A Penumbra na Janela

Resenhas - A Penumbra na Janela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta 09/06/2024

Incrível e intrigante
"A Penumbra na Janela" conta o mistério dos suicídi*s que aconteciam frequentemente no edifício Manoel Pinto, narrado pelo ponto de vista do investigador Charles Magno, que se comprometeu com o caso do início ao fim.
A quantidade de pessoas que tiravam suas vidas naquele edifício eram intrigantes para todos. Existiria uma razão para tantas pessoas cometerem tão ato naquele prédio especificamente?
Durante o livro acompanhamos, junto de Charles, as pistas para desvendar o mistério que existe ali, e isso se torna uma viagem sombria para o passado.

Esse é um livro que me interessei muito pela sinopse, e não me decepcionei com a história.
O conto é baseado em um caso realmente brasileiro, que até hoje não tem solução, o que torna tudo ainda mais intrigante.
É um livro que te faz criar milhares de teorias sobre o que realmente acontece naquele edifício, e te faz querer ter mais conhecimento sobre o verdadeiro caso em busca de respostas.
Vale muitíssimo a pena a leitura!

Mz. Hyde 19/05/2024

Edifício Manuel Pinto da Silva, Belém, 1984.

Alguns registros policiais confidenciais nos levam por algumas páginas de uma história baseada em fatos reais.

Charles Magno nos guia por uma série de m0rtes no prédio do centro da cidade que, até então, eram apenas suicídi0s.

Mas, "apenas" suicídi0s não seriam o suficiente para virar uma investigação policial. Ou seriam?

Hugo nos traz um suspense policial muito gostoso de ler, o livro deixa pontas para imaginarmos se foi real ou apenas misticismo.

Fui convidada pelo autor para conhecer a obra e recomendo muito! A história do livro é fluida, os capítulos são curtos, sempre trazendo aquele tom de curiosidade sobre o que vai acontecer a seguir e é narrado em primeira pessoa pelo próprio Charles.

Tem uma pegada de "lenda urbana" e nos leva a ir pesquisar sobre o Manuel Pinto da Silva e criar mais teorias em cima do livro!

minha5 19/03/2024

No ano de 1984, em Belém, a rotina de um investigador de polícia, Charles Magno cruza com os acontecimentos de um prédio no centro da cidade. Outras ocorrências acontecem, criando-se a mística sobre aquele lugar.

O livro apresenta escrita fluida e capítulos curtos onde se é possível ler em uma vez só.
O mesmo é narrado em primeira pessoa e a linguagem é simples, mas possui alguns regionalismos. Ele é baseado em fatos reais sobre os acontecimentos em um prédio de Belém. Uma sequência de su1c1dios .Eu não conhecia, mas já fiquei curiosa e fui pesquisar sobre o caso e descobri que o edifício Manoel Pinto da Silva foi construído em uma prolongação de um cemitério ... Seria um edifício amaldiçoado? ?

Com uma atmosfera de mistério e suspense o autor oferece aos fãs do gênero uma excelente leitura e recomendo demais essa experiência !

Mi 03/03/2024

Um livro curto, de leitura fluida.
Baseado em fatos reais.
Tipo lendas urbanas.

Belém, 1984, prédio Manuel Pinto, centro da cidade. Muitas mortes misteriosas acontecem seguidas uma das outras e o detetive Carlos Magno fica responsável pela investigação.
Mas fica a dúvida sobre as causas das mortes: Suicídio ou Assassinato?
Só lendo para descobrir.
Dá impressão que falta algo na obra, mas é justamente isso que a deixa ainda mais intrigante.

Márcio Felipe 01/03/2024

Que livro incrível que com poucas páginas me deixou arrepiado, tenso e mesmo tempo curioso de como isso termina, achei a escrita do Hugo muito boa e com isso contribui demais com a fluidez da leitura.

A história se passa em Belém, 1984. Temos o investigador de polícia Charles Magno que precisa lidar com um caso estranho, pessoas se suicidando no mesmo edifício em tão pouco tempo.

Não quero dar muitos detalhes para não estragar a experiência de quem for ler, o curioso é que o edifício que aparece de fato existe, até porque é baseado em fato reais e apenas os nomes das vítimas foram modificados. Durante a leitura sentia calafrios e fiquei bastante curioso e fui pesquisar mais sobre, além das tragédias que ocorreram, o edifício ganhou fama de ser assombrado e vários boatos foram espalhados.

