E FOI ASSIM!

E FOI ASSIM! Patrícia Albarello

Resenhas - E FOI ASSIM!

Daniela551 23/12/2022

Quase me deixou com ressaca literária
Eu não sei nem por onde começar, mas vamos lá:

O final do livro me surpreendeu, mas nem foi o fim da história, mas sim a parte de "sobre a autora", pois está dizendo que ela é formada em Literatura e Letras. Isso é realmente surpreendente levando em conta que o livro é LOTADO de erros, claramente dá para perceber que não passou por nenhum tipo de revisão, o que é surpreendente vindo de uma graduada na área de Letras.
Algum dos erros que eu notei:
- Vários parágrafos sem recuo (dá para ver que é erro de revisão, porque alguns parágrafos tem o recuo e outros não)
- A autora parece não saber usar o travessão, por exemplo: ?Nossa, fulana ? você está muito linda hoje ? eu disse. (Sim, a autora usa o travessão dessa forma, no meio de uma fala, o que prejudica muito a leitura por ter que ficar raciocinando onde realmente termina a fala do personagem)
- Parágrafos MUITO extensos, juro que tem parágrafos que se estende por 3 páginas ou mais. Isso prejudica muito a leitura, porque o parágrafo começa falando de uma coisa e termina falando de outra. (Regrinha básica do Enem né gente, se uma redação do Enem tem que ter 4 parágrafos em 30 linhas, é óbvio que menos que isso prejudica a compreensão textual, e isso vale pra qualquer tipo de texto na vida)
- Escrita muito confusa, muitas vezes misturando o que é o presente e o passado da personagens sem nenhum tipo de indicação sobre isso, então o leitor tem que ficar raciocinando sobre isso também.
- Muitas marcas de oralidade e escrita de internet. Por exemplo: NÃO ACREDITOOOOOOOOOOOO. (Isso faz com que o livro pareça ter sido escrito por uma pessoa de no máximo 14 anos)
- Vírgula sem espaço depois dela. Por exemplo: Nossa,ele disse isso? (Horrível)
- Vi gente falando também que tem umas palavras em inglês do nada, e realmente é meio chato e sem necessidade, ninguém fica falando "OH MY GODDD" normalmente, além de que a língua portuguesa já é tão rica né? Bora apreciar nosso próprio idioma...
- Mais um erro que notei é uma parte que fala algo como: Hoje é dia 31 de Outubro, sexta-feira 13, espero que meu dia seja bom. (Mais um ponto que transmite que o livro não foi revisado)

Minhas críticas sobre a história:
- Personagens rasos e sem graça
- Protagonista boba e fútil
- Par da protagonista babaca
- Amigo da protagonista babaca também

A história é sobre um relacionamento bobo de uma garota que se apaixonou mais rápido que um piscar de olhos por um garoto babaca, o amigo avisou que o cara era escroto e ela quis mesmo assim, aí depois quebrou a cara e milagrosamente perdoou o cara sem ele nem se explicar. Sem contar o fato de que o livro é cheio de hot desnecessário entre duas pessoas que acabaram de se conhecer.

A ideia a princípio era boa, como a autora diz ao final do livro, ela queria falar sobre assédio no trabalho, mas ela trabalha esse tema em um capítulo no máximo. Ela perdeu seu objetivo para escrever sobre um relacionamento chato e bobo.

Autora, caso você leia minha resenha, espero que não leve pro lado pessoal. Espero que você melhore sua escrita e seja muito feliz em sua vida. Desculpa pelas críticas, mas acho que talvez elas possam te ajudar.
Isabela2027 28/12/2022minha estante
eu li por conta de indicação de ser livro numa crise de 20 e poucos anos, mas parecia uma mulher de 20 que não viveu a adolescência e se acha melhor que os outros por não sair de casa.

llRods 28/12/2022

Uma boa ideia porém mal executada.
A ideia inicial do livro era boa, falar sobre o assédio que muitas mulheres sofrem no ambiente de trabalho e como isso afeta a vida profissional e pessoal, porém foi pouco trabalhada.
Ela dedica apenas um capítulo ao tema, o restante do livro é focado em um romance bobo, confuso e até um pouco contraditório, visto que constantemente acaba endeusando um cara visivelmente babaca.
A forma como foi escrito também incomoda. Uma mistura de expressões de internet, ou consideradas mais "jovens", com uma tentativa de linguagem mais formal. Ficou tudo meio forçado. Juntando aos erros ortográficos, que são muitos, fica uma leitura difícil.

