adorei e super recomendo a leitura!

@livros_no_quintal 11/06/2022

Viciante
Tia Tita é uma leitura viciante, que envolve o leitor desde a primeira página.
Foi impossível não me revoltar com o que fizeram a Tita, que por se recusar a se calar e seguir as regras da sociedade de 1960, foi tida como louca pela própria família.
Os relatos da personagem sobre o período que ficou no Hospital Colônia são assombrosos e expõe toda a maldade do lugar.
Confesso que torci para Tida conseguir se vingar !!
Recomendo a leitura!!

Marvy 14/06/2022

Já faziam vários anos que eu não lia um livro mais puxado para o lado do terror e confesso que essa leitura foi muito especial para mim

A personagem principal Tia Tita é uma mulher bem a frente da época dela, uma época em que por muito pouco as pessoas eram colocadas em manicômios e foi justamente isso que aconteceu com ela. Essa parte despertou em mim muita empatia pela personagem e certo ranço pela família dela

Adorei os capítulos serem narrados tanto pela Tita quanto pelo seu sobrinho algum tempo depois da morte dela. E foi de cortar o coração o relato contido no diário dela. Esse livro possui quadros e bonecas estranhas, espíritos e todo o combo que um bom terror deve ter

Amei a escrita do autor, foi de fácil entendimento e fluída. A história é curta mas me passou a sensação de que teve o tamanho exato que deveria ter. Amei demais!!!

J. Garcia P. F. Maciel 18/07/2022

Maravilhosamente sombrio
Suspense e terror
Vai te fazer perder o sono
Vai te prender do início ao fim

Resenha:
Tita sempre foi uma mulher com a cabeça muito a frente de sua época e por essa razão ela sofreu o inferno nas mãos da sua família que posteriormente acabou a internando em um manicômio, coisa que era bem comum no período que se passa a história (início do sec. XX), onde qualquer coisa tida pela sociedade como “fora do padrão” era motivo de um individuo ser tratado como louco e ganhar uma passagem só de ida para esse tipo de instituição.
A história é criada de uma maneira muito interessante, onde os capítulos da obra oscilam entre a narrativa de Tita, que são feitos através do diário dela e entre a narrativa do seu sobrinho que encontrou o tal diário.
Tita dizia em seu diário que o seu maior erro/pecado para ter sido jogada naquele lugar assustador foi ter tentado viver conforme a sua vontade, sempre muito desbocada e tida como rebelde por sua família por bater de frente contra as decisões dos seus pais, ela encontrou a sua maior desgraça quando se apaixonou por um homem que foi prometido a sua irmã (a preferida aos olhos da mãe).
Nesse impasse para poder honrar com o nome da sua família que não andava muito bem financeiramente a sua mãe decide internar a moça no manicômio dizendo que ela estava incontrolável e fora de si, e precisava de tratamento!
*Observação:
A obra me puxou lá do fundo do meu baú mental uma pegada do autor Paulo Coelho em “Veronika Decide Morrer” onde o autor abordou os grandes problemas das instituições de saúde mental no Brasil.
O autor Luciano Máximo apesar de ter criado uma obra ficcional de horror que vai te fazer roer as unhas e perder o sono, ela não deixou de abordar esses problemas que o nosso país enfrentou nos tempos de outrora.

Lilizinha 18/07/2022

Li esse livro em uma sentada e foi tão incrível a experiência! Além de impactante, me deixou com muito medo em diversos momentos. Sem contar que a escrita do autor é maravilhosa e fluída.

Monique.Machado 31/01/2023

Leitura Finalizada
Livro: Tia Tita
Pág: 124 E-book
Autor: Luciano Máximo

O livro é comovente, e retrata uma época triste da história do Brasil, onde as pessoas eram injustamente "depositadas" em hospitais psiquiátricos.
A enredo principal gira em torno de Tita, uma jovem forte e sonhadora, que é injustamente condenada a viver em um hospício.
Ao longo de 20 anos, Tita sente sua sanidade se esvair aos poucos, mas mesmo assim, ela continua lutando por justiça e vingança.
A escrita de Luciano é envolvente e cativante, e a mensagem transmitida é perturbadora. Uma obra de reflexão importante sobre a sociedade da época e sobre o tratamento injusto que muitas pessoas recebem ainda hoje. Indicado para quem gosta de histórias tristes, mas profundas que fazem a gente refletir sobre a sociedade e a humanidade.
Este livro é uma reflexão sobre liberdade e humanidade e certamente vai deixar marcas profundas nos leitores.
Vale ressaltar que teremos live com o autor no mes de Fevereiro.
Já corre lá e segue o escritor nacional Luciano Máximo.