Hugo é um escritor incrível e isso só prova que o brasil tem bastante escritores com potencial incríveis, Eu super indico para todo mundo, mas se você é tipo de pessoa que gosta de um thiller ou algo puxado para o sobrenatural, você tem a obrigação de ler o livro.

reading.withbela 11/01/2024

Suspense nacional que prende do começo ao fim
Belém, 1984.
A rotina do investigador de polícia Charles Magno cruza com um suicídio em um prédio no centro da cidade. À medida que a investigação avança, mais ocorrências são deflagradas, tornando o edifício conhecido pelo encontro com a morte.
Breu, violência e misticismo se misturam em uma narrativa intensa sobre a busca por fatos.

Uma história baseada em fatos reais que vai te prender até o final!

No livro vamos acompanhar Charles Magno tentando entender os mistérios de uma série de suicídios que acontecem no edifício Manoel Pinto, em Belém.

São realmente casos de suicídios? São assassinatos? O que todos esses casos tem em comum? Essas são apenas algumas perguntas que o leitor se pega fazendo ao ler a obra.

Os capítulos curtos deixam a história muito fluida e dinâmica. Deixando sempre um gostinho de quero mais.

Não posso deixar de ser sincera (mas sem spoiler!), o final em aberto me decepcionou um pouco, gostaria que tivesse sido mais desenvolvido. Mas não é nada que atrapalha a história, apenas um gosto pessoal!

O livro em si é perfeito pra quem gosta de um bom suspense!

Recomendo a leitura ?

sbooks 05/01/2024

Você acredita em coincidências ?
Sinopse: Belém, 1984.
Você acredita em coincidências ? Até onde você iria para descobrir a verdade ? Um edifício, uma série de suicídios e um mistério.
Uma história baseada em fatos reais. Episódios que ocorreram em 1984, em Belém, Pará.
Edifício Manoel Pinto foi palco de uma série de suicídios que chocou a população. O que provocou esses ocorridos ? Todos esses suicídios têm uma ligação ? Existe um culpado ?
Bem, meus amigos, perguntas que só serão respondidas se você embarcar neste mistério repleto de suspense, violência, segredos e muita tensão que fará você prender a respiração a cada capítulo, não querer largar o livro até descobrir a verdade e criar milhares de teorias.

"No dia seguinte, estava estampado em todos os jornais da cidade: Romeu e Julieta no Edifício Manoel Pinto".

"Em 1999, todos os inquéritos foram arquivados.
Eu já ouvi dizer que a maldade humana sufocou as vítimas.
E há quem jure até hoje que foi obra do diabo.
Eu acredito que foram as duas coisas."

No fim da leitura eu só consigo me perguntar: O que realmente aconteceu ? Estou totalmente intrigante, e preciso de mais informações.

Enfim, esse livro é fantástico, me deixou presa do início ao fim. Com uma escrita fluida, personagens intrigantes e um edifício cheio de segredos. H. Tavares escreveu um suspense de tirar o fôlego.

Lulis 02/01/2024

A penumbra na janela
Um livro intrigante baseado em fatos reais, conta sobre o edifício Manoel Pinto e mortes repentinas que estão acontecendo no mesmo.
Suicídio, acidente, destino, cada morte com uma explicação diferente e todas sendo investigadas pelos policiais.
E a culpa é de quem?? Até o policial responsável pela investigação foi suspeito pelos crimes.
????? Livro fluido e muito bom de ler, a cada capítulo novo descobrimos um novo mistério envolvendo o edifício e cada vez queremos descobrir mais sobre a história.

van_books7 31/12/2023

Gente pense num livro que vai te tirar o sono, que vc não vai sossegar até terminar de ler, é um mistério/suspense que te prende desde o prefácio, você fica intrigado para saber o que vai acontecer no próximo capítulo, se alguma resposta vai surgir, você começa a pensar se tudo ali aconteceu mesmo ou é só fruto da criação do autor.
O livro é narrado pelo Charles, um policial que trabalha para o delegado Barata apreendendo criminosos e drogas, entretanto sua vida muda completamente quando ele presencia um suicídio, um homem pulou de um prédio bem perto de onde ele tomava sua cerva de lei. Pois bem, é só um suicídio, ele deveria deixar tudo de lado segundo seu chefe, mas esse incidente alugou um triplex na mente de Charles. E ele tinha razão, esse aparente suicídio não foi o único a acontecer, e os que se seguiram ao primeiro aconteceu de forma tão misteriosa quanto, e quanto mais ele investigava, mais ele afundava nessa história toda, e mais nós ficamos curiosos.
Bem não vou falar mais para não dar spoiler, para adquirir o livro é só você ir no perfil do e entrar em contato, garanto que a leitura vai te prender e você consegue ler em uma sentada.