Manuursribeiro 27/05/2023

Meio merda
Não vou dizer que ODIEI o livro, por que não odiei, achei um livro médio.
O livro tem muitos erros ortográficos, os parágrafos sem espaçamento e da pra ver de longe que o livro não passou por nenhum tipo de revisão.
O livro passa uma vibe de wattpad, como se fosse uma fanfic. A autora parece ter 14 anos, até me perguntei se ele livro não foi escrito por uma adolescente cheia de ormonios.
Uma coisa que me incomodou muito foi o fato de o casal principal não conseguir tem NENHUM tipo de diálogo normal sem terminar em pegação.
Outra coisa, a protagonista é meio imatura em muitos momentos e o interesse romântico um babaca.
A autora parecia meio perdida com as informações, muitas coisas ficaram em aberto.
Mas não tenho só reclamações, gostei de algumas coisas, como por exemplo, a cena da fazenda.
Mas um livro como um todo foi uma decepção, porém, algo nesse livro me agradou, por isso as 2 estrelas.

lyymeow 20/11/2023

E foi assim!
Ai, não sei nem o que dizer...
Assim, tinha tudo pra ser legal, pra envolver o leitor.
Mas são tantos errinhos, e tão confusa a escrita, que o leitor passa mais tempo tentando entender o que está acontecendo, do que realmente apreciando a obra.
Não recomendo muito, não.
Queria um livrinho curto e leve, e não foi o que eu encontrei.
A leitura foi muito arrastada, olhava toda hora a quantidade de páginas e pensava: "falta tanto pra acabar" e olha que estamos falando de um livro de 100 páginas só.
Enfim, creio que se a obra passasse por uma revisão, ficaria muito melhor!

nivylarue 05/01/2024

Jesus tenha misericórdia
Tinha visto esse livro em uma recomendação do tiktok, e meu deus que perca do meu tempo. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH.

O livro é super curtinho então mesmo com a história ruim eu terminei ele ?rápido?. O livro tem uns personagens muito mal desenvolvido. A personagem principal me irritou MUITO, achei ela extremamente irritante, parecia que eu tava lendo os pensamentos de uma criança de 12 anos. A história não seguia uma linha de tempo certa, me deixava toda confusa na história, fiquei perdida pra caramba.

A escrita não foi de todo ruim, mas também nada pra falar bem, achei meio confuso de se entender. Ela foi alternando umas coisas ao longo da escrita, como por exemplo a forma que ela tava colocando as mensagens.

Particularmente achei uma grande decepção, pq esse livro me prometeu uma evolução pessoal, amadurecimento, uma leitura simples, e romance fofo. Prometeu varias coisas e no final não me entregou nada. Fiquei muito chateada mesmo.

Esse livro foi tão ruim, que eu nem sei como pontuar tudo de ruim nele, nessa resenha. Então irei finalizar dizendo apenas que foi MUITO RUIM!

Bruna 13/07/2022

E foi assim... é mais do que uma história de amor entre Tatiana e Yuri. Narrado apenas pelo ponto de vista de Tati, ela mostra todos os dilemas que passou em sua vida, seja na faculdade, seja com o namorado idiota, seja principalmente em um trabalho que desencadeou nela problemas terríveis. Mostra como Tatiana lidou com tudo isso e como todas nós temos o direito de sermos o que quisermos e não o que os outros querem que sejamos.

Minha única tristeza é tem tão poucas páginas para desfrutar.

