A Penumbra na Janela

Resenhas - A Penumbra na Janela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marlonbsan 22/01/2023

Penumbra na Janela
No ano de 1984, em Belém, a rotina de um investigador de polícia, Charles Magno cruza com os acontecimentos de um prédio no centro da cidade. Outras ocorrências acontecem, criando-se a mística sobre aquele lugar.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos alguns fatos. A linguagem é simples, mas possui alguns regionalismos.

Aqui temos um livro baseado/inspirado em relatos reais sobre os acontecimentos em um prédio de Belém. Eu não conhecia, mas foi muito interessante saber mais sobre a mística ao redor dessa história. Como de costume, muitas coisas são deixadas de lado, principalmente em investigações desse tipo.

A busca por respostas sempre será algo interessante de se acompanhar, ainda mais quando envolvem mistérios assim, apesar de tratar de dados não oficiais, o número de pessoas que tiraram suas vidas ali, mostra que algo de estranho aconteceu nesse período abordado. Ou pelo menos, seria suficiente para desconfiar.

Claro, não se têm informações precisas, as histórias são baseadas em alguns relatos, investigações e com o passar dos anos, cria-se lendas e vira um verdadeiro telefone sem fio, o que pode deturpar o que de fato ocorreu.

Mas, como um livro curto para se falar sobre o assunto, temos aqui uma escrita muito boa e uma história muito interessante para se conhecer.

Márcio Felipe 01/03/2024

Que livro incrível que com poucas páginas me deixou arrepiado, tenso e mesmo tempo curioso de como isso termina, achei a escrita do Hugo muito boa e com isso contribui demais com a fluidez da leitura.

A história se passa em Belém, 1984. Temos o investigador de polícia Charles Magno que precisa lidar com um caso estranho, pessoas se suicidando no mesmo edifício em tão pouco tempo.

Não quero dar muitos detalhes para não estragar a experiência de quem for ler, o curioso é que o edifício que aparece de fato existe, até porque é baseado em fato reais e apenas os nomes das vítimas foram modificados. Durante a leitura sentia calafrios e fiquei bastante curioso e fui pesquisar mais sobre, além das tragédias que ocorreram, o edifício ganhou fama de ser assombrado e vários boatos foram espalhados.

Hugo é um escritor incrível e isso só prova que o brasil tem bastante escritores com potencial incríveis, Eu super indico para todo mundo, mas se você é tipo de pessoa que gosta de um thiller ou algo puxado para o sobrenatural, você tem a obrigação de ler o livro.

Dy 31/05/2023

Baseado em fatos, a sinistra história do edifício Manoel Pinto é retratada sob o olhar do investigador Charles Magno. Uma morte por su!cídio não seria foco de uma investigação policial. Mas uma série desses eventos desperta a curiosidade dos moradores e a partir disso, Barata, chefe de Charles, ordena que ele resolva o caso.

Um suspense muito bem escrito, com um final surpreendente. Tavares sabe prender o leitor, fazendo-o devorar livro o mais rápido possível.
É triste pensar que o fundo da história realmente aconteceu. Aproveitei para pesquisar mais sobre o caso real, até porque eu desconhecia essa história antes de "A Penumbra na Janela".

@meninaculta 18/10/2023

A penumbra na janela
Um ótimo livro para fãs de romance policial, suspense e misticismo.
O livro é baseado em fatos reais e gira em torno de uma série de suicídios que aconteceram no edifício Manoel Pinto entre os anos de 1984 e 1985.
Conhecemos o investigador de polícia Charles Magno que está em empenhado para descobrir a causa de tantas mortes com o mesmo modus operandi.
Com uma narrativa cativante que faz você ficar atento a cada detalhe que o autor apresentar.
A leitura tem vários flashbacks então exige tremenda atenção aos detalhes por que todos estão interligados.

Para os curiosos como eu, recomendo a pesquisa sobre a história do Edifício Manoel Pinto da Silva localizado no Belém do Pará, que permaneceu durante décadas entre os edifícios mais altos do Brasil!
Tem muitas histórias de arrepiar sobre o que acontecia nesse prédio.

Edilaine Oliveira 27/01/2023

A história é baseada em fatos reais, coisa que me atrai demais.Em poucas páginas o autor consegue nos imergir totalmente na busca do investigador Charles por respostas aos vários suicídios que vem acontecendo no edifício Manoel Pinto.