Katiana.Almeida 21/12/2023

Muito bom!!!!
Charles é policial, e um dia após o seu trabalho, ele vai até um bar comer seu prato preferido e beber alguma coisa, e enquanto aproveitava o seu jantar, ele ouviu uma comoção na rua, uma pessoa havia cometido suicidio, o que poderia ser tratado como um cenário isolado, começa a ficar suspeito quando outros casos de suicidio também acontecem no mesmo edificio, o Manoel Pinto, e ai a pergunta que fica é: Será suicidio mesmo ou há um assassino a espreita?

Gente o que esse livro tem de curto, tem de interessante, vc fica preso a história e querendo saber o que de fato acontece, principalmente por se basear em fatos reais. Com uma escrita fácil, vc consegue ler e imaginar a história como se fosse um filme mesmo, e gostei que explora bastante o dialeto da região. Unico ponto que achei negativo foi a forma como terminou, eu senti que precisava de mais sobre a história, mas nao vou falar muito pra nao correr o risco de dar spoiler, mas ainda sim digo é um livro excelente!

Raquel Lima 21/12/2023

A Penumbra na Janela
A Penumbra na Janela é uma história baseada em relatos reais dos famosos casos de terror ocorridos no Edifício Manoel Pinto, em Belém do Pará.

Aqui acompanhamos o policial Charles Magno, que após seu expediente de trabalho está em um bar próximo ao edifício quando um homem se joga do prédio. O caso é declarado como suicídio, mas após uma segunda pessoa se jogar do edifício, a polícia assume o caso e decide investigar a fundo essas mortes.

Daí então, nos são apresentados vários outros relatos, que se interligam um com o outro, ao saber que tudo isso é baseado em algo real, só nos faz ficar mais interessados na leitura.

Li esse livro em um dia, ele curtinho e nos prende de uma maneira envolvente. Recomendo demais para quem gosta de suspense e de casos sobrenaturais, a leitura é fluida, interessante, cativante, nos prende e com certeza por mais que fosse bem maior eu leria com toda certeza.

Bruna.Santana 12/12/2023

Baseado em fatos reais
A Penumbra na Janela é baseada em histórias e relatos reais dos famosos casos de terror ocorridos no Edifício Manoel Pinto, localizado em Belém do Pará.

Nessa história, iremos conhecer sobre o Charles Magno, um policial do ano de 1984, que após o expediente está sentado em um bar quando um homem se joga da janela do edifício. O caso é declarado como suicídio, mas quando um segundo corpo também se joga da janela, a polícia começa a investigar.
Durante a história, somos apresentados a diversos casos que se entrelaçam e guardam um passado sombrio por trás.

Eu, como paraense, foi gratificante ler e saber exatamente onde cada cenário estava sendo vivido. A história do livro é muito envolvente, por despertar a curiosidade sobre caso, a localização, a cultura e a arquitetura da cidade. Admito que dentro da escrita existem muitos dialetos regionais mas que o livro não peca nisso, pois isso enaltece a região norte, que muitas vezes é menosprezada.

A escrita é feita em primeira pessoa, fazendo com que a história seja fluída e dinâmica. Saber que os relatos são baseados em fatos reais traz um grande suspense a história, aumentando a curiosidade de quem tá lendo.

É um livro curto, eu passaria bem mais tempo lendo sobre os ocorridos. Foi uma leitura excitante!!!

Tortorella 07/11/2023

Penumbra na janela
Eu não conhecia essa parte da história do brasil, então fiquei chocada ao descobrir a série de suicidios no edifício manuel pinto! me interessei muito no caso, pretendo buscar mais sobre.
Sobre a escrita, é muito fluida e movimentada, não é cansativa em nenhum momento, o que é um ponto muito positivo. Os personagens retratam muito o cenário brasileiro, assim como a linguagem utilizada!
Adorei

1 | 2 | 3 | 4 | 5