Bruna 04/01/2024

?2/5 Razoável
Li muitos livros parecidos com esse em 2023 e vou descrever ele em poucas palavras, curto, rápido, leve, nada de mais...
Isso descreve esse livro muito bem, só li para passar o tempo durante uma viagem longa, então não tem muito o que dizer, acho que faltou desenvolvimento do casal principal e algumas outras coisas que ficaram inacabadas durante o livro!

Dri 15/04/2023

Fofa demais!
É um livro muito fofo que aborda assuntos importantes, o romance não é o foco, considerei o foco as situações que a nossa protagonista vivenciou e a autora quis passar para nós leitoras que temos o poder de mudar a reavaliar situações ruins em que estamos. É uma novela, ou seja, o desenvolvimento é rápido e não tem muita profundidade nos personagens ou na história em si, mas isso não foi um problema. É uma leitura que você consegue finalizar rapidinho em uma tarde e concluí-la de coração quentinho.

Vanessa Sueroz 06/03/2024

Tatiana é uma garota bem confusa, ama ler e esta sempre no seu cantinho. Tudo muda quando ela conhece Yuri, um garoto que ela já conhecia de nome como o Baladeiro e Popular, mas que ela se encanta na primeira conversa.

Achei a história bacana, mas mal desenvolvida. Só a diagramação já me irritava em um nivel master. A escrita é bem pesada e o livro não é fluido, mas acho que uma reescrita iria corrigir 100% disso.

Vale a pena ler e conhecer, mas não gostei.

Belle137 05/01/2023

Uma boa leitura pra passar o tempo, é um livrinho curto que te apresenta um assunto importante que é o assédio moral a autora te apresenta o tema de uma forma simples e te faz refletir sobre. Gostei bastante da personagem e do enredo.

pepa! 31/01/2023

Juro que tentei achar algo que eu gostasse.
Cara, é muito difícil eu não gostar de absolutamente nada em um livro, mas acho que ele simplesmente não foi pra mim :(

Eu não consegui me apegar a nenhum personagem, os relacionamentos, situações e diálogos não fizeram nenhum sentido pra mim e a escrita infelizmente foi algo que me incomodou bastante.

A diagramação do ebook é super confusa, (as vezes os diálogos e mensagens de celular ficam misturados no parágrafo?) além de que a escrita é mais ?formal?, mas do nada tem (muitas) palavras em inglês (de uma forma nada natural) e uns surtos que não condizem muito com o tom da narrativa.

Por último o tema que era pra ser o ponto chave (assédio moral no ambiente de trabalho) acabou ficando jogado em pouquíssimas partes entre assuntos irrelevantes pra narrativa.

Gostaria muito de ter gostado pelo menos um pouquinho dessa história, mas ela realmente não foi pra mim :(

alaniss 23/04/2023

E Foi Assim!
->resenha:
sinceramente, eu esperava mais desse livro. quando comecei a ler imaginei que não seria um dos meus favoritos ou um dos melhores do ano, mas o livro realmente não me agradou.

no começo eu até que estava animada, gostando da história e tals, mas com o passar das páginas o livro ia ficando tediante. o yuri é um babaca e a tatiana muito sonsa (muito mesmo!!). pra mim o final ideal seria se eles não tivesse ficado juntos, porque o "relacionamento" deles não era nada saudável.

outra coisa, a escrita é muito confusa. tinha umas partes que a pontuação não estava certa, tinha travessão onde nao devia, os diálogos eram confusos e outros fatores que fizeram a leitura ficar arrastada. pra ser sincera, eu me forcei a terminar esse livro, porque se não estivesse no finalzinho eu abandonava. sem falar que me deu uma ressaca literária no meio do livro!!!

->nota: ?????,5
(2,5)

[resenha completa em @lala_bookss no 1nst4]

maria21461 20/01/2023

e foi assim
eu não entendi aonde o livro queria chegar? no inicio tava legal mas parece q foi deslanchando e a autora nao se aprofundou em nada e nem o proprio romance q acabou sendo o foco eu não consegui assimilar direito e não me apeguei a nenhum personagem.