A história é contada na época em que aconteceram os incidentes, entre os anos de 1984 a 1985. A narrativa é fluida com um vocabulário simples.

Charles se envolve tanto nos acontecimentos, que isso o abala, gera uma dúvida se os acontecimentos têm uma base real ou sobrenatural.

Uma leitura rápida e instigante que se passa em Belém, Pará. Se curte histórias baseadas em fatos reais e que ainda se passa aqui no Brasil, é para você essa leitura.

sbooks 05/01/2024

Você acredita em coincidências ?
Sinopse: Belém, 1984.
A rotina do investigador de polícia Charles Magno cruza com um suicídio em um prédio no centro da cidade.
À medida que a investigação avança, mais ocorrências são deflagradas, tornando o edifício conhecido pelo encontro com a morte.
Breu, violência e misticismo se misturam em uma narrativa intensa sobre a busca por fatos.
Você acredita em coincidências ? Até onde você iria para descobrir a verdade ? Um edifício, uma série de suicídios e um mistério.
Uma história baseada em fatos reais. Episódios que ocorreram em 1984, em Belém, Pará.
Edifício Manoel Pinto foi palco de uma série de suicídios que chocou a população. O que provocou esses ocorridos ? Todos esses suicídios têm uma ligação ? Existe um culpado ?
Bem, meus amigos, perguntas que só serão respondidas se você embarcar neste mistério repleto de suspense, violência, segredos e muita tensão que fará você prender a respiração a cada capítulo, não querer largar o livro até descobrir a verdade e criar milhares de teorias.

"No dia seguinte, estava estampado em todos os jornais da cidade: Romeu e Julieta no Edifício Manoel Pinto".

"Em 1999, todos os inquéritos foram arquivados.
Eu já ouvi dizer que a maldade humana sufocou as vítimas.
E há quem jure até hoje que foi obra do diabo.
Eu acredito que foram as duas coisas."

No fim da leitura eu só consigo me perguntar: O que realmente aconteceu ? Estou totalmente intrigante, e preciso de mais informações.

Enfim, esse livro é fantástico, me deixou presa do início ao fim. Com uma escrita fluida, personagens intrigantes e um edifício cheio de segredos. H. Tavares escreveu um suspense de tirar o fôlego.

Bianca | @arteespressa 07/04/2023

Um baita enredo em poucas páginas
Fazia tempo que eu não lia algo tão bom em menos de 100 páginas. De escrita imersiva, o autor consegue nos causar as mais variadas sensações. Através da narrativa em terceira pessoa vamos alternar visões entre o detetive Charles Magno e? Bem, os su1cídios.

Segundo o autor, a história é baseada em fatos reais. Se passando em 1984 na cidade de Belém (PA), o livro aborda casos de su1cídio ocorridos no edifício Manoel Pinto, na época o mais alto da região Amazônica.

De fato ocorreram tais fatalidades. Uma rápida pesquisa nos mostra diversos casos similares, inclusive a mais recente, em 02 de fevereiro desse ano. No prefácio somos apresentados a uma carta do autor, onde ele diz que foi contatado por uma pessoa que possuía alguns inquéritos policiais. Ainda não sei se tudo isso é real ou não passa de uma narrativa muito bem feita pelo autor, mas o questionamento é um só: será mesmo que essa obra é ficcional?

O viés sobrenatural está presente durante toda a leitura e cabe ao leitor acreditar ou não. Existem cenas específicas e outras subjetivas. Em uma delas cheguei a me questionar se foi de fato um caso sobrenatural ou simplesmente uma bobagem infantil que culminou numa tragédia (ainda não me decidi, e acho que quero manter assim).

Devido às poucas páginas, alguns leitores podem ter a sensação de que ?está faltando algo?. Cogitei me sentir assim, mas logo depois entendi que essa não é uma história que deva ser aprofundada: ela é breve, nos apresenta a situação e nos mostra um desfecho. O autor poderia dar sequência, mas acredito que o final aberto foi a melhor escolha.

O fato é que adorei essa leitura e embora tenha entendido o dilema das 70 páginas, ainda deixo aqui essa única reclamação. Leria mais 400 sem reclamar!

