Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Catia Gama 11/07/2020

Personagens durante a guerra
Em uma visão diferente sobre a guerra, personagens comuns de uma pequena cidade veem as mudanças causadas pela guerra e o amadurecimento de suas vidas.

EduardoCDias 30/06/2020

A guerra e seus resultados
A guerra destruindo a normalidade da vida de uma família italiana. Aumenta sua desesperança, seu desespero e seus desafios. Um a um vão caindo e enchendo de esperança de uma via renovada aqueles que ficam. Muito bom livro. Não li outras obras da autora, mas achei o estilo da narração um pouco tedioso.

Paula 13/06/2020

Delicado e incisivo
A forma com que este livro foi escrito é em si uma obra de arte. Uma sucessão de pequenos acontecimentos, e de repente um grande acontecimento. Colocado ali, como simplesmente mais um. Uma narrativa que remete a língua falada, mais do que com a escrita. Recomendo muito.

Letícia Motta 29/07/2020

TODOS OS NOSSOS ONTENS
A história se passa no período da guerra e mostra uma perspectiva bem diferente do que estamos acostumados a ler a respeito deste período. Dividido em 2 partes, o livro traz a história de 2 famílias que moram em frente uma da outra e que se envolvem com o passar dos dias, semanas, meses, anos...

Rico em detalhes e com muita presença, as páginas são repletas de cotidiano e aflições de famílias tentando sobreviver durante o período da guerra, tentando dar continuidade com suas vidas, entenderem seu posicionamento político e a importância dele.

Apesar de ser um livro muito interessante, eu não me senti muito envolvida, foi uma leitura um pouco arrastada, talvez por eu não conseguir me apegar de alguma forma com nenhum dos personagens, mas vai de cada leitor :)

Dênis 24/11/2020

Cotidiano complexo
Confesso que demorei mais de 100 páginas para engatar na história das personagens. O início é de um cotidiano cansativo, mas narração vai seguindo um compasso envolvente que nos leva da compaixão a raiva pelas ações dos diferentes personagens. Todos muito complexos, contraditórios e imprevisíveis. Um romance marcante para uma leitura num ano como o de 2020.

Dassa 14/06/2020

Primeira parte do livro (pra mim) difícil de ler e se apegar aos personagens, começou a ficar mais interessante a partir da segunda!!! História de duas famílias uma rica outra pobre, e como tiveram que lidar com a guerra!!!
Julia.Ferreira 05/11/2020minha estante
Estou na página 105 e também estou achando bem difícil me apegar aos personagens

Luiz Carlos 26/06/2020

Fascismo
Leitura deliciosa sobre temas tão complexos como fascismo e segunda guerra mundial

Lise 08/08/2020

Encantador
E pensava como era estranho que os olhos dos homens passassem sobre as coisas sem deixar vestígios, sobre aquele campo verde que zumbia teriam pousado milhares e milhares de olhos de mortos. (Citação)

Sinopse: história de duas famílias, como suas vidas convergem, seus encontros e desencontros, os sonhos e frustrações de cada indivíduo, tendo por pano de fundo o cenário da Segunda Guerra Mundial na Itália.

O começo: é um pouco confuso, o narrador não se preocupa muito em explicar o contexto da história que começou a contar, deixando a cargo do leitor descobrir aos poucos. O primeiro capítulo basicamente apresenta as personagens de uma forma superficial, que se aprofunda ao longo do texto.

O conflito: essa história tem vários conflitos e, ao mesmo tempo, não tem um a que se possa chamar de central. A guerra é quase uma personagem secundária que está sempre lá, mas não entra sob os holofotes.

A estética: quanto à linguagem, confesso que fiquei um pouco irritada no começo. A obra tem um estilo que não se atém ao que é comum, conhecido. Eu fiquei com a impressão de estar literalmente ouvindo a história contada por alguém. Mas depois me acostumei e adorei, quando acabei a leitura fiquei com saudades dessa voz.
Essa edição é belíssima; a capa traduz e resume toda a obra com sua sobriedade e seriedade, o interior não tem muito embelezamento, como uma advertência ao seu conteúdo.

O final: é aberto. Penso que a obra foi pensada para durar o período de guerra (antes, durante e o pós), assim, a vida das personagens só é contada nesse período, sem deixar claro um futuro certo. No entanto, é totalmente satisfatório para a mensagem maior do texto.

Recomendação: é uma leitura de certa forma dolorosa e violenta, reflexiva, então não recomendo para pessoas que queiram leituras leves, conclusivas. É um bom estudo de estilo, para quem quiser.

João97 15/07/2020

Literatura antifascista
Livro histórico importante que consegue pintar um painel da época através de desenhos psicológicos dos personagens. Muito legal, muito interessante, muito envolvente! Vale muito a pena a leitura!

André 26/04/2021

A guerra do ponto de vista familiar
Com personagens que podem ser associados a figuras do nosso cotidiano (me vi refletido diversas vezes em alguns deles) Natalia Ginzburg nos conduz por uma jornada de tragédias e pequenas alegrias que nos coloca em meio a guerra, que chega tão silenciosa e parece estar tão distante que quando percebemos ela já mudou tudo ao redor e estamos envoltos pelos seus horrores.
Escrita em duas partes, que se passam em duas regiões distintas da Itália temos também visões de mundos diferentes sobre a mesma guerra.
Recomendadíssimo não como um romance histórico, mas sim como um estudo da natureza humana e as reviravoltas ocasionadas hora pela guerra, hora por nós mesmos.

Laura.Ferreira 12/09/2020

Mais uma experiência primorosa promovida pela TAG!!! Li o livro em pouco tempo, como se estivesse conversando com ele... A escrita de Natália Ginzburg, próxima a oralidade, fluida, emotiva, muito sofisticada, algo que jamais tinha experimentado! A história se passa como um filme, ao passo que o enredo vai descortinando, podemos sentir as emoções, sentir o cheiro, ver o cenário em que tudo se passa... Um livro que nos tira da zona de conforto!

Renata 11/07/2020

O livro enviado pela @taglivros em junho de 2020 se passa na Itália antes e durante a segunda guerra mundial. A história envolve personagens de duas famílias vizinhas e os rumos que suas vidas tomam em função da guerra.
A história é muita boa, pois mostra dramas e traumas bem pessoais, o miúdo da vida, digamos assim. Mas, do meu ponto de vista, o grande mérito do livro é a forma que a autora escreve. Usando uma narrativa toda em terceira pessoa, com longos parágrafos, e algumas repetições quase coloquiais (ou como se fossem pensamentos), a autora consegue fazer com que a leitura flua de maneira leve e rápida.
Adorei esse estilo de escrita!