A depressão é uma borboleta azul

A depressão é uma borboleta azul Sabrine Cantele

Resenhas - A depressão é uma borboleta azul

Julia5899 17/07/2023

Perfeito
Chorei no final do livro KKKKK! amei, é mto bom ler um livro no qual vc se identifica com vários versos e no final da leitura, percebe q n está sozinha nessa. o livro é intenso por mais q n pareça, sua escrita é leve e de fácil compreensão, amei cd detalhe e cd poesia dita neste livro, 5 estrelas ainda é pouco ?????
Sabrine 27/07/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela resenha!!! O formato físico do livro "A depressão é uma borboleta azul" está disponível ??

Tamila 27/09/2023

Amei!!
Amei, um livro intenso que mexeu com varias feridas. A autora conseguiu colocar no papel varios sentimentos meus que nem eu mesma entendia.

"Eu sou incapaz de machucar alguém a não ser que essa pessoa seja eu mesma
eu sou incapaz de direcionar palavras de ódio a alguém a não ser que essa pessoa seja eu mesma
eu sou incapaz de odiar alguém a não ser que essa pessoa seja eu mesma
quando foi que eu aprendi que todos são tão merecedores menos eu?
quando foi que eu aprendi que todos podem cometer erros menos eu?
que meu amor tão puro faça o sentido contrário
que eu me ame que eu me respeite
que eu me aceite que meus poemas sejam orações ao universo
que eu me olhe com leveza e cuidado
que eu dance com o espelho porque a garota do reflexo merece tanto ser feliz
por tudo que ela já foi e por tudo que ela é."

Rafaela1759 05/07/2023

Esse livro foi um choque de realidade pra mim, por mais que eu esteja com sono pela quantidade de remedios que eu tomo pra dormir, sinto que estou ainda acordada, esses poemas me inspiraram a escrever dois, eu não conseguir a meses soltar uma só palavra, e lendo esse livro eu soltei 2 poemas com versos e estrofes de algo que nao queria que fosse apagado.

malureinhardt 14/10/2023

A Depressão é uma borboleta azul
Não sou a maior fã de livros de poesias, mas em alguns momentos parecia que a autora estava falando diretamente comigo

mariagabim 08/07/2023

Não serve pra mim rs
Legal, porém não serve pra mim. Eu acho legal quem se expressa assim mas não é uma leitura satisfatória, esse foi a minha última tentativa.

pri_ncess 22/04/2023

Acreditei que eu era
uma pessoa ruim

e me preocupei tanto
com isso

mas pessoas ruins
não se preocupam

e pessoas ruins não choram

não dessa forma.
Sabrine 28/07/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela resenha!!! O formato físico do livro "A depressão é uma borboleta azul" está disponível Link: https://linktr.ee/sabrinecantele

Fefe.leal 24/11/2023

Um dos melhores que eu li
Eu recomendo 100% a leitura. Foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Traz temáticas pesadas sobre saúde mental que raramente são abordadas, mas a autora representou isso de uma maneira realista.
Pequenos versos me ensinaram grandes coisas nesse livro. Se tiverem a oportunidade leiam, é um livro curtinho que traz ensinamentos incríveis principalmente sobre os sentimentos da ansiedade ou depressão.

Thaís 23/07/2023

É legal
Livro em formato de poesias que fala sobre a tristeza, o medo, o amor, ansiedade na visão de uma pessoa que tem depressão. É poético mas é triste.

Raffael Rocktisaby 01/12/2023

Poesia pura
A Depressão é Uma Borboleta Azul é um livro bem curtinho e bem gostoso de ler, lendo me sentia como se estivesse ouvindo tudo que eu precisava escutar, palavras que eu precisava dizer pra mim mesmo?
Um livro de pura poesia, recomendo muito ele ???

thaixw 08/03/2023

Fiquei devastada dps que terminei!!!!
Meu deus não ta escrito o quanto me pegou, cada página que eu lia me identificava mais, chorei muito!!!! impossível não se identificar com alguma frase desse livro.

eduardaoliveiraaa 11/12/2023

Não sei explicar, apenas sentir
Me vejo sem condições de escrever uma resenha desse pequeno (grande) livro. Totalmente afetada e dilacerada por cada palavra. Compartilho de boa parte dos trechos. ?

joskegshikta 16/01/2023

? Pra todo canto que eu olho eu só vejo poesia ?
[?] Citações

Transformei minha maior dor em arte para que assim ela não me destrua

...

?Arrume um hobby para se distrair de seus sentimentos confusos?

Mas eu sempre acabo escrevendo e me aprofundando em meus sentimentos confusos e ficando mais confusa e sentimental ou a escrita deixa tudo tão claro que dói
escrevo e entendo mas às vezes era melhor nem saber.

...

Eu sinto falta de acordar e não saber onde eu estou porque agora eu sei exatamente onde eu me encontro e eu me encontro sozinha como explicar a solidão?

...

Eu vejo tristeza nos seus olhos até quando você sorri.