Taty.Rocha 16/08/2022

Empactante
Gosto de livros assim, que te prende, rapidos e fluido.
Sinceramente queria mais, ler mais, mais sobre o predio e as mortes. Mais explicações .
Acredito q esse seja o objetivo. Prender e estigar. Recomendo muito.

laurapataro 31/05/2023

Muito bom!!! Realmente um livro que me surpreendeu!!!
O autor tem uma escrita muito boa com gancho entre os parágrafos que te fazem quer ler mais e mais.
Tô pensando até agora sobre tudo que li porque é um thriller misturado com romance policial é um toque de memoir. ?
Não sei qual caminho seguir: coincidência, suicídi0 coletivo ou sobrenatural.

Angélica 09/06/2023

Suspense made in Pará
É sempre muito bom se deparar com literatura de qualidade; principalmente se ela for brasileira. Foi o que aconteceu quando me deparei com "A Penumbra na Janela", do escritor paraense Hugo Tavares, um suspense policial de qualidade, que te deixa envolvido na trama até o final.
A história é ambientada nos anos 80, no esta?o do Pará, e traz como protagonista Charles, um detetive que começa a ficar bastante curioso acerca de uma série de situações que vêm acontecendo em um prédio do centro da cidade. Será apenas coincidência ou há algo mais nisso?
Obs.1. O prédio citado na obra realmente existe. E a história, é baseada em fatos reais também? Bom... ?
Obs.2. Queria que o livro fosse mais longo
Obs.3. Charles em um determinado momento conversa com alguém sobre a "Operação Prato". Se você nunca ouviu falar sobre isso, acho bom pesquisar. ?

Jooy 22/01/2023

Muito bom!
Simplesmente adorei o livro. A escrita do autor é ótima, os diferentes casos tornaram a história ainda melhor e o suspense nos deixa muito curiosos pra saber qual é o mistério daquele prédio assombrado.

Ilma (@unicamente_livros) 10/05/2023

Suspense com narrativa que mescla o real com o sobrenatural
Essa é um tipo de leitura daquelas que ficamos presos na história até o final, tentando desvendar os mistérios que a cerca.
Além do mais, o autor consegue transportar o leitor para o ano dos acontecimentos, através da sua escrita, esta simples, mas objetiva. Os detalhes do enredo e a mescla do real com o sobrenatural, permite que a trama torne-se ainda mais intrigante e surpreendente. Não posso deixar de mencionar o suspense, este se faz presente durante toda a narrativa, deixando o leitor cada vez mais curioso em relação aos mistérios envolvendo o edifício.

Em suma, é uma leitura rápida, instigante, que prende o leitor do início ao fim. Para quem gosta de narrativas com investigação com fatos reais, recomendo.

Laurinha 14/09/2022

Imaginação ou realidade?
Essa obra do autor Hugo Tavares me causou diversos arrepios durante a leitura.

Cada frase impactante que causava dúvidas em mim e com certeza também causava dúvidas na mente do investigador Charles, me fazia parar por alguns segundos e pensar "Como assim? Estamos ficando doidos?" Haha

Eu preciso de mais dessa história, essas 70 páginas me deixou atordoada, mas também muito curiosa e cheia de perguntas. E eu preciso das respostas, mas acho que na verdade, eu tenho que definir se foi imaginação ou realidade!

Mas quando finalmente terminei o livro, fui correndo no Google pesquisar o nome do edifício pra saber se era assombrado mesmo ou se foi uma grande e infeliz coincidência, mas sinceramente? As perguntas continuam aqui!

Mari 30/07/2023

Envolvente
A escrita do autor pra começar te envolve de uma forma que nos deixa doidos para sabermos qual o final para essa crua narrativa.
É um mistério que envolve o arranha-céu Manoel Pinto e que quanto mais a gente le com mais teorias a gente fica! Poucas páginas porém eu devorei em um dia! O escritor está de parabéns por erra narrativa onde expressão a solidão e o mistério junto!

oliveiraaduds 26/09/2022

Para quem gosta de investigação de casos reais
O livro é inspirado nos casos de suicídio que ocorreram no edifício Manoel Pinto, em 1984 em Belém/PA.
Eu não conhecia as histórias, então foi uma descoberta bem interessante. O autor fez pequenas modificações para poder criar o enredo, mas nada que comprometa a história.
Os casos nunca foram completamente esclarecidos, consequentemente no livro livro também não é, então fica uma sensação de "incompleto" e fiquei esperando a resolução, até chegar no final e descobrir que não tem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5