...

preciso estar com pessoas que me enxerguem mais do que como uma simples platéia
a forma mais direta de me expressar é dizendo que você suga minha energia quando faz parecer que é tão difícil me amar
que é tão difícil me ter na sua vida
eu vou embora, mas deixo sua medalha de ouro encostada na porta.

...

Eu quero fazer novos amigos
mas toda vez que eu falo meu rosto queima e as palavras não fazem sentido
eu quero fazer novos amigos
mas eu não quero sair com os meus novos amigos e nem conversar com os meus novos amigos
qualquer interação me deixa nervosa e desconfortável
que bela ironia querer ser ouvida e não conseguir falar por isso eu escrevo
isso não é um poema é um grito de socorro.

...

depois de tudo a única opção que eu tenho é ir embora.

...

Eu não sinto a sua falta
Eu não sinto sua falta
mas hoje escutei uma música e lembrei de você
Eu não sinto sua falta
mas era legal quando você lia minha mente, quando dançávamos os anos 2000, quando era apenas nós
A primeira vez que conversamos foi sobre matemática e a última vez que conversamos você sequer me respondeu
e foi isso que realmente doeu, o silêncio
pensar que eu não valia sequer uma palavra ou explicação
vamos rebobinar a fita
voltar no tempo

eu não sinto sua falta mas queria que você estivesse aqui.

...

Acredite se estou te dando arte, estou te entregando tudo.

Finjo que não existo
penso em me mudar para outra cidade
mas não quero isso não quero ser um fantasma
eu quero existir mas não dessa forma.

Eu te amo tanto
que eu esqueci que não importe o tanto que eu chore
minha chama não se apaga e no outro dia eu acordo e queimo mais ainda.

...

Eu quero ser a melhor namorada
eu quero ser a melhor filha
eu quero ser a melhor amiga
eu quero estar com os meus amigos em um bar em uma sexta-feira rindo de amenidades
eu quero estar com você mas não estar somente de corpo, mas também de pensamento, escutando cada palavra que tua boca dita
eu quero ligar pra minha mãe e rir no telefone e pedir que ela faça aquele bolo de aipim que é tão bom
e eu tô com saudade
eu quero ser melhor, mas como estar aqui pra você e pra eles quando não consigo sequer ser boa pra mim?
quando meu corpo e minha mente pedem calma e eu preciso me recolher como uma lagarta que precisa da metamorfose para ser borboleta, sei que não tenho voado mais
mas é uma fase, e desse jogo eu entendo, eu já cheguei no chefão virei o jogo e voltei para fase 01 e essa é uma péssima metáfora pra te dizer que eu posso ser melhor mas você precisa ser paciente

metamorfoses demoram mas sempre valem a pena.

amanhã vai ser diferente
e então o amanhã chega e nada muda
eu desligo o despertador
minhas raízes secam e eu não sinto vontade de cantar
viver com essa esperança constante de que um dia eu vou acordar e tudo vai ser resolvido magicamente é cansativo
mas amanhã vai ser diferente!
eu preciso que amanhã seja diferente
eu preciso acreditar que vai ser

? Sol e Tita

Eu sei que não sou sua favorita
não é encostada em mim que você dorme

mas teus olhos de jabuticaba não mentem

eu te amei antes mesmo de te conhecer
como posso amar algo que não fala?
logo eu que valorizo tanto o verbo

mas teus olhos de jabuticaba não mentem

teu olhar carrega todo o amor do mundo e você tão pequena parece gigante quando me ensina que mesmo que não seja sexta, podemos fazer uma festa porque um besouro embaixo da estante é um grande evento, e não há melhor lugar do que embaixo do sol, e não há casa melhor que o nosso lar

dias de chuva não são azuis, mas pelo menos podemos dividir pipoca no sofá

teus olhos de jabuticaba não mentem quando me fazem acreditar na vida de novo.

...

Eu gostava de ficar de pé no ônibus quando eu era criança pra sentir a adrenalina quando o motorista trilhava pelas ladeiras, agora eu me sento com a cabeça encostada na janela para assistir as imagens projetadas no vidro, mudei de perspectiva, mas a vida continua bonita, independente do caminho que o ônibus faz.

...

Eu amo ver o mundo através dos seus olhos
eu amo me ver através dos seus olhos
e é por isso que eu tenho poesia nos meus dedos
mas dessa vez não são versos melancólicos e eu não preciso de uma festa para dançar
nós podemos fazer isso na sala de estar
eu não preciso que filmes me digam o que é o amor
porque eu vivo ele.

...

Nossas risadas juntas melhor melodia
não há a oitava sinfonia de Beethoven parece pequena sintonia perfeita e nada complexa
rir com você é simples.

...

(toda felicidade do mundo se encontra nesses centímetros que formam teu rosto)

...

Acreditei que eu era uma pessoa ruim e me preocupei tanto com isso
mas pessoas ruins não se preocupam
e pessoas ruins não choram não dessa forma.

...

Se eu acordei hoje se estou escrevendo agora significa que eu ganhei a batalha do dia anterior mesmo quando eu choro mesmo quando desanimo
se ainda estou aqui significa que eu venci.

...

Nomeie como abuso se foi abuso nomeie como depressão se é depressão
precisamos nomear nossos demônios para assim lidarmos